domingo, 15 de agosto de 2010

Tome posse da tua herança

Tenho meditado muito nesses dias sobre espera, paciência na espera. Como tem sido difícil até mesmo para mim que estou esperando por uma bênção sobrenatural.

O texto que iremos ler nos mostrará isso, o poder da promessa de Deus para aqueles que acreditam nelas, o poder da promessa de Deus na vida de um homem com oitenta anos de idade que decidiu aguardar, guardar e acreditar na palavra do Senhor de Israel.

É disso que precisamos, de um reforço espiritual para continuarmos nossa caminhada neste mundo que deseja nossa derrota. Mas, graças a Deus que aqui, todos nós nos encontramos como verdadeiros vencedores, amém.

Js 14.6-13

Bem sei que todos sabem e conhecem a história de Calebe e Josué mas, a pergunta é: Você se lembra dos nomes dos outros dez?

Creio o que a resposta foi unanimemente NÂO. Sabe por quê?

Por que aqueles que servem o Deus de Israel e confiam em suas palavras jamais se lembram de perdedores. Então se você é um vencedor, tome posse dessa mensagem em nome de Jesus.

Quem era Calebe?

Calebe é um homem da história porque foi um homem de fé. Quando tinha 40 anos, foi escolhido para representar sua tribo Judá e ir espiar as terras de Canaã. Havia 12 homens escolhidos, um de cada uma das tribos de Israel.

Partiram de Cades Barnea, passaram Hebrom e chegaram ao riacho de Escol, lá apanharam um cacho de uvas tão grande que precisou ser carregado em um mastro por dois homens, sendo o tempo das primeiras uvas maduras. Levaram também romãs e figos quando eles retornaram 40 dias depois de vascular a terra.

Quando os 12 homens retornaram, mostraram o fruto da terra e disseram “É uma terra boa, onde emana leite e mel, mas não podemos ir e possui-la, está cheia de gigantes, e somos gafanhotos comparados a eles”.

Calebe acalmou o povo e disse, “Vamos em frente e a possuamos porque somos capazes”. Obviamente Calebe estava confiando na Palavra de Deus enquanto os outros homens estavam olhando apenas para os obstáculos. Houve apenas um homem que concordou com Calebe. Era um homem da tribo de Efraim chamado Oséias. Moisés o chamou Josué e esse é o nome pelo qual é conhecido.

Bem, tragicamente os filhos de Israel acreditaram nos homens de fraca fé mais do que em Calebe e Josué. O povo passou a noite chorando e dizendo que desejavam ter morrido no Egito ou no deserto. Disseram, “Vamos apedrejar Moisés, Arão, Josué e Calebe até a morte e apontar outro líder para conduzi-los de volta ao Egito.”

Deus ficou muito bravo com essa incredulidade e rebelião e, por isso, disse que deixaria Israel no deserto até que cada um dos homens adultos, exceto Josué e Calebe, morresse e, então, colocaria seus filhos na terra prometida. Por causa da fé de Calebe, 45 anos mais tarde recebeu a montanha que tinha espionado.

Somos cristãos como Calebe ou somos como os descrentes israelitas? Quando Deus fala, devemos acreditar nEle sem reservas e agir segundo Sua Palavra.

Calebe era filho de Jefoné, que não era israelita, e sim do povo quenezeu (númeos 32.12; Gênesis 15.19). Porém, por ter mãe judia, herdou esta religião e a promessa divina.

Por que Calebe mereceu a terra de Hebrom?

Essa é uma pergunta que sempre deveríamos fazer a nós mesmos. Talvez assim tivéssemos uma visão renovadora todos os dias. Claro que não foi do dia para noite que isso aconteceu, e não será diferente conosco, pois muitas bênçãos prometidas e oferecidas por Deus levam um tempo para acontecerem, algumas por nossas próprias culpas e outras por situações adversas a nossa vontade, como foi com Calebe.

Mas quero crer, como um pregador da boa Palavra de Deus, que cada pessoa aqui nesta noite seje um Calebe, ou seja, aquele que não é o culpado por seus fracassos e derrotas, mas que vem lutando contra um povo descrente, contra o tempo, contra os gigantes.

Mas talvez a maior explicação que podemos dar do porquê de Calebe herdar a Hebrom, é que ele deu alguns passos certos que o levou a possuir sua terra que emana leite e mel.

E talvez até este momento você não entrou em sua Hebrom, mas já faz muito tempo que esteve perto de lá, e ainda sonha com tudo que viu, mas quero lhe dizer que chega de lamentar, chega de chorar, vamos fazer como Calebe.

E o Primeiro Passo de Calebe em direção a herança: Foi que ele Sonhou.

Calebe esteve em Hebrom e viu e guardou em seu coração as maravilhas que aquelas terras davam e, mesmo tendo gigantes no local ele guardou o sonho de estar ali, viver naquelas terras com sua família.

Muitos de nós temos esquecidos nossos sonhos, já não nos lembramos mais aquilo que colocamos como sonhos diante de um Deus tão grande e forte como era e é o Deus que Calebe servia.

Calebe sonhava com Hebrom todos os dias, ele se via entrando naquele lugar e derrubando os gigantes que lá estavam.

Saiba de uma coisa, sempre haverá gigantes entre você e seu sonho, e se ficarmos como covardes, amedrontados e escondidos, jamais entraremos em Hebrom. Comece a sonhar se vendo dentro de Hebrom, veja sua família abençoada.

Qual é seu sonho? Já se esqueceu dele? O sonho já não faz mais diferença para você?

Levante sua cabeça e comece a profetizar em sua casa, seu ministério, sua empresa, seu comércio, e diga que seu sonho não morreu, há um Deus que realiza sonhos, ainda que pareçam impossíveis!

E o Segundo Passo de Calebe em direção da herança: Foi que ele Perseverou

Quando Calebe volta de espiar a terra de Canaã, ele volta feliz, mas seus companheiros, com exceção de Josué, acabam por desanimar todo o povo e assim todo o povo fica amedrontado, chegando a ponto de querer apedrejar a Moisés, Arão, Josué e Calebe.

Quero lhe dizer uma coisa: nós devemos sempre e em todo o tempo perseverar em nossos sonhos. Jamais darmos ouvidos a pessoas que não possuam visão de vitorioso, porque se analisarmos a bíblia veremos que a multidão impedia a mulher do fluxo de sangue de ser abençoada; impedia Jairo de levar Jesus para sua casa; impedia o cego filho de Bartimeu de ser abençoado; eu te pergunto, eles cederam? Pelo contrário, foram abençoados, não deram ouvidos à multidão.

Não dê ouvidos a multidão, persevere em direção de sua benção, só você vai gozar das delícias que esta terra pode lhe proporcionar, não seja fraco ao ouvir uma palavra desanimadora, isso faz parte do processo da vitória. Diga sempre isso: “EU E DEUS, SOMOS MAIORIA”. Assim você estará mais e mais próximo da sua Hebrom.

O Terceiro Passo que Calebe deu em direção da herança: Ele foi provado e aprovado.

Após ter que obedecer a Deus e a Moisés, todos foram para o deserto e lá ficaram cerca de quarenta anos, até que toda a geração de incrédulos morreram, e entre os que foram para o deserto estava o personagem de nossa mensagem, Calebe.

Jamais queremos estar no deserto, deserto é sinônimo de luta, dificuldade, divergência, e outra coisas que não gostamos. Não bastasse, deserto é moradia de serpentes, escorpiões e camaleões, pois a serpente é sinônimo de tentação, já o escorpião é sinônimo de dor, e o camaleão de traição. Mas aqueles que esperam no Senhor voarão com asas de águia.

Então, eu quero dizer, não tenha medo de ser provado, fiel é o Senhor que nunca nos dará prova ou tentação acima do que podemos suportar. Por isso não desaponte a Deus quando vier sua luta, lute com determinação, lute com coragem, lute com fé.

Calebe viveu todos aqueles anos no deserto a espera de sua Hebrom.

Quero lhe dar uma palavra profética e quero que acredite:“Sua Hebrom está mais perto do que você pensa, somente continue fiel”. A prova, ou luta, ou seu deserto, é apenas mais um motivo para que entre em Hebrom.

O Quarto Passo que Calebe deu em direção da herança: Ele creu na Palavra de Deus.

Sei que este passo deveria ser o primeiro, mas a ordem dos passos não é importante e sim a obediência de cumpri-los.

Quando Josué vai dividir as terras, Calebe que sabia quem era e de onde ele era – filho de Jefoné da tribo de Judá – se levanta e reivindica aquilo que era seu por direito, citando as palavras que estavam em seu coração em todos aqueles anos, v.6: “Tu sabes o que o SENHOR falou a Moisés, homem de Deus, em Cades-Barnéia por causa de mim e de ti”.

Essa Palavra também é nossa. Creia no que o Senhor disse a seu respeito, e sobre as suas bênçãos, nunca se esquecendo que sua benção depende só de você sendo fiel e obediente a Deus. Calebe somente falou aquilo que o próprio Deus falou através da boca do profeta chamado Moisés.

Por isso analise A Palavra que agora cai em seu coração. O seu Deus não mudou e nunca mudará, Ele ainda é o mesmo poderoso Rei dos reis e Senhor dos senhores. Hebrom é nossa.

Calev ou Calebe significa “homem de faro”. Ele tinha a percepção aguçada e era um homem de espírito diferente.

Quando nós temos um espírito diferente, somos capazes de conquistar a terra, de passar pelos problemas sem que os problemas nos vençam, porque mais forte é o que está em nós do que o que está no mundo.

Seja um Calebe em sua casa, em sua igreja, em sua empresa, onde quer que você esteja, seja uma pessoa de percepção das coisas do alto.

Agora veja o que é Hebrom em sua vida meu irmão Calebe, minha irmã Calebe.

Como vimos o nome Hebrom significa Aliança.

Por isso reveja sua aliança com o Deus que te conservou com vida para se alimentar dessa palavra, e tome posse das promessas que estão vinculadas nessa aliança e assim, entre em sua Hebrom e destrua todos os gigantes que estiverem entre você e seus sonhos.

Um comentário:

Carlos Torres disse...

Fiquei honrado com sua visita e parceria no meu humilde espaço virtual, muito obrigado. Estarei senguindo também esse espaço rico e abençoado de grande conteudo cristão.

www.planosdivinos.blogspot.com

Eu estava sem pc mas agora tô voltando.
DEUS abençoe ricamente seu ministério.

LinkWithin

"Poderá gostar de:" Related Posts with Thumbnails