domingo, 29 de março de 2009

CONFIE E ESPERE NO SENHOR

Salmo 40
Davi inicia este salmo ressaltando a condição em que se encontrava quando Deus atendeu suas orações: Estava esperando com paciência no Senhor.
Muitos cristãos em meio às dificuldades se queixam sobre a demora do Senhor em responder suas orações, quando na verdade deveriam se questionar sobre o propósito de Deus em retardar sua resposta.
Vamos analisar a finalidade de se esperar pacientemente no Senhor:
* Por meio da Obediência – "Deleito-me em fazer a tua vontade (...)" v.8 – Longos anos se passaram entre a petição de alguns servos e a resposta de Deus. Assim foi com Abraão (Gn 15.2; 21.5) e tantos outros, que se revelaram na espera, servos obedientes que cumpriam a Palavra do Senhor, aguardando a hora certa de obter sua vitória.
A fidelidade a Deus e a Sua Palavra, enquanto se espera pelo livramento, é o que nos dá a certeza de que seremos abençoados (leia Hb 6.15);
* Por meio do Louvor – "e pôs um novo cântico na minha boca" v.3 – Davi louva ao Senhor porque atendeu ao seu clamor. Esse é um cântico renovado pela vitória alcançada; mas com certeza o seu louvor mais difícil foi aquele em meio às duras provações (Sl 51.15).
Tal como Silas e Paulo que também louvavam ao Senhor, quando foram abertas as portas da prisão (At 16.25,26).
O ato contínuo de agradecimento e adoração move a ação do Senhor, pois é um sinal da convicção daquele que crê, Naquele que tudo pode fazer. Posto que "nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência; e a paciência, a experiência; e a experiência, a esperança" (Rm 5.3,4). Deus contempla o sofrimento dos seus servos, pois nada acontece fora da onisciência do Senhor. Ele sabe a hora certa e como intervir em nosso favor, mas somente tem compromisso, com aqueles que se colocam em Sua inteira dependência. As orações dos justos sempre são ouvidas pelo seu Senhor, e se Ele ainda não respondeu é porque o tempo da espera é mais um momento para aprendizagem.
Basta então que você tenha paciência e fique atento para perceber o propósito de Deus em retardar a sua resposta, pois é a paciência do homem, que move a pressa de Deus. "Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma" (Tg 1.4). Você tem esperado com paciência no Senhor? Você crê que Deus tem propósitos ao fazer você esperar? Você tem reconhecido que propósitos são estes?

Nenhum comentário:

LinkWithin

"Poderá gostar de:" Related Posts with Thumbnails