segunda-feira, 15 de março de 2010

NA NOITE EM QUE JESUS FOI TRAIDO...(I Co 11.23-29)

Talvez não existe momento mais cruciante no ministério de Jesus do que participar com os seus discípulos da instituição da Ceia.

Ao mesmo tempo em que Jesus instituiria a ordenança da Ceia que para sempre lembraria a sua morte, ele também experimentaria o sentimento de ter sido traído por um dos seus discípulos.

Muitos aqui estão experimentando ou experimentaram em seus relacionamentos situações semelhantes a de Jesus. Algumas lições devemos aprender com Jesus na noite em que ele foi traído.

A Primeira Lição que podemos aprender com Jesus na noite em que foi traído é que Jesus conservou o seu propósito missionário.

Na noite em que Jesus foi traído ele afirma aos seus discípulos que o propósito pelo qual ele veio ao mundo será cumprido integralmente: “Bebei dele todos; porque isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança, derramado em favor de muitos, para remissão de pecados” (Mt 26.22,23).

Jesus lembra aos discípulos e também a si próprio qual é o propósito de sua vinda ao mundo: “Porque o Filho do homem veio salvar o que estava perdido” (Mt 18.11); “Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o perdido” (Lc 19.10).

Infelizmente hoje, falando de Reino de Deus, falando da vontade de Deus para a vida de Sua Igreja, Sua Noiva, talvez Jesus esteja sendo tentado por muitos a perder de perspectiva o propósito pelo qual Deus o havia enviado ao mundo, devido ao afastamento da comunhão, devido à busca somente de bençãos e não de relacionamento com Ele.

Mas, à semelhança de Jesus, devemos ter uma visão muito clara do chamado que cabe a cada um de nós, e não permitir que situações como a que aconteceu com Jesus, venha nos desviar daquilo para o qual Deus nos chamou a realizar.

Diz à pessoa ao seu lado: Tire o seu foco das pessoas, do que elas tem, do que você quer obter. Coloque os seus olhos no Reino de Deus, e Ele fará o restante para você!

A Segunda Lição que podemos aprender com Jesus na noite em que foi traído é que Jesus entregou os seus sentimentos a Deus.

Na noite em que Jesus foi traído ele teve sentimentos de grande tristeza e quem sabe de até mesmo praticar a justiça contra o traidor.

Ele porém afirma: “...ai daquele por intermédio de quem o Filho do homem está sendo traído! Melhor lhe fora não haver nascido” (Mt 26.20).

Momentos como estes podem ser usados pelo Diabo para nos encher de auto-misericórdia, para ficarmos paralisados com a mente cheia de pensamentos de vingança.

Alguém outro dia me disse: “Eu fiquei com raiva do que a pessoa me fez e fiquei com vontade de me vingar, mas ai eu me lembrei da Palavra que diz:`Amados, amai a vossos inimigos, abençoeis e não maldizeis’.

Quando Jesus partiu o pão na mesma mesa onde se sentava o traidor, segundo a tradição oriental, aquela atitude impedia a Jesus de tomar alguma iniciativa contra Judas.

A Terceira Lição que podemos aprender com Jesus na noite em que foi traído é que Jesus encontrou consolo na presença dos seus amigos.

Na noite em que Jesus foi traído, ele procurou os seus amigos, aquelas pessoas que haviam compartilhado da sua vida nos últimos três anos. Quanta dor e sofrimento o Senhor estava sentindo naquele momento.

Muitas vezes nos encontramos assim, em situações semelhantes a de Jesus, as tribulações nos fazem entristecer e agonizar. Quantas e quantas vezes temos caminhado para o nosso próprio getsêmani. E Jesus diz aos seus discípulos:Tenho desejado ansiosamente comer convosco esta páscoa, antes do meu sofrimento” (Lc 22.15,16).

Por muitas vezes, a exemplo do Senhor, buscamos ajuda e consolo através dos nossos amigos e irmãos, buscamos ajuda e consolo através daqueles (as) a quem amamos e pensamos poder contar em todos os momentos de grandes sofrimentos.

Mas nos decepcionamos, Jesus se decepcionou com um dentre eles!

Poderíamos então perguntar: Porque estas coisas acontecem? Porque tem que ser dessa forma, Senhor?

Ainda que um o esteja traindo, os outros não estão agindo da mesma forma. Deus coloca em nosso meio pessoas que vão nos ajudar a superar os obstáculos, as dificuldades da caminhada.

Deus quer que você saiba, nesta noite, que todos nós, a exemplo de Jesus, haveremos de ter nosso momento de Getsêmani
todos nós haveremos de estar individualmente neste local de tamanha angustia...

Mas ouçam, mesmo permitindo que eu e você estejamos lá, Ele quer que saibamos que não estaremos a sós!

Diga para a pessoa que esta ao seu lado: “Você não esta só, você pode contar com o Senhor!

Deus deseja ti dizer que você pode contar com Ele, pois Ele jamais te abandonará.

A Quarta Lição que podemos aprender com Jesus na noite em que foi traído é que Jesus encontra motivos de agradecimento a Deus.

Na noite em que Jesus foi traído, “tomou o pão; e tendo dado graças o partiu” (I Co 11.23-24), o pão que era o alimento mais simples e básico da cultura judáica.

Como é difícil louvar a Deus quando estamos passando por situações como a que Jesus passou…

Paulo e Silas estavam em situações de aperto, de açoites, presos, acorrentados, mas mesmo assim, ao chegar lá pela meia noite, começaram a adorar ao Senhor, e a cela onde estavam começou a ruir, as correntes se partiram, as portas se abriram, sabe porque?

Porque o louvor deles chegou aos ouvidos do Senhor como uma forma de agradecimento pelo que eles estavam passando…. Nao murmuraram, adoraram ao Senhor…

Jesus quer nos ensinar que na hora do aperto devemos louvar e adorá-lo!

Diz a pessoa ao seu lado: Na hora do aperto, levante a mão pro céu e dá glória a Deus!

A Quinta Lição que podemos aprender com Jesus na noite em que foi traído é que Jesus ergue os olhos e vê o futuro.

Na noite em que foi traído Jesus sobrepuja a barreira do tempo e fixa o seu olhar no futuro: “Em verdade vos digo que jamais beberei do fruto da videira, até áquele dia em que o hei de beber, novo, no reino de Deus” (Mc 14.25).

Jesus transcende o sentimento de tristeza daquele ato que o levará a morte, e está dizendo a todos que um novo momento irá surgir - a alegria do Reino que surgirá.

No momento do nossos apertos é fácil o abatimento, não é verdade? No momento de angustia como é fácil pedir a morte?

Mas eu quero dizer uma coisa para você nesta noite: o Deus que faz novas todas as coisas, quer que nós enxerguemos com os olhos da fé o futuro, pois devemos crer que um novo dia vai surgir, não sabemos quando, mas ele é certo, um novo dia irá surgir.

Na noite em que Jesus foi traído, ele conquistou a sua grande vitória. A vitória da nossa salvação foi conquista no meio da dor da traição.

Participe da ceia do Senhor nesta noite como um dos recepientes da vitória de Cristo.

Não permitir-se olhar para trás é o grande desafio para as nossas vidas. Um novo dia já surgiu e pela fé nós nos apropriamos dele.

(Mensagem ministrada no Culto de Domingo à noite, Ceia do Senhor, dia 14 de Março pelo Pr. Junior Conde).

LinkWithin

"Poderá gostar de:" Related Posts with Thumbnails