sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

DEUS CUIDA DO PRINCIPIO AO FIM

“Porque a terra que passas a possuir não é como a terra do Egito, de onde saíste, em que semeavas a tua semente, e a regavas com o teu pé, como a uma horta.
Mas a terra que passais a possuir é terra de montes e de vales; da chuva dos céus beberá as águas; Terra de que o SENHOR teu Deus tem cuidado; os olhos do SENHOR teu Deus estão sobre ela continuamente, desde o princípio até ao fim do ano.
E será que, se diligentemente obedecerdes a meus mandamentos que hoje vos ordeno, de amar ao SENHOR vosso Deus, e de o servir de todo o vosso coração e de toda a vossa alma, Então darei a chuva da vossa terra a seu tempo, a temporã e a serôdia, para que recolhais o vosso grão, e o vosso mosto e o vosso azeite” (Dt 11.10-14).
Estamos em festa. Quando olhamos pra trás, podemos contemplar as maravilhas de Deus na nossa vida e na vida de nossa Igreja.
Como Igreja, são três anos vivendo e pregando o Evangelho de Cristo, três anos testemunhando a vitalidade do Evangelho, três anos de conquistas, três anos de bênçãos.
Olhando onde nós estávamos antes, para onde estamos hoje, vemos que 2008 verdadeiramente fora um ano do favor de Deus, um tempo de oportunidades e milagres. E, sabendo que a jornada está chegando ao fim, o que mais se ouve de todos é: 2008 voou!
É verdade mesmo, a cada ano que passa os dias, as semanas e os meses ficam mais curtos e quando nos damos conta, mais um ano se foi.
Para o cristão isto tem um significado muito importante, pois é um ano a menos na nossa contagem regressiva para encontrarmos com Cristo nas nuvens e assim podermos desfrutar das delícias do céu.
Se cada um aqui fazer um balanço do que foi 2008 vai entender que foi um ano de tristezas e alegrias, passamos por tempestades, mas desfrutamos de grande bonança, as lutas foram ferrenhas, mas as vitórias incomparavelmente maiores.
A mensagem que queremos transmitir para o ano de 2009 é de esperança e de conquista. Esperança de que aquilo que você almejou em 2008 e não alcançou, será entregue em suas mãos como prêmio pela sua perseverança, por isso confie e continue buscando de Deus as suas bênçãos, não desista e nem desanime.
E de conquista porque, cada ano que se inicia é como se fosse uma nova e desconhecida terra que passamos a possuir cujos desafios deverão ser vencidos com coragem e fé.
O texto diz que o povo de Israel estava à fronteira de um grande descobrimento, nós também estamos na fronteira de um novo ano e não sabemos o que há de acontecer. Sabemos apenas que a partir do dia 01 de janeiro de 2009, um novo horizonte começará a resplandecer.
Para Israel, dispontava um grande desafio. Era o ano da conquista da terra prometida, ano da vitória e da perseverança. Terra de montes e de vales, com algumas deficiências geográficas, algumas partes alagadas, outras rochosas e lugares áridos, mas Deus cuidaria desta terra corrigindo suas irregularidades geográficas.
“A Terra que passas a possuir é terra de Montes e de Vales”. Quando fazemos uma análise do texto, observamos que “Passas a Possuir” têm o mesmo sentido de “Passais a Tomá-la”. Ambas são verbos de ação.
Entendemos então que, para termos um ano próspero deve haver: ação, aquisição, esforço, desempenho, visão, direção, em suma uma estratégia de conquista da nossa parte.
Diz à pessoa ao seu lado: “Este ano tem que ser um ano de conquistas!”
Não podemos iniciar o ano com bons projetos se estes estiverem engavetados. Não podemos começar o ano frustrados, sentindo desvalorizados e sem objetivo, desacreditados.
Devemos deixar para trás algumas características que são pontos negativos em nossas conquistas como ociosidade, desânimo, orgulho, discórdia, indiferenças, relaxamentos, arrogância, impotência, desorganização, dentre outros. Isso tem tornado nossa carga mais pesada.
Temos que avançar! Olhar para frente, para o nosso alvo, para a visão que Deus tem nos dado. Avançar é sinônimo de tomar posse, marchar na direção certa.
Diz para a pessoa ao seu lado: “2009 será o Ano dos montes e dos vales”
O que significa os montes e vales? Estas palavras nos faz pensar que não viveremos uma rotina constante, conquistaremos primeiro os montes, as alturas. Entretanto, na nossa trajetória, cruzaremos os vales, as águas baixas, talvez até algum pântano, mas devemos estar cientes de que servimos ao Deus dos “Montes e dos Vales”.
Ao examinarmos a Palavra de Deus, observamos que grande parte das batalhas foram vencidas nos vales. Talvez contra a nossa vontade tenhamos que passar alguns vales, o que poderá deixar marcas na nossa caminhada, no ministério, na família, no direcionamento.
Vencer os vales será o nosso grande desafio. Quem sabe poderemos passar pelos vales: Da sombra da morte (Sl 23.4), da visão (Is 11.5), dos ossos secos (Ez 37.1), o vale da liderança eficaz (Josué 3.14), e o principal deles pelo qual nenhum de nós deixará de passar será o vale da decisão (Joel 3. 14).
Montes e vales, vitórias e derrotas, sombras e luzes, fazem e sempre farão parte da nossa caminhada. Contudo, é indispensável a nós que em qualquer situação depositemos a nossa esperança em Deus.
Diz a pessoa ao seu lado: “2009 será a terra de que cuida o Senhor vosso Deus”
Ainda que fiquemos apreensivos, devemos saber que nosso futuro está guardado nas mãos de Deus, assim como nosso dia a dia, nossa agenda tão comprometida, nossas viagens, nossos compromissos, nossas manhãs, tardes e noites.
A expressão “teu Deus cuida”, significa: providência, proteção, sustento, amparo, cobertura, companhia e segurança. Ele não somente cuida do nosso futuro, Ele cuida da família, do trabalho, do corpo, da saúde, da igreja, do ministério, e de muitas outras coisas que sequer imaginamos.
O Senhor nosso Deus nos deu uma terra por herança. Por acaso você já se deu conta disso? Isso é maravilhoso!
Diz a pessoa ao seu lado: “Os olhos do Senhor estarão sobre nós desde o começo ao fim do ano”
O cristão deve ter certeza de que, o ano começa com Jesus e termina com Jesus! Sabemos que um ano sem Jesus é um ano zero, sem nada. É um ano vazio, sem expressão de vitória, sucesso ou conquista. Isto nos faz lembrar do Profeta Daniel, quando queriam deixá-lo 30 dias sem Deus.
Sabemos que do princípio ao fim do ano, desfrutaremos de 12 meses de bênçãos, 365 dias de vitórias, 8.760 horas de assistência, 525.600 minutos de proteção, e 315.360.000 segundos de segurança. Temos uma certeza que aquele que semear, colherá. Como diz o Salmo 126. 6, “Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes”.
Diz o texto: “os olhos do Senhor; vosso Deus estão sobre ela continuamente…” Ou seja, a sua promessa é de que do primeiro dia ao último dia do ano Ele se faria presente. “...desde o principio até o fim do ano...” Isto nos aponta a promessa de cobertura total, ou a certeza de que ele nunca nos abandonará diante da possibilidade de “sinistros” na nossa caminhada vindoura.
No mundo em que vivemos é natural que sejamos tomados pela apreensão e ansiedade quanto ao dia de amanhã. Entretanto, ainda que incertezas marquem esse tempo, ainda que a economia deste país precipite-se morro abaixo, ainda que a terra trema, devemos ter absoluta convicção que 2009 poderá ser um ano de conquistas e vitórias pra todos aqueles que depositarem seus sonhos e esperanças em Deus.
Portanto, assim como 2008 fora para nós uma terra de vales e montes, Deus não perdeu o controle em nada, e em 2009 Ele continua tendo o controle sobre todas as coisas, e Ele quer nos preparar para que possamos superar todas as coisas e viver do melhor que Ele nos preparou.
Então comece a profetizar das bênçãos de Deus, diga isso: “Esse é um ano da virada, da mudança, da reposta, da colheita, do melhor de Deus em minha vida!”
Você que crê nisso dê uma salva de palmas ao Senhor!
Nesse ano vamos colher cem vezes mais daquilo que plantamos e que ainda vamos plantar.
(Mensagem ministrada no dia 31/12/2008 às 23:00h)

2009: O ANO DO MELHOR DE DEUS E DA EDIFICAÇAO DA CASA DO SENHOR
No limiar de um ano novo, surgem desafios novos, horizontes novos, relacionamentos novos, compromissos novos, vitórias novas, mas também dificuldades novas, conflitos novos, responsabilidades novas, tudo depende de como acolhemos um novo tempo.
Esse é um momento em que encontramos as pessoas reflexivas, por vezes com esperanças, por vezes com medo. É o medo do novo, do desconhecido, da página em branco que precisa ser escrita.
Somos chamados por Deus a determinar alvos em Cristo para nossas vidas e seguirmos com esse propósito para os alcançar também em nossas famílias, nossos relacionamentos, nossa igreja, nossa profissão, nosso ministério, nossos sonhos...
Mas também, Deus nos chama a repousar a mão no arado, na construção do novo campo, na preparação do novo terreno, na responsabilidade de semear as sementes que serão os frutos do amanhã.
Onde temos descansado nossa mão? Qual o nosso compromisso com Deus e sua obra? Qual o nosso compromisso com a Igreja Batista Beth-Shalom? Qual o nosso compromisso com o Reino de Deus?
Por fim, temos que ter uma direção, um alvo, um ideal. Ninguém chega a lugar nenhum se não marchar na direção de um ideal, pois sem a direção do alvo nos perdemos pelo caminho.
O ano de 2009 é o ano de colhermos os frutos plantados em 2008. Vamos profetizar por onde passarmos que 2009 será o ano de edificação da Casa do Senhor, o ano do melhor de Deus.
Para os judeus o ano de 2009 já se iniciou, a contagem deles é diferente da nossa, eles estão no ano 5529, e para eles o ano de 2009 é o ano da doçura de Deus, ou seja, é o favor de Deus que será derramado sobre nossas vidas, por isso se prepare pois o melhor de Deus está por vir. Deus te abençoe!Seus conservos,
Pr. Junior Conde e Prª Isabel Cristina Conde


CRONOGRAMA DE ATIVIDADES PARA 2009

JANEIRO

01 a 12 – Projeto abençoando 2009: O Ano do Melhor de Deus – 19:30h no templo da IBBSH.
11 – Ceia do Senhor – 19:30h

FEVEREIRO

07 e 08 – Festividades do início do ano letivo da EBD.
08 – Ceia do Senhor - 19:30h
22 – Manhã com a família.
27 – Vigília de Oração no Templo da IBBSH – 19:30h às 00:00h.

MARÇO

07 – Chá para mulheres
08 – Manhã com a família.
08 – Ceia do Senhor - 19:30hs
27 – Vigília de Oração no Templo da IBBSH – 19:30h às 00:00h.

ABRIL

12 – Manhã com a família.
12 – Ceia do Senhor - 19:30h
17, 18 e 19 – 3º Seminário Homens da Promessa
24 – Vigília de Oração no Templo da IBBSH – 19:30h às 00:00h.
25 – Culto de Ações de Graças pelo aniversário do Pr. Junior Conde.

MAIO

10 – Manhã com a família.
10 – Ceia do Senhor - 19:30h
16 e 17 – 1º Encontro de Casais
29 – Vigília de Oração no Templo da IBBSH – 19:30h às 00:00h.

JUNHO

11 – Churrasco de Confraternização
14 – Manhã com a família.
14 – Ceia do Senhor - 19:30h
26 – Vigília de Oração no Templo da IBBSH – 19:30h às 00:00h.

Nenhum comentário:

LinkWithin

"Poderá gostar de:" Related Posts with Thumbnails