segunda-feira, 21 de setembro de 2009

“TETELESTAI”, “ESTÁ CONSUMADO” (I Co 11.17-29)

Nos tempos de Jesus, quando eles celebravam a páscoa, colocavam sobre a mesa da Ceia um cordeiro assado, lembrando o sacrifício de um cordeiro perfeito, colocavam ervas amargas, lembrando o sofrimento no Egito por 430 anos, e colocavam também Pão sem fermento, lembrando a pressa em sair do Egito.
O cordeiro pascal tinha uma significação simbólica e ensinava ao povo que o derramamento de sangue era necessário para remissão de pecados e apontava para o sacrifício de Cristo.
É lógico que o sacrifício do cordeiro deveria desaparecer, o sacrifício de Cristo tornou todo derramamento de sangue desnecessário.
Paulo escreveu esta carta à Igreja de Corinto durante a sua terceira viagem missionária, ele escreveu pra corrigir algumas desordens, para estabelecer para os crentes o modelo verdadeiro de conduta cristã.
A cidade de Corinto era uma das quatro cidades mais importantes do Império Romano, junto com Roma, Antioquia, Éfeso.
Era um centro de Comércio, era muito rica e luxuosa. Mas também era uma cidade idólatra que tinha um culto a deusa Vênus, um culto cheio de prostituições.
Um dos problemas de Paulo ao escrever essa Carta em relação a Igreja de Corinto foi em relação a Ceia. Havia na cidade de Corinto uma festa denominada “Festa do amor”, era a festa ágape.
Essa festa tinha como objetivo o amor fraternal entre os irmãos que criam em Jesus. Quem tinha mais ajudava quem tinha menos. Assim, os crentes mais pobres podiam usufruir de uma mesa mais farta.
Esta prática, porém, perdeu seu propósito original, uma vez que os crentes de Corinto perderam de vista a solidariedade e conseqüentemente a comunhão fraternal.
Paulo então exorta os irmãos em três atitudes erradas ao participarem da mesa do Senhor:
1ª. Atitude errada - Eles faziam acepção de pessoas (11.21,22). Os ricos se afastavam dos pobres em grupinhos seletos e comiam e se embebedavam enquanto os pobres nada tinham o que comer.
O apóstolo Paulo diz então que a ceia não era pra ser transformada numa refeição comum, as refeições eram pra ser feitas em casa. A ceia é uma recordação solene da morte do Senhor e merece toda reverência e tempo para meditar sobre o sofrimento e amor de Cristo.
Paulo estava falando para eles que a igreja é uma família, constituída de pobres e ricos, grandes e pequenos, líderes e liderados, todos iguais em Cristo. Na igreja não deve existir acepção de pessoas. Todos devem estar juntos, todos devem ter comunhão uns com os outros.
A Ceia do Senhor deve ser um momento especial de comunhão, reflexão, devoção, fé, e adoração. Tudo deve ser feito de coração e com reverência, pois é um ato de conseqüências espirituais.
2ª. Atitude errada - Eles tinham divisões dentro da igreja quando se reuniam (11.18). Possivelmente os partidos da igreja eram os que ficavam com Paulo, outros que ficavam com Apolo, outros que ficavam com Cefas, grupinhos que se formavam na reunião da Ceia do Senhor na Igreja de Corinto.
O apóstolo Paulo exorta os irmãos que a Ceia era e é um momento de comunhão. E o que significa ter comunhão com o corpo?
Ao falar sobre comunhão com o corpo do Senhor, Paulo se referia não apenas ao corpo do Cristo crucificado por meio do qual somos sarados, mas também ao corpo ressurreto, no qual habita toda a plenitude da divindade e é fonte de vida aos que com ele participam.
O apóstolo Paulo estava dizendo a eles que a ceia simboliza viver nesse corpo, que somos família de Deus. Na ceia desfrutamos da comunhão uns dos outros e principalmente da comunhão do Pai.
Paulo estava dizendo: Toda vez que a igreja se reúne ao redor da mesa do Senhor ela está proclamando a mensagem da cruz, está relembrando o quanto o nosso Salvador sofreu, como Ele foi humilhado, como Ele foi cuspido, como Ele foi surrado, como eles arrancaram sua carne com açoites, como Ele foi espancado, como Ele foi afrontado e escarnecido com uma coroa de espinhos.
Está relembrando como Ele foi condenado depois de ter sido considerado inocente pelo próprio governador, como Ele carregou o peso da maldita cruz pelas ruas, como Ele sofreu a zombaria da multidão e o açoite dos soldados.
Está relembrando como suas mãos foram rasgadas, como seus pés foram cravados na cruz, como Ele passou a vergonha da cruz, a tortura da sede, as câimbras dolorosas de tanto ficar numa só posição.
Está relembrando que Ele deixou a glória, esvaziou-se, fez-se servo e se humilhou até à morte e morte de cruz.
3ª. Atitude errada - Eles se reuniam para pior, pois pervertiam o significado da Ceia do Senhor (11.17,20).
Ao reproduzirem uma caricatura da ceia do Senhor e distorcerem seu significado, eles saíam da igreja mais culpados, mais longe de Deus e uns dos outros. Eles pecavam contra os irmãos (11.22) e contra Cristo (11.27).
O que quebra a comunhão na Igreja é o pecado. O que enfraquece a igreja é o pecado. O que traz doença para a igreja é o pecado. O que cansa a igreja é o pecado.
A Ceia está aqui pra nos afastar do pecado, por isso não deixe o pecado lhe afastar da mesa. Paulo diz que é pra examinarmos e comermos, e não examinarmos e deixar de comer e não comer mais.
Se você não quer deixar o pecado então não participe, mas se você está pecando e quer se libertar, você tem parte nessa mesa. Todos nós somos pecadores, talvez eu peque mais que você, mas todos que participam desse momento tem que ter em seu coração o desejo de agradar a Deus.
Infelizmente hoje há uma inversão de valores, e tem muitos querendo inverter os valores no momento da Ceia do Senhor.
Na páscoa judaica não foi o cordeiro morto que salvou o povo da morte. Nem mesmo foi o sangue derramado do cordeiro que os livrou do castigo.
Mas, foi o sangue do cordeiro aspergido nas umbreiras das portas. Quando o anjo do Senhor viu o sangue aplicado, passou por cima e os poupou.
Semelhantemente, não basta saber que Cristo morreu e que verteu o seu sangue. É preciso apropriar-se do sacrifício de Cristo pela fé. É preciso comer o pão e beber o cálice.
Ninguém pode substituir você nessa apropriação. Nem seu pai, nem sua mãe, nem seu marido, nem sua mulher, nem seu filho, nem sua filha. Você precisa pessoalmente apropriar-se de Cristo.
Paulo exorta os irmãos da Igreja de Corinto dizendo que a Ceia é tão importante que, ele a chama de “mesa do Senhor”, simbolizando o nosso lugar na família de Deus. O sacrifício de Cristo não foi apenas para nos salvar dos pecados, mas também para nos fortalecer diariamente.
Portanto, devemos entender que, comer e beber a Ceia do Senhor não é um ato físico, mas espiritual. Não recebemos Cristo em nosso estômago, mas em nosso coração.
Foi na Cruz onde fomos comprados, quando Jesus disse: “Tetelestai”, ou seja, “Está Consumado”!
Foi ali que a nossa vida não nos pertenceu mais, nós agora temos um dono, o Senhor Jesus Cristo, o Deus vivo que nos comprou por um preço muito valioso: a sua própria vida.
Quando Jesus Cristo instituiu a Ceia e depois foi para a Cruz, não foi para falar de sua vida, dos seus gloriosos ensinos, nem mesmo de seus extraordinários milagres, mas foi para falar de sua morte.
Foi para falar que na cruz Ele esmagou a cabeça da serpente. Foi para falar que na cruz Ele desbaratou o inferno. Foi para falar que na cruz Ele expôs os principados e potestades ao desprezo e triunfou sobre eles. Foi para falar que na cruz Ele nos remiu. Foi para falar que na cruz Ele fez a paz com o seu sangue. Foi para falar que na cruz Ele nos justificou.
A cruz de cristo não foi um acidente, mas uma agenda. Sua morte não foi uma trama de homens maus, mas um gesto de amor incomparável do pai e uma entrega voluntária do filho.
Cristo não foi para a cruz porque Judas o traiu por ganância, porque os sacerdotes o entregaram por inveja, porque Pilatos o condenou por covardia. Ele foi para a cruz porque o Pai o deu por amor a nos. Ele foi para a cruz porque a Si mesmo se entregou por nós. A cruz não foi seu fracasso, mas o lugar onde resgatou com o seu sangue a sua noiva, eu e você
A cruz é o trono onde Ele nos conquistou e nos comprou. Jesus foi ao caminho da Cruz com ações de graças, Ele tomou o pão e deu graças...
Será que você na situação que você está passando, com dificuldades, com preocupações, com lutas, com sofrimento pode dar graças a Deus? Será que você pode agradecer a Deus pelo amor que Ele tem por você?
Hoje é dia de festa, o que era maldição Deus transformou em nosso troféu. Foi na Cruz que Ele provou o seu amor, foi na cruz que Ele nos justificou, foi na Cruz que Ele nos trouxe vida, foi na Cruz que Ele morreu para que vivêssemos pra Ele.
Paulo diz que devemos nos examinar. Devemos nos examinar em vez de ficarmos julgando os outros, essa mesa é mesa de quem crê em Jesus, de quem está em Cristo!
Portanto, esse momento é o momento para você examinar a sua vida...
O Apóstolo Paulo diz que aquele que comer ou beber o vinho indignamente será réu do corpo e do sangue do Senhor.
(Mensagem ministrada no culto de domingo a noite - Ceia do Senhor - 20/09/09)

Um comentário:

Rosane Luz disse...

A paz do Senhor, Pr. Conde.
Esta mensagem serve de alerta para nós hoje também,pois existem muitas igrejas fazendo acepção de pessoas.
O seu blog é muito edificante.
Obrigada por me visitar e seguir o meu blog.Também já estou acompanhando o seu .

LinkWithin

"Poderá gostar de:" Related Posts with Thumbnails