segunda-feira, 15 de novembro de 2010

QUAL O VALOR QUE JESUS TEM PARA VOCÊ?

Dentre tantos adjetivos que temos acerca do nosso Senhor Jesus Cristo, um se destaca: a Sua voluntariedade em Se entregar para morrer por nós. Ele não precisava fazer isso. Ele não foi forçado a fazer isso. Mas Ele o fez! E fez de um modo perfeito, completo, majestoso, vitorioso e inigualável. A Sua voluntariedade é expressão prática de Seu grande e santo amor por nós. Um amor sem interesses próprios, amor ágape. Em nossa carreira cristã, a voluntariedade precisa ser real também. Não se faz a obra de Deus a pulso, não se pode forçar as pessoas a servirem a Deus. Voluntariedade é uma das características do cristão verdadeiro e amadurecido. Voluntário é aquele que é espontâneo, ou seja, que age sem coação, de vontade própria, espontaneamente (Dicionário Aurélio). Se existe uma característica primordial na obra vicária de Cristo, é a sua entrega voluntária. Qual rei abandonaria o seu trono para tornar-se réu de crimes que não houvera cometido? Nenhum! Exceto Cristo. Vemos 03 aspectos da entrega voluntária de Cristo ao morrer por cada um de nós:
O Primeiro aspecto foi a Sua Encarnação (Fp 2.5-8) - Para realizar a Sua obra, Cristo deveria encarnar-se. O ato de encarnar-se é em si só um ato de humilhação, pois Ele é Deus e se fez homem. Para se encarnar Ele teve que Se esvaziar. O que é isso? Para se encarnar Ele deixou toda a Sua glória celestial, toda a Sua perfeição, e foi gerado pelo Espírito Santo no ventre de Maria, uma mulher imperfeita e pecadora, como eu e você. Ele se encarnou para morrer em nosso lugar na cruz (Fp 2:8) em uma obra substitutiva que chamamos de expiação. Ele fez a expiação dos nossos pecados naquela rude, amarga e humilhante cruz. Essa expressão da humildade e amor de Cristo por cada um de nós foi voluntária, ninguém O forçou, foi por amor!
O Segundo aspecto foi a Sua Traição (Mt 26.15; Jo 13:2; Jo 13:27b) - Para que Jesus fosse preso, Judas O traiu. Jesus sabia exatamente o que estava para acontecer, a Sua traição não foi um “acidente de percurso”, tanto que foi Ele mesmo quem escolheu Judas.
Em João 13:2, durante a última ceia de Jesus com os seus discípulos quando Ele lavou os pés deles, aparece a citação de que o diabo já havia colocado no coração dele o desejo de trair Jesus. Mas ele não tinha traído ainda. No vs. 27 a Bíblia diz que satanás entrou em Judas, e Jesus diz para ele: “O que pretendes fazer, faze-o depressa” (João 13:27b). E Judas foi e traiu Jesus. Judas decidiu trair Jesus durante um momento tão sagrado e sublime que não dá para imaginar como isso pôde acontecer. Mas pode acontecer com qualquer um de nós, que permitir que o inimigo coloque os seus desígnios em nossos corações. Na Sua traição, Jesus demonstrou voluntariedade e desejo em ir até a Cruz morrer por nós. Ele não foi pego de surpresa como muitos pensam. Não foi um plano que não deu certo, pelo contrário, o plano dEle saiu perfeitamente conforme planejado. E qual foi o preço de Jesus? Em quanto Ele foi avaliado pelos sacerdotes? 30 moedas de prata foi o valor que Judas recebeu para trair Jesus (Mt 26:15). Segundo alguns estudiosos, se Jesus fosse traído hoje, em reais, o valor seria entre 40 e 50 mil reais. Uma coisa terrível de se notar é que Judas nem barganhou esse valor, ele simplesmente aceitou o que lhe deram. Transmite a clara impressão de que Jesus não tinha valor nenhum para ele, e que o que ele queria mesmo era que Jesus fosse preso. Judas se vendeu ao trair Jesus. Aqueles que trocam Jesus por qualquer outra coisa estão demonstrando o valor que Cristo tem para eles, ou o valor deles próprios. São semelhantes a Judas, traidores que abrem mão de sua aliança com Deus por nada. Quanto Jesus vale para nós? Você estaria disposto a trair Jesus por quanto? Qual é o seu preço? Quanto dinheiro seria necessário para fazer de você um traidor? É o prazer carnal que o faz um traidor? São os Bens materiais que o faz um traidor? É a mentira que o faz um traidor? Na verdade, Judas vendeu foi a sua própria alma ao diabo por uma miséria. Ele é um daqueles tipos que tem a grande chance nas mãos e a desperdiça.
O Terceiro aspecto acerca da voluntariedade de Cristo, foi a Sua Entrega, a entrega final no Getsêmani, para ser preso (Mt 26. 36; Jo 18.4-9) - Jesus estava com os discípulos no Jardim do Getsêmani (Mt 26:36) quando vem Judas e um pelotão de soldados para O prenderem. Ele vêm com tochas e armas, como se Jesus fosse alguém perigoso, ou temendo que os discípulos tentassem impedir que Ele fosse levado. O Evangelho de João 18:4-9 traz um relato impressionante da conversa de Jesus com aqueles homens. Quando Jesus diz “Sou Eu”, diante de Seu poder, glória e majestade, os soldados recuaram e caíram por terra (vs. 6). No vs. 7 Jesus pergunta novamente “a quem buscais?” E se entrega nas mãos de seus inimigos. Nota-se que os soldados tiveram dificuldade se aproximar de Jesus, mas Jesus insistiu em entregar-se. Isso devido ao Seu poder, à Sua divindade. Mas mesmo tendo uma confrontação dessas com o poder de Deus aqueles soldados não desistiram de seu intento maligno. Há pessoas que têm tanta maldade nos corações que parecem não desistir de seu pecado, mentem, ignoram, continuam no erro, mesmo diante da grandeza de Deus, muitos O negam, semelhantes àqueles homens. Nessa história linda, dramática e vitoriosa, qual é o seu personagem pessoal? A quem você se compara? De que lado você está? Há muitos que estão nos bancos das Igrejas e são verdadeiros Judas lá fora. Estão sempre dispostos a trocar Jesus por qualquer coisa. Parece que não hesitariam em trocar a sua fé por qualquer valor. São sempre cheios de altos e baixos. Num dia estão dispostos a morrer por Jesus, no outro dia O negam tantas vezes quantas for necessário para se sentirem seguros e aceitos pelas pessoas, pelo grupo, pela sociedade. Quem ama a Cristo deve agir voluntariamente, espontaneamente, sem ser forçado. É lógico que há momentos em que necessitamos de uma palavra de exortação e encorajamento para despertamos de nosso erro, de nossa culpa, de nosso pecado. A entrega de Jesus foi totalmente voluntária, espontânea, totalmente por amor. Qual o valor que Jesus tem para você?
(Mensagem ministrada no culto à noite, do dia 14 de Novembro, no templo da Igreja pelo Pr. Conde).

2 comentários:

José María Souza Costa disse...

Muito bom e interessante o seu blog.Estou lhe convidando a visitar o meu blog, e se possivel seguirmos juntos por eles.estarei grato esperando por vc, lá.
Abraços de verdade

Alberto Couto Filho disse...

Pr Conde
A paz

Bem que eu poderia estar em sua igreja, quando da ministração desta mensagem, simplesmente edificante.
Enquanto filófosos fazem reflexões sobra o "nada" absoluto (niiismo), a Verdade, o "Tudo" para nós, faz reflexões sobre o valor que Lhe damos, sabendo que nEle está a nossa salvação.
Integro o roll dos seus seguidores, a partir do que vi e senti.
Seu conservo em Cristo

LinkWithin

"Poderá gostar de:" Related Posts with Thumbnails