segunda-feira, 23 de novembro de 2009

NÃO TE DETENHAS COM AS COISAS DO MUNDO (Lc 9.59-62 e Lc 17.32)

No texto um chamado de Jesus a duas pessoas diferentes, mas que lhe responderam de modo semelhante. Enquanto Jesus esperava de cada uma delas um profundo comprometimento, elas, por sua vez, estavam presas demais às coisas terrenas e valores familiares.
A primeira queria sepultar seu pai e a segunda queria ao menos despedir-se dos seus. Mas Jesus deixa claro que depois de terem se envolvido com ele, estas pessoas não tinham mais a opção de olhar atrás. Se o fizessem, não seriam aptas para o Reino de Deus.
A verdade é que todos temos dificuldades de abrir mão de determinados valores. Ficamos presos à algumas coisas de nossa vida. Mas quando se trata de seguir ao Senhor, não podemos ter nada que nos prenda. Não podemos mais olhar para trás.
Quem põe a mão no arado, precisa olhar para frente, focar sua meta. Se olhar para trás não será bem-sucedido. Semelhantemente, se queremos servir ao Senhor, a opção de olhar atrás não deve existir. Olhar atrás significa ter saudades do que deixamos, e Deus não admite isto.
Jesus também ensinou acerca disto no texto de Lucas 17: “Lembrai-vos da mulher de Ló”. Jesus está nos dizendo que precisamos aprender com ela. E o nome disso é memorial!
O Velho Testamento tem vários monumentos ou episódios que não deveriam ser esquecidos. Não para que o povo de Deus ficasse preso à história, mas para que retivesse as lições que serviriam sempre ao mesmo propósito. Por que Ele nos deixou essa advertência?
O Senhor Jesus estava falando aos Seus discípulos; Ele não estava falando para os escribas e fariseus que o odiaram, mas a Pedro, Tiago e João, e muitos outros que O amaram...
Mesmo para esses, Ele julga proveitoso uma palavra de precaução. Ele diz: "Lembrai-vos da mulher de Ló". Ele não diz somente: "Cuidado! Não sejam como a mulher de Ló". Ele fala como se nós corrêssemos o perigo de esquecer o assunto; Ele incita nossas memórias preguiçosas; Ele nos ordena a manter o caso em nossas mentes.
Nos dias de Abraão e Ló não era fácil ser crente, era algo raro na terra. Não havia ainda a Bíblia, pastores, igrejas. Mas Deus falava. O conhecimento de Deus estava limitado a algumas famílias agraciadas. Os habitantes do mundo estavam vivendo em uma época de escuridão, ignorância, superstição e pecado.
Mas mesmo assim, a mulher de Ló era uma mulher agraciada, tinha o bom exemplo do seu esposo Ló e de Abraão. Era privilegiada por ter um marido justo. O Senhor via Ló como um homem justo quando o livrou da vida dissoluta dos homens abomináveis. Lá em Gn 19.17 o Senhor diz a Ló: “Escapa-te por tua vida; não olhes para trás de ti, e não pares em toda esta campina; escapa lá para o monte, para que não pereças”.
A mulher de Ló era privilegiada também por ter parentes crentes: Abraão (o Pai da Fé) e Sara. Ela também tinha um privilégio raro e especial: o de ser advertida por anjos para uma fuga apressada.
Mas, infelizmente, depois de tantos privilégios, a mulher de Ló não era convertida. O coração da sua mulher estava arraigado em Sodoma. Ela amava a riqueza e não a Deus, o mundo e não o céu. As coisas de Deus não empolgavam a mulher de Ló.
E o grande erro dela foi o de cometer um pecado: o da incredulidade, por isso hesitou-se, precipitou-se, não se apressou a obedecer; desprezou a misericórdia de Deus, amou mais o mundo do que a Deus. Por causa desse pecado ela recebeu o castigo: Perdeu a vida de repente, estando bem próxima da salvação – “E a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal” (Gn 19.26); Seu dia de graça transformou-se em dia de juízo.
Ela teve muitas oportunidades, mas perdeu a oportunidade de ser salva.Sodoma e Gomorra figuram este mundo perdido e devasso que há de ser julgado por Deus. Mas o livramento de Ló e sua família figuram nossa salvação e livramento do juízo e condenação deste mundo.
Mas para não ser julgado com o mundo, não basta apenas sair geograficamente dele, é preciso que nosso coração também saia de lá! Ao ordenar que não olhassem atrás, Deus estava dizendo que seria o fim de tudo aquilo, e que o coração deles deveria estar totalmente desprendido. Mas a mulher de Ló desobedeceu a ordem divina.
Quando o texto diz que a mulher de Ló olhou para trás, não fala de alguém que olhou por curiosidade para ver o tamanho do estrago produzido pelo juízo divino.
Fala de alguém que tinha seu coração preso ao que deixou, mostrando com isso consideração pelas coisas que havia abandonado. A mulher de Ló é uma figura do comportamento de muitos crentes de nossos dias, e por isso deve ser lembrada.
Há muita gente que não consegue se desprender das coisas das quais Deus os libertou. Aquilo que um dia te prendeu, potencialmente ainda é um perigo. Assim como a mulher de Ló foi roubada de sua vida tornando-se uma estátua de sal, podemos também perder a vida de Deus em nós pelo fato de olhar para trás.
Então, eu quero dizer, você pode ter um pai e uma mãe crente, pode ter uma esposa crente, um esposo crente, você pode ser alcançado pelas orações deles, você pode ser batizado com o Espírito Santo, pular, sapatear, pode ser cantor, pregador, músico, mas se você não entrar na forma de Deus, você não vai entrar no céu.
Não adianta a sua influência, não adianta a sua reputação, não adianta quanto você ganha, quanto você tem, se você não entrar na forma de Deus, nada disso vai adiantar...
Joabe era o capitão de Davi, mas não tinha Deus como seu Capitão...
Geazi era o criado de Eliseu, mas não obedeceu ao Senhor, morreu leproso...
Demas era companheiro de Paulo, mas preferiu abandonar ao Senhor e amar o presente século... Judas Iscariotes era discípulo de Cristo, mas preferiu trair Jesus por trinta moedas de prata...
Esaú tinha a benção de Deus, mas trocou a sua herança por um prato de lentilhas...
A Mulher de Ló tinha muitos privilégios, mas se tornou mundana e incrédula, por voltar os olhos atrás...
Todos esses morreram em seus pecados...
Sabe por que isso aconteceu? Faltou manter a chama do Espírito sempre acesa; Faltou acreditar nas promessas de Deus; Faltou crer no livramento de Deus; Faltou amar mais a Deus que o mundo.
Você não pode entrar no reino de Deus pelo crédito de seus pais, pelo crédito de sua esposa, pelo crédito de seu esposo... É você que têm que comer o Pão da Vida (a Palavra, Jesus)...
É você que tem que ter o testemunho do Espírito nos seu próprio coração, é você que têm que ter arrependimento próprio, fé própria e sua própria santificação. Se você não passar por esse processo, você não será melhor que a esposa de Ló.
Apesar do anonimato, a mulher de Ló pode ser revivida facilmente, por pessoas que olham para trás, deixam a Jesus, preferem o pecado .
Em Lucas 9.62, Jesus diz: “Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus”.
Tem muita gente que parece museu, só vive do passado... “Ah, no passado eu era assim”, “...no passado eu fazia Isso”,”... fulano no passado era assim...”, “...esta igreja no passado era assim...” E hoje?
A mulher de Ló morreu no cruzamento da história - entre Sodoma e a terra de Canaã. Morreu no meio da história da vida dela porque olhou para trás. O anjo disse: “não te detenhas!
Tem muita gente morrendo no meio da história... Você quer que a sua história seja diferente da história da mulher de Ló? Então não olhe para trás, não se agarre ao passado, não se prenda àquilo que um dia você se desprendeu!
A mulher de Ló esteve muito perto de experimentar sua redenção, porém perdeu-a para sempre. Ela iniciou sua jornada, mas não completou a sua decisão espiritual. Ela viveu sob a influência de Abraão, mas não usufruiu de suas promessas.
Ela teve um privilégio único na história- Sair de Sodoma levada pelas mãos de um anjo. Ela alcançou a bênção de sair, mas perdeu a de entrar. Ela desobedeceu as três mensagens dos anjos: não pare, não te detenhas, não pereças.
Um dos exemplos que Jesus diz para não imitarmos é o da mulher de Lo! Assim como a mulher de Ló perdeu a sua vida tornando-se uma estátua de sal, podemos também perder a vida de Deus em nós pelo fato de olhar para trás.
Eu não sei o que você está segurando, não sei o que está fazendo você olhar para trás... Mas se você continuar assim vai perder a oportunidade de escrever a sua história, assim como a mulher de Ló...
A mulher de Ló valorizou mais o passado que o futuro, valorizou mais o que ela tinha, mais as riquezas, mais os prazeres deste mundo do que ao próprio Deus. Ela provocou a ira de Deus.
Se você quer que Deus escreva uma nova história em sua vida, fique de pé, e vamos orar ao Senhor!
(Mensagem ministrada no culto de domingo à noite - 19h30 - dia 22/11/2009)

Nenhum comentário:

LinkWithin

"Poderá gostar de:" Related Posts with Thumbnails