segunda-feira, 24 de março de 2008

CEIA DO SENHOR, A NOSSA PASCOA!

Ex.12.1-5,12-14 e I Co 11.23-30
Muito se fala sobre a Páscoa... Mas você sabe o que é verdadeiramente a Páscoa? O que ela representa?
PÁSCOA = Em Hebraico quer dizer Pesah, que vem de um verbo que significa “Passar Por Cima”, no sentido de poupar.
Quando Deus ordenou ao anjo destruidor que eliminasse todo o primogênito da terra do Egito, a casa que tivesse o sinal do sangue do cordeiro não seria visitada pela morte. Então, os Judeus passaram a celebrar a páscoa, em comemoração à saída do Egito, a passagem para a liberdade. Todos os primogênitos egípcios morreram. Os hebreus foram preservados pela obediência e pela observância da ordem: Aspergir o sangue.
A partir de Jesus Cristo, essa celebração foi substituída pela Ceia do Senhor, com o pão e o vinho, em Sua memória. Não mais para relembrarmos a saída do Egito, mas para sempre nos lembrarmos da saída do Egito do pecado, e da liberdade que há na sua morte e ressurreição.
A Ceia do Senhor, é um cerimonial instituído por Jesus Cristo, e sua preocupação com a preparação, demonstra a importância dessa celebração solene.
Marcos 15:13-16: "Enviou, pois, dois dos seus discípulos, e disse-lhes: Ide à cidade, e vos sairá ao encontro um homem levando um cântaro de água; seguí-o; e, onde ele entrar, dizei ao dono da casa: O Mestre manda perguntar: onde está o meu aposento em que hei de comer a páscoa com os meus discípulos? E ele vos mostrará um grande cenáculo mobiliado e pronto; aí fazei-nos os preparativos. Partindo, pois, os discípulos, foram à cidade, onde acharam tudo como ele lhes dissera, e prepararam a páscoa".
Jesus poderia simplesmente dizer: Vamos comer de qualquer jeito. Vamos comer em qualquer lugar. Ali embaixo da árvore mesmo, ou, na casa de alguém de vocês.
Não! Jesus Cristo desejou algo especial, um aposento especial, para uma ocasião especial. A pessoa que cedeu o lugar foi alguém escolhida especialmente para esse serviço. É como se Jesus perguntasse: "Onde está o aposento? Onde está o lugar no teu coração para que Eu tenha comunhão com você? Onde?"
Deus através de Jesus Cristo quer ter intimidade conosco. Ali naquela sala, somente estavam os homens escolhidos por Jesus. Existe um lugar em seu coração para ele?
A forma bíblica, portanto correta, de celebrar a PÁSCOA CRISTÃ, é a CEIA DO SENHOR.
Existem 4 fatores que devemos considerar sempre que participarmos da Ceia do Senhor.
O 1º fator que devemos considerar é que, A celebração da páscoa é um memorial - Aponta para o passado. Memorial é aquilo que faz lembrar.
1Co 11:24: "e, havendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo que é dado por vós; fazei isto em memória de mim".
Os judeus comemoravam em lembrança à saída do Egito. Do estado de escravidão. Lembravam que outrora eram escravos. Recordavam-se do dia em que mataram o novilho, comeram pães"asmos", presenciaram a dor dos egípcios, e, finalmente, foram libertos rumo à terra prometida. O sacrifício foi associado ao livramento. Sim, eles tinham o que lembrar, comemorar! E nós, temos o que lembrar? Temos o que comemorar?
Mais do que simplesmente lembrar, a Celebração da Santa Ceia do Senhor, há que nos fazer refletir. Não podemos nos esquecer que saímos do Egito do pecado. De uma vida sem perspectiva, sem alento. Nascemos escravos e morreríamos escravos, e isso somente não aconteceu em face da morte vicária de Jesus Cristo na Cruz do Calvário. É preciso refletir.
O 2º fator que precisamos considerar é que, A celebração da páscoa significa:
PROTEÇÃO: Sobre a proteção que desfrutamos diante dos poderes demoníacos. Existe o inferno, o diabo, e estamos livres dessa opressão, graças à libertação conquistada na cruz do calvário por Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Através do Sangue de Jesus Cristo podemos pisar na cabeça da serpente.
LIBERDADE: A escravidão é algo horrendo. Escravos das drogas. Escravos da prostituição. Escravos da mentira. Escravos da inveja. Escravos. Escravos. A liberdade é a mais preciosa de todas as possessões humanas. As forças do Egito das trevas escravizam. O Sangue de Jesus Cristo liberta.
SUBSTITUIÇÃO. Ele não tinha pecado, mas se fez pecado por nós, entregou a sua vida, para que através de sua morte, muitos tivessem vida. Ele pagou o preço por nós.
No novo pacto (testamento), precisamos nos apresentar com fé, eis que não somos capazes de cumprir a lei. Por isso ele nos substituiu.
Rm 3:25: "ao qual Deus propôs como propiciação, pela fé, no seu sangue, para demonstração da sua justiça por ter ele na sua paciência, deixado de lado os delitos outrora cometidos".
Muitos não entendem a questão da substituição. Talvez achem que não têm tanto pecado assim. De certa forma pensam que Jesus Cristo pode ter morrido pelo vizinho da direita, ou da esquerda. Mas não. Foi por mim. Foi por mim! É mais fácil aceitar a substituição com relação aos outros do que a nós mesmos.
GRAÇA: Favor Imerecido. O passado foi anulado. A escritura da dívida foi rasgada.
Um recomeço glorioso foi iniciado na terra prometida, a Canaã Celestial. Cristo que é a Nossa Páscoa também é a nossa expiação. Isso tudo aconteceu sem qualquer merecimento de nossa parte. Foi estabelecido um novo pacto.
1Co 11:25: "Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo pacto no meu sangue". Isto quer dizer que o sacrifício não precisa ser renovado. Foi realizado uma única vez, para sempre. Pacto não selado com sangue de animal, mas com o sangue de Jesus Cristo.
EXPIAÇÃO: Através do sacrifício de Cristo, ocorreu a expiação dos nossos pecados.
Expiação significa desviar o castigo, especialmente a ira divina. 2Coríntios 5:19: "Deus estava em Cristo, reconciliando consigo o mundo".
Comemorar a páscoa, celebrar a Santa Ceia do Senhor, é lembrar todo o ministério de Cristo e a posição que ocupamos e que deveríamos ocupar no Reino daquele que nos resgatou das trevas para a sua maravilhosa luz. Não nos cabe mais questionar porque fomos salvos (por causa do seu grande amor, é lógico), mas para que fomos salvos! Também não nos cabe nenhuma outra participação, a não ser responder com arrependimento, com fé e com o viver altruísta.
A OBRA DE CRISTO: Jesus Cristo não foi um Mártir: Mateus 27-50: "De novo bradou Jesus com grande voz, e entregou o espírito". João 10:17-18: "Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para a retomar.
Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho autoridade para a dar, e tenho autoridade para retomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai".
Muitas religiões têm os seus mártires, mas a morte de Jesus Cristo não foi de um mártir. Mártir é aquele cuja morte é imposta de modo irreversível por religiosos, autoridades e indivíduos de crenças opostas e de intolerantes. Jesus sempre correu risco de vida, mas somente morreu quando entregou a sua vida.
O mártir só escapa da morte se voltar atrás e negar a sua fé, nem que seja no último instante da vida. Foi de um Salvador. A Sua morte salva os homens de seus pecados. Cristo tomou o lugar deles e sofreu a morte deles. O mártir não se dá à morte.
O mártir é pego à força. Jesus Cristo se entregou. O Sacrifício não é à força. O sacrifício aceitável é espontâneo.
O 3º fator que precisamos considerar é que, A celebração da páscoa aponta para missão.
1Co 11:26: "Porque todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes deste cálice estareis anunciando a morte do Senhor, até que ele venha".
Anunciar a Morte de Cristo é nossa responsabilidade, além de lembrar de onde saímos, resgatar a outros. Páscoa sem serviço, não é páscoa. Evangelho é serviço. Fomos salvos para quê? Para Servir, para anunciar. Se o Filho do Homem veio para servir, porque eu não sirvo? Eu preciso servir.
Anunciar a morte é anunciar o fim do cativeiro. É anunciar a libertação aos cativos.
Não podemos nos contentar em ensinar apenas uma parte da verdade, porque apenas uma parte da verdade torna a outra metade mentira. Jesus Cristo mandou ensinar todas as coisas: A lei do amor. A lei do perdão. A lei do serviço. Não somente o evangelho da prosperidade, o Evangelho da cura das enfermidades, o Evangelho da solução dos problemas ou o Evangelho da Batalha Espiritual, mas também o evangelho da santidade e da responsabilidade. Não somos salvos pelas boas obras, mas para as boas obras. A fé sem obras é morta.
O 4º fator que precisamos considerar é que, A celebração da páscoa aponta para mudança de comportamento.
A cidade de Corinto era uma Cidade globalizada, assim como a cidade de São Paulo. Pessoas das mais diversas cidades do mundo até então conhecido habitavam em Corinto. Lá trabalhavam, ganhavam a sua vida, de se divertiam, e pecavam. Pecavam muito.
Na Igreja de Corinto, a Ceia do Senhor era uma refeição completa, em que os irmãos da igreja levavam seus alimentos. Pobres e ricos. Escravos e livres. Todos desfrutavam de uma só mesa. Mas não era uma maravilha.
Existiam problemas, que o Apóstolo Paulo queria corrigir. Uns não esperavam pelos outros, de modo que não havia comunhão ao partir do pão. Aqueles que chegavam mais tarde, como os escravos, por exemplo, comiam apenas o que traziam, ou o que podiam trazer. Os ricos, por sua vez, comiam sua comida bem rápido. Fartavam-se e se embriagavam.
1 Co 11:28-30: "Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma do pão e beba do cálice. Porque quem come e bebe, come e bebe para sua própria condenação, se não discernir o corpo do Senhor. Por causa disto há entre vós muitos fracos e enfermos, e muitos que dormem".
A mudança de comportamento é algo pessoal, à partir de um exame pessoal e particular. É um exame particular; intrínseco; de consciência. Examinar-se é como provar metais pelo fogo. É descobrir nossas volições, nossas motivações. Participar da ceia do Senhor, sem um auto-exame é participar indignamente.
O Auto-Exame visa EXPURGAR O FERMENTO VELHO.
1 Co 5:7: "Expurgai o fermento velho, para que sejais nova massa, assim como sois sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, já foi sacrificado".
Paulo chama aqui atenção à necessidade de aperfeiçoamento. Paulo critica a acomodação espiritual. Não podemos confundir graça com malemolência. Não podemos deixar de confrontar nossa vida com a vida de Cristo. Nosso modelo é ele, e apenas ele.
À medida que nos achegamos mais perto de Deus, através de Jesus Cristo, vamos tendo a noção exata da distância que estamos dele. Quanto mais distante estamos, menos nos enxergamos. Alguém, aqui se veste num quarto escuro?
Fermento velho pode significar em nossas vidas os costumes antigos. Aí tem pessoas que dizem assim: "Aceitei a Jesus e não precisei mudar em nada minha vida...". Tal afirmação não encontra respaldo na Bíblia. Todos que se encontraram com Jesus tiveram suas vidas mudadas, modificadas.
Fermento é símbolo da maldade, malícia e impiedade. É a influência penetrante do pecado, quer do diabo, da religião falsa, da política maliciosa ou dos homens em geral. É indicado para indicar as obras da carne, doutrina falsa. Era usado para indicar um desejo pervertido.
A Igreja não é uma massa remendada. É massa nova. Cristo Jesus, através de sua morte na cruz, pôs fora o fermento velho, portanto, devemos nos esforçar para nos mantermos livres. Os judeus lembravam esse fato, a saída do Egito, e durante 7 (sete) dias não comiam fermento. A páscoa, portanto, lembrava a solene luta para se livrar de todo o fermento velho.
Precisamos, pois, nos livrar do fermento da mentira, da inveja, da malícia. A graça de Deus não pode nos levar a uma vida cristã irresponsável. onde eu não entro com nada. Deus é responsável por tudo. Precisamos mudar de hábito.
Por isso é preciso discernimento. Eu faço parte do Corpo de Cristo, que é a Igreja. Essa refeição, esse ato de comer o pão e beber o vinho, está reafirmando essa condição de minha parte para com o mundo.
Quer dizer, eu participo, tenho responsabilidade, quero cumprir a missão que Deus preparou para mim. Desejo estar no centro da vontade de Deus.
Por isso Páscoa Significa Perdão, significa Arrependimento, significa Salvação, significa Gratidão, significa Comunhão, significa Compromisso, significa Santificação, significa Serviço.
Portanto, vimos 4 fatores que devemos considerar para participarmos da Ceia do Senhor: 1º A celebração da páscoa é um memorial - Aponta para o passado; 2º A celebração da páscoa significa Proteção, Liberdade, Substituição, Graça, Expiação e a Obra de Cristo; 3º A celebração da páscoa aponta para missão; 4º A celebração da páscoa aponta para mudança de comportamento.
O que tem significado a páscoa e a Ceia para você? Há algo de que você precise se conscientizar? Há algo de que você precise se arrepender? Examine-se a si mesmo!
A Ceia é muito mais que o pão e o vinho. A Ceia é um compromisso. Você deseja renovar seu compromisso com Deus?
Uma coisa eu te digo, Deus não precisa renovar com você, por que o dele é eterno! Por isso, nessa noite, não coma indignamente! Faça por amor! Assim como o marido procura satisfazer as necessidades e gostos da esposa, devemos procurar satisfazer as expectativas de Deus para conosco. Deus te abençoe!

Nenhum comentário:

LinkWithin

"Poderá gostar de:" Related Posts with Thumbnails