quinta-feira, 3 de março de 2011

Não Negocie a sua Vinha (I Rs 21.1-7)

A história de Nabote é um dos maiores relatos bíblicos de despertamento espiritual. Não existe em toda Bíblia um registro semelhante, que reúne em uma mesma história inveja, ódio, cobiça, falso testemunho, intriga, facção, mentira, raiva, homicídio e rancor.

Ao mesmo tempo zelo, compromisso, amor, respeito, consideração, carinho, cuidado, humildade, dedicação e coragem, sendo esses últimos uma referencia á Nabote.

Acabe em seu reinado “fez o que era mau aos olhos do Senhor, mais do que todos os que foram antes dele”. Fazendo aliança com os sidônios, casou-se com Jezabel, adorando e servindo a Baal. Mais que isso, Acabe edificou em Samaria a casa e o altar da idolatria.

Acabe representa em nossos dias o crente da visão adulterada, deturpada. O crente das más escolhas. O homem vazio que por falta de unção levou toda a sua nação a sofrer com as conseqüências de seus erros. Acabe representa as alianças e pactos com a queda e a decadência.

No decorrer do texto bíblico Acabe passa a representar o espírito atuante de Satanás contra os servos de Deus. Ele queria fazer da vinha de Nabote uma horta.

Nos lembramos de quantas vezes Satanás tenta nos enganar com ofertas que parecem as melhores possíveis, mas assim como fez Nabote devemos dizer a Satanás que não iremos nos vender e nos corromper com suas ofertas “indecentes”.

E Jezabel? Combateu o Deus de Israel. Recorreu ao dinheiro do tesouro público para sustentar os 450 profetas e os sacerdotes da deusa Achera (deusa fenícia da fertilidade). Mulher determinada e independente, gananciosa, sem piedade, fria e calculista, que não mede as conseqüências de suas decisões, Jezabel não olhava a meios para conquistar os seus objetivos.

Acabe desejava a vinha de Nabote, vizinha ao palácio de Jezreel, mas este recusou-se a vendê-la. Jezabel envolveu-se na questão, enviando cartas em nome de Acabe aos chefes de Jezreel. O conteúdo das cartas ordenava a detenção de Nabote por blasfêmia contra Deus e contra o rei e a execução deste por apedrejamento sob denúncia de duas falsas testemunhas.

O espírito de Jezabel tem atuado em nossos dias na vida de pessoas que estão simplesmente preocupadas com seus próprios interesses. Pessoas que são capazes de qualquer coisa para conseguir seus alvos, mesmo que tenham que levar outros á queda, á miséria.

O crente em Cristo precisa entender que todos os dias enfrentamos Acabe e Jezabel no reino espiritual. Satanás envia seus mensageiros para as suas tentadoras propostas, tentando nos tirar da visão de Cristo. Não devemos querer conquistar o “mundo” e perder nossa alma.

Não venda sua vinha!

Essa vinha representa aquilo que nos proporciona prazer, alegria; é nossa herança, pode ser nossa casa, nosso carro, nossas amizades, talentos. A vinha pode representar também o nosso ministério, nossa salvação, nossa comunhão com o Senhor Jesus, nossa família, nossos valores espirituais (isso não deve ser vendido nem trocado por nada).

Acabe tinha todo o luxo em sua residência fixa, seu palácio em Samaria, mas possuía também outro palácio em Jezreel e de todas as formas ambicionava a vinha de Nabote para fazer dela uma horta. A obsessão que Acabe tinha era tão grande que ele estava disposto a pagar qualquer valor ou dar outra melhor.

Nabote representa o cristão verdadeiro, fiel ao seu chamado de promotor de salvação por Cristo Jesus. Um cristão que não desvia de seus alvos e propósitos, que não se contamina com as propostas da do mundo, dos falsos amigos, da sociedade.

Biblicamente falando, a vinha representa nosso coração (Pv 4:23), que deve ser guardado a todo custo (Pv 24:30-34).
Satanás está de olho em quem tem herança no Senhor. Quem tem vinha é invejado, é cobiçado.

Cuidado, estão de olho na sua vinha, o mundo está cheio de destruidores de vinhas! E sabe por onde andam? Bem perto de nós.

Cuide bem de Sua Herança

Nabote enfrentou a morte, mas não negociou o que ele mais tinha de preciosio. Em nossa limitação humana podemos estar imaginando que era preferível a Nabote entregar sua vinha do que perder sua vida.

Eis a grande lição: Por não deixarmos morrer algumas coisas em nossa vida (o orgulho, a incredulidade) nossa vinha têm sido entregue ao inimigo todos os dias.

Aprendemos com a historia de Nabote que é possível preservarmos os valores da Palavra de Deus em nossa vida, e frutificarmos a cada dia na jornada proposta por Cristo. Mais que isso, vemos através da vida de um servo de Deus como os inimigos de nossa vida se armam e montam estratégias para tentar nos corromper.

Satanás quer fazer de sua vinha (vida frutífera), uma horta para então torná-la em capim seco e do capim seco fazer um deserto.

É interessante o quanto é significativo para Acabe a aquisição da vinha de Nabote, deixando-o deprimido quando não a obteve.

O inimigo usa pessoas que estão perto de nós como seu mensageiro. Nesse sentido, Acabe então pode ser visto como um mensageiro de Satanás. Quem é o seu Acabe? Quem tem tentado obter sua vinha? Sua salvação? Sua família?

Como filhos de Deus, possuímos uma vinha, uma herança em Cristo, feita com Seu precioso Sangue (I Pe 1:3-5) e o inferno entrou em aliança para nos destruir, enviando os Acabes da vida, e se não consegue com Acabe, mandará as Jezabeis ao nosso encontro.

Se você se encontra debaixo de ameaças, falsos testemunhos e cercados por laços das mais diversas formas, inclusive laços de morte, fique tranqüilo, pois significa que você ainda possui uma vinha. Mas sempre haverá alguém de olho em nossa herança, naquilo que temos construído em nossa caminhada com o Senhor.

Possuímos uma vida com o Senhor, isto é um fato; temos conquistado fronteiras, levantado bandeiras e muitas vezes temos também fracassado, mas sempre experimentando o agir de Deus e, é hora de não voltar atrás.

Nabote nos ensina a guardarmos aquilo que o Senhor nos deu como uma “pérola de grande valor”, a guardar a herança que Cristo nos deu. O nosso relacionamento com Deus deve ser irrevogável, não devemos vender ou trocar; estamos construindo uma historia que começou com o Sangue de Cristo.

Temos que ter cuidado com os “observadores” que vem como corvos, raposas e raposinhas, que ficam indignados com nossas conquistas espirituais em Cristo. Somente o preço pago na oração, a renuncia das coisas do mundo é que vão ofuscar a intenção de “Acabe”.

Porque não adianta querer construir uma historia com o Senhor sem pagar o preço, preferindo buscar “atalhos” e facilidades, mesmo que para isso tenha que destruir a vinha dos outros, não é assim!

Nabote não queria outra vinha. Seu coração estava naquilo que o Senhor havia confiado a ele, nada o separava da comunhão com Cristo, ele tinha um objetivo claro. Suas palavras são como um alerta do Espírito Santo ao nosso coração: “não venderei minha vinha por nada”.

O mundo pode pedir para você deixar Jesus, diga não; há um elo muito forte unindo você a Jesus, não o quebre por nada. Proteja sua vinha. Se mantenha na posição que o Senhor o colocou, mantendo-se firmado nEle. Não tema a fúria do príncipe deste mundo contra você.

Uma vez que Nabote tinha determinado em seu coração não vender sua herança por nada, a serva do diabo, Jezabel, utilizou estratégias diabólicas para conseguir a vinha. Criou uma situação para que Nabote fosse apedrejado: a calúnia foi recebida como verdade. O inocente foi apedrejado até a morte. Sua herança, sua vinha, foi tomada e transformada em horta do rei.

Não havia outra saída para Nabote, a não ser pegar com a própria vida. Quem se mantém fiel àquilo que o Senhor confiou sempre será alvo de apedrejamentos.

Se você, mesmo sendo fiel ao Senhor, tem sido vitima de apedrejamentos (calunias e difamação) esse é o momento que o Senhor quer aperfeiçoar Seu poder na sua fraqueza. Permaneça fiel, mesmo com toda fúria de Jezabel. Ela sempre age de longe, não mostra a cara, suborna pessoas para te acusarem.

Queridos é bom saber que nem a morte apagará a historia que temos construído com o Senhor. Não há vitoria sem luta, ressurreição sem morte. O inimigo sempre pensa que saiu vencedor, mas há o Deus dos Céus que transforma a maldição em benção, a horta em vinha. Aleluia!...

Depois da morte de Nabote, Acabe nem se preocupou com mais nada e imediatamente foi tomar posse da vinha. Mas Deus comissionou o profeta Elias para ir ao encontro de Acabe.

Aqueles que fazem o que é mal aos olhos do Senhor terão que enfrentar Sua correção e juízo. Deus é justo e Seu olhar está atento a todas as ações feitas aqui na Terra. Nada passa esquecido aos olhos de Deus, ainda mais quando um servo dEle é injustiçado, Ele cuida dos Seus.

É tempo de restituição: Deus dará tudo de volta para nós, se permanecemos como jardim fechado (Ct. 4.12). Deixemos o Senhor cuidar de nós como lavoura (I Cor. 3.9).

Não faça de sua vida com Deus um lugar árido, solitário e sem vida. Não desista de seus sonhos! Não se corrompa com as coisas deste mundo! Lembre-se: em nossa vida com Deus tudo pode ter um preço, mas o preço de grande preciosidade foi pago, por Cristo na cruz.

(Mensagem ministrada no culto de domingo à noite, dia 27 de fevereiro pelo Pr. Conde).

Nenhum comentário:

LinkWithin

"Poderá gostar de:" Related Posts with Thumbnails