segunda-feira, 22 de março de 2010

Tudo começa com uma escolha (Gn 3:1-13)

E disse o SENHOR Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.

Diz a pessoa ao seu lado: "Tudo o que você faz hoje influencia seu futuro!"

Existe uma relação direta em tudo o que você faz hoje e o que você experimentará no futuro. Existem duas palavras-chaves para isso:
A primeira palavra-chave é a convicção - aquilo que você crê; A segunda palavra-chave é o procedimento - aquilo que você faz.

Por muitas vezes quando passamos por dificuldades temos o impulso de culparmos a outros. Olhamos para vários lugares e procuramos responsáveis pela situação, e o pior, passamos a reclamar e não percebemos que muitos desses problemas que vivemos são conseqüências de nossas decisões.

Você precisa viver com a certeza inabalável de que tudo o que você faz hoje tem influência no seu amanhã, precisa entender que as decisões que tomamos durante a nossa existência, não apenas influenciam nossa vida aqui, como também essas mesmas escolhas está desenhando a linha do seu futuro, definida por um pequeno ponto chamado HOJE.

No livro de Gênesis podemos ver o poder de uma escolha. O poder de mudar uma história em fração de segundos - a primeira oportunidade ao ser humano de escolher...

Eva nos mostra a rota de uma escolha: "A serpente me enganou e eu comi", que poderia ser entendido assim: "Fui influenciada e escolhi".

Nós vamos perceber que isso não mudou, a grande maioria de nossas escolhas vem depois que juntamos as informações que já temos nos arquivos da mente, e com as informações que as pessoas ao nosso redor nos trazem, dizemos: Vamos fazer!

Uma escolha pode ser exclusivamente feita por uma influencia externa, pois a falta de convicção pessoal nos faz andar nas escolhas dos outros. Isso é porque nossas bases pessoais estão clamando por alguém que nos influencie, e este clamor pode ser suprido pela influencia.

Se formos influenciados por uma pessoa madura e espiritual, seremos ricamente abençoados e conduzidos à estatura de Cristo.

Agora, se formos influenciados por pessoas frustradas, desistidas da vida, egoístas e rebeldes, nós corremos o risco de colhermos os frutos da escolha deles.

Diz à pessoa ao seu lado: Cuidado com quem está influenciando sua vida.

A escolha de Eva trouxe perdas eternas na vida de Adão, e consequentemente na de toda a humanidade, eu e você sofremos com isso através do pecado que gerou morte em nós....Por isso, nossas escolhas podem trazer consequencias irreparáveis.

Da mesma forma que o Senhor deu a Adão e Eva a liberdade de escolha, uma coisa que Ele não tira de nós é o livre arbítrio. Muitos homens na Bíblia tiveram a oportunidade de andar em santidade, mas escolheram outro caminho.

A primeira oportunidade que Deus deu ao homem foi a oportunidade de escolher, e a primeira oportunidade deles de exercerem influência, se deixaram ser influenciados.

Muitas vezes tomamos decisões por impulsos, decidimos por algo que nos dá prazer por alguns momentos, porque queremos que as coisas aconteçam já, queremos alimentar nosso ego e corpo agora, sentir prazer e nos satisfazer neste momento.

O mundo está acostumado ao imediatismo: 3 minutos no micro-ondas para fazer uma pipoca, 14 minutos para uma lasanha, enfim, outros tipos de refeição como sanduíches, saladas e até picanha você só precisa usar o telefone para pedir o que você quiser.

Eva pensou apenas no momento, em satisfazer a fome da carne e sem pensar nas conseqüências de suas escolhas. Somos assim, muitas vezes não pensamos nos prejuízos.

A quem iremos ferir com nossas escolhas? Meu irmão, meu próximo, minha esposa, meu filho, meu pai, minha mãe, o Senhor meu Deus?

A escolha de Eva trouxe conseqüências eternas para a Humanidade.

Algumas escolhas nos fazem sofrer por muito tempo.

Se você está sentado nessa cadeira, nesta Igreja, você tem a oportunidade de mudar a história de muitas pessoas, a começar pela sua família. Através da sua perseverança, a sua escolha faz a diferença e mudará a história da sua casa.

Quando você confia em Deus, Ele trata de resolver os seus problemas. É tudo uma questão de escolha!

Você pode pegar um porco que está no chiqueiro, dar banho, limpar os dentes, por talco e tudo mais.

Mesmo fazendo tudo isso, se você soltar, ele ainda voltará para o chiqueiro. A sua aparência pode não ser a de um porco, mas sua essência continua a mesma.

O que eu quero dizer com isso? Você tem a oportunidade de voltar para o chiqueiro ou permanecer na presença de Deus. A nossa escolha muda o nosso futuro e determina os rumos da nossa vida.

Ninguém pode fugir da escolhas. A escolha certa diminui sofrimentos e dores. Você pode abrir uma porta a pontapé, você pode fazer tudo na força do seu braço ou depender da ação de Deus que lhe dará as chaves para abrir todas as portas, amém?

O Senhor quer entregar uma chave na sua mão, para que você abra todas as portas na sua vida nesta noite. Mas para isso, depende da sua escolha!

Não existe amizade entre a santidade e pecado. Quando escolhemos a Jesus, somos transportados de um lugar para outro. Saímos do reino das trevas e somos transportados para o Reino de sua maravilhosa Luz.

Não é possível habitar em duas casas diferentes. Ou você é quente ou frio, apenas um destino.

Diante de uma escolha devo me lembrar da Palavra de Deus.

Esaú trocou a sua benção de primogenitura por um prato de lentilhas. Ele fez a escolha errada.

Davi também pecou por causa da escolha incorreta quanto a Batseba.

Diz à pessoa ao seu lado: A escolha precipitada gera conseqüências, às vezes, irremediáveis.

Daniel e seus amigos decidiram não comer da mesma comida do Rei. Deus os honrou por esta escolha certa.

Lembramos de Pedro na madrugada fria após a crucificação de Jesus. Ele poderia ter ficado calado, a falar coisas que não deveriam sair da sua boca.

Judas escolheu um saquitel de 30 moedas de prata, uma mixaria em troca da vida de Jesus. Não é uma questão de valores, mas de atitudes.

Diz à pessoa ao seu lado: Tudo começa por uma escolha.

Sabe por que o Senhor ministrou isso ao meu coração para ministrar aos irmãos nesta noite?

Para que você possa responder a uma pergunta: quem é você? O que você tem feito para que Deus olhe para você? Será que temos conseguido tocar o coração de Deus? Isaias 42:16 diz que meu nome está gravado no coração de Deus.

A mulher que sofria de hemorragia tocou Jesus de uma forma diferente. “Mestre, todos estão tocando o senhor, disseram os discípulos”. Jesus sentiu que dele saíra virtude. Aquela mulher conseguiu parar Jesus.

Você tem conseguido fazer Jesus parar durante a caminhada, com o seu toque? Quem é você para que Deus olhe para seu interior?

Isaias 59:2 diz que “nosso pecado nos separa de Deus, e que a sua mão não está encolhida, nem seus ouvidos tapados”, mas você está longe, neh?

Você tem dúvida de quem é você? Será que vou ou não? O que eu faço ou deixo de fazer?

Queridos, vivemos uma vida inconstante. Hoje eu amo o meu pastor, amanhã não; hoje tenho convicção de minha fé, amanhã nem sei o que é isso...

Hoje você fala como um homem de Deus, principalmente quando algo de bom acontece sobre você, mas se no dia seguinte as coisas não dão certo, do jeito que você planejava, você duvida de tudo, inclusive de quem é Deus.

Muitas vezes sabemos o que fazer, mas não fazemos.

Paulo diz isso, o que ele não queria fazer, ele fazia, e o nome disso é caráter, personalidade, escolhas.

Quais escolhas você tem feito para que Deus paralise os céus e faça uma festa?

As suas escolhas determinam sua personalidade e caráter. Você não pode ser uma pessoa Maria-vai-com-as-outras.

Você tem convicção de quem você é em Deus? Deus sabe o que ele precisa fazer, mas e você? Você sabe o que você precisa fazer?

Quando Eva foi influenciada pela serpente, faltou convicção de quem ela era.

Você precisa perseverar em quem você é.

As coisas não virão fáceis para que você dê o devido valor àquilo que Deus tem feito para você.

Tivemos aqui, ano passado, uma palestra no Seminário Homens da Promessa sobre motivação, falava-se de dois elementos motivadores: cachorro e gato.

Quero falar de um crente cachorro e um crente gato.

Quando se fala mal do seu ministério, do seu pastor, do seu líder, algumas pessoas reagem como um gato: não defendem ninguém e não dão a mínima atenção. Um cachorro, até amarrado defende o seu dono.

Quando você chega em casa, o cachorro vem correndo para receber os seu dono. Mesmo mandando-o embora, mais tarde se chamá-lo ele virá contente e feliz.

Um crente gato, não se alegra com nada nem ninguém. O crente gato diz: “essa igreja deve estar com problema”.

Cachorro não gosta da casa do dono. Ele gosta do dono. O cachorro segue o mendigo, que não tem casa ou destino certo. Ele está lá, feliz, do lado do dono.

Devo parar de olhar para o lado e olhar para mim mesmo. Não posso me contentar com a média. Você é alguém que tem uma identidade: Jesus Cristo.

Gato anda em cima do muro, o cachorro não. Sai de cima do muro. Ou você está com Jesus e sabe quem você é, ou não.

O Senhor pode olhar para você, seu caráter, sua personalidade e se agradar disso. Nossa preocupação deve ser agradar a Deus.

Sempre faça a escolha certa: andar com Jesus e servi-lo. Esta é a melhor escolha da sua vida: Jesus.

Se você estava longe, volte...

Lembre-se: A escolha de Eva trouxe conseqüências eternas para a Humanidade, eu e você estamos incluídos nelas.

A quem irá ferir com suas escolhas? O seu irmão, o seu próximo, a sua esposa, o seu esposo, o seu filho, o seu pai, a sua mãe, o Senhor seu Deus?

(Mensagem ministrada no culto de Domingo à noite, dia 21/03, pelo Pr. Conde).

2 comentários:

Alexandre Pitante disse...

Paz, Pr. Junior Conde.

Parabéns, pelo seu trabalho neste blog. Que Deus em Cristo Jesus lhe continue abençoando poderosamente.

Estou seguindo o vosso blog.

Aproveito pra lhe convidar a visitar meu blog também. Avivamento pela Palavra é um blog voltado aos amantes da Bíblia sagrada como Verdade Absoluta e que só através Dela seremos mais crentes e mais cheios do Espirito Santo. Comente, pois seus comentários são muito importante para mim poder estar sempre em melhorias no meu blog.

http://www.alexandrepitante.blogspot.com/

Siga-nos também.

Fica com Deus.
Um abraço, Alexandre Pitante.

JOÃO JOAQUIM MARTINS disse...

Sejamos amigos. Visite meu blog. Que o Senhor Jesus nos abençoe. Graça e Paz. http://joaorevela.blogspot.com/

LinkWithin

"Poderá gostar de:" Related Posts with Thumbnails