segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Deus tem uma porta para abrir para ti

Atos 16-16 a 31, 35-40.
“Os humilhados serão exaltados”
Tem pessoas que em algum nível ou em alguma situação da vida, sofrem vexame e humilhação. Todos nós sofremos, inclusive Paulo e Silas sofreram.
Só que a diferença é que, quando Paulo e Silas foram humilhados, quando passaram pelo vexame, eles poderiam ter pensado: “- Acabou o nosso ministério aqui. Quem vai querer ouvir um pregador cujas roupas são tiradas, tendo o corpo com marcas de chicotes e varas nas costas. Quem quer ouvir um pregador que é lançado no fundo do cárcere, ou seja, no lugar onde fica os piores criminosos. Quem quer ouvir esta pessoa, quem ainda crê nela?”
Eles não pensaram assim. Sabe por quê? Eles estavam fazendo a vontade de Deus.
Sabe como Deus abre a porta da honra para ti? Quando você fizer a vontade de Deus!
A situação de Paulo e Silas, não foi gerada porque eles falaram mal de um líder, ou porque se levantaram contra autoridade. O único “erro” deles, foi ter expulsado um demônio de adivinhação de uma moça.
Ainda que alguma situação contrária aconteça na tua vida, e parecer que Deus não fez nada, pode se preparar, porque aquilo que ele fará no final, será muito maior e melhor do que aquilo que te aconteceu de vergonha e humilhação.
Você não vê Paulo e Silas murmurando. Por quê? Eles tinham consciência de quem eram.
As portas da honra de Deus para ti nunca serão abertas até que você tenha consciência de quem você é. Paulo e Silas poderiam dizer: “-Fomos abandonados por Deus, cadê Deus? Isso não é justo.”
Há um problema na nossa vida, atrapalhando a porta da honra de ser aberta: nossa justiça própria. Só que, é uma justiça mundana e não de alguém que nasceu de novo. É uma justiça que não é do reino de Deus, do tipo: “Me feriram? Vou ferir também.”
Muitos de nós talvez, se estivéssemos no lugar de Paulo e Silas diríamos: “ - O que eu fiz pra merecer isso?”
Diz o texto, que eles estavam louvando e adorando, porque eles sabiam quem eles eram. Se você quer que a porta da honra se abra pra você, entenda que mesmo quando algo que deveria dar certo e der errado, não se esqueça de quem resgatou você, porque quem está no controle, tem algo muito poderoso e sobrenatural preparado para você.
Quem resgatou você, sabe do que você não sabe. Paulo e Silas tinham consciência da sua identidade. Que consciência é essa? Deus não lhes abandonou.
Quando a nossa alma nos leva a esses pensamentos de que Deus nos abandonou, você será levado a uma crise, e essa crise, vai determinar na sua vida: “-Eu não quero mais saber de Deus, eu não quero mais saber de irmão, eu não quero mais saber de Igreja, prá mim chega.”
No fracasso, haverá uma porta de honra prá você. Porque Deus não nos avalia com emoções e sentimentos como nós. O que para mim e prá você é fracasso, prá Deus é uma porta de uma grande vitória, prá você crescer, prá aumentar a intimidade, uma fé mais operante. É uma porta prá frutos que você nunca provou na história da sua vida até aqui.
Paulo e Silas provaram isso. Eles não se deixaram nutrir de nenhum sentimento contra os homens. Eles apanharam, mas não se deixaram nutrir por nenhum sentimento de vingança, de raiva.
Imagine Paulo, ele sabia da intimidade que ele tinha. Eles adoraram a Deus, porque a adoração também determina o nível da sua confiança, e em que mãos está. Ela vai mudar a história da sua vida.
Eles estavam adorando. Isso quer dizer o seguinte: se você quer honra, você vai ter que abrir mão da sua justicinha, do tipo: “ - Mas eu estou certo!” A nossa justiça é um negócio tão maligno, que a gente até acaba se esquecendo do que está escrito na Palavra, e passa a julgar os outros.
Porque independente do erro que fizeram contra mim, eu não tenho o direito de julgar nem falar mal de ninguém. Deus não matou o juiz e a escrava. Deus não matou nem o demônio que saiu dela, pois o negócio dele era com seus filhos.
O negócio de Deus não é com quem feriu você, mas é com você, que é filho. É com você, que está debaixo de um propósito, de uma promessa. É com você, com quem ele tem uma aliança, não perca isso. Porque se não, você vai se ocupar, não só dos sentimentos, mas das pessoas.
Muitos perdem a oportunidade de ver as portas da honra aberta, porque ao invés delas enxergarem o propósito de Deus na situação, elas estão enxergando as pessoas que o diabo usou para ofendê-las, pra magoá-las e maltratá-las.
Você quer ser honrado? Seu problema não é seu marido e também não é a sua esposa, seu problema é o seu coração. Porque o seu coração te diz: “-Ele vai me pagar.”
Diz assim: “Independente da humilhação e da vergonha que passei, a vontade de Deus será estabelecida na minha vida, e nenhum dos propósitos e planos do Senhor serão frustrados”.
Tudo aquilo que Deus disse, vai acontecer conforme ele falou. Porque aquilo que ele disse, independente do que agora está acontecendo, ele pode até fazer retroceder para voltar no ponto que estava, pra manifestar aquilo que ele prometeu que faria.
O seu problema para você é desespero? Para Deus é oportunidade. Porque Deus sempre está vendo uma oportunidade de trabalhar na minha e na sua vida.
Paulo e Silas sabiam que Deus nunca abandona seus filhos. Pra nós, não abandonar é proteger o tempo todo e não permitir que nada dê errado.
Diz pra pessoa ao seu lado: “O final é sempre melhor do que o começo”.
Quem foi que abriu a porta para Paulo e Silas ir embora? O terremoto? Não. O terremoto foi apenas o começo.
Se você esperar Deus fazer e trabalhar, os mesmos que acharam que deram fim a você, irão te pedir desculpas, irão te honrar e irão reconhecer que a boa mão do Senhor está sobre a tua vida e que você é de Deus.
Há um sinal na tua vida maior que qualquer pistolão, autoridade, é a marca do sangue do Cordeiro que diz: “Esse é meu filho”.
Ele é o Senhor que te levanta e honra. Nenhum dos seus propósitos podem ser frustrados. Ele não te abandonou. Deus está compromissado com você.
O compromisso, a aliança de Deus com você, é maior que a vergonha, o vexame e a humilhação que você sofreu. Quando algo errado acontece, Deus espera sua reação.
Quando eles foram presos, Deus não interviu...Quando eles foram açoitados, Deus não interviu...Quando eles foram arrastados pela rua até a praça, Deus não interviu.
Mas quando eles começaram a adorar, a buscar, Deus pensou: “- O compromisso que eles tem comigo é maior do que está acontecendo.” Com isso, Deus não pode mais ficar em silêncio. Por isso, não alimente os demônios com a tua dor, com o teu sentimento de abandono. Levante nessa noite e diga: “Deus é fiel”. Mostra pra Ele o teu compromisso.
Paulo e Silas manifestaram isso pra Deus. O nosso compromisso não é com aquilo que nos fizeram, mas é com Deus. Por isso, perto da meia noite, eles estavam orando e adorando.
Se a tua luta te fez ficar de boca fechada, desculpe, o teu compromisso está sendo com ela. Não reclame se a promessa está demorando, pois é a sua luta que está deixando você sem ânimo para ir à igreja.
Quando você era do mundo e estava triste, ia ao baile. Agora está triste e não quer ir prá igreja?
Vá para o lugar onde a presença de Deus vai animar você. O Senhor é o teu Deus. Eles estavam cantando, as portas se abriram.
Diz para a pessoa ao seu lado: “Deus tem uma porta para abrir para ti, a porta da honra”.
Aquele que resgata, também é aquele que cuida. Deus não cuida de você só quando te abençoa. Ele cuida de você também quando as coisas dão errado. Ele é o oleiro que está tirando o ar da massa para quando o vaso for para o fogo, não rachar. Quem quer ser vaso pra desonra? Ninguém. Sabe por quê?
Porque o vaso pra honra, é vaso que tem um valor inestimável. É vaso que a sua raridade é manifestada, não por aquilo que ele produz, mas por aquilo que ele contém. Se você quando canta diz: “Eu quero ser um vaso novo!” Pra conter a glória do Senhor nesse vaso, tem que ser um vaso provado. A questão do vaso não é a textura, é o quanto do calor você suporta.
Quer ser vaso pra honra? Então agüenta o açoite. Há momentos de adversidades que vêm açoites. Mas você precisa entender que, se a luta começa, e a tua reação é negativa, tudo pára.
O deserto que você está enfrentando, é do tamanho da boca que você tem. Aquele que te resgatou, cuida! Ele irá completar a obra, vai fazer aquilo que Ele determinou fazer na tua vida.
Vexame e vergonha entrou na sua vida sabe pra quê? Para fortalecer e encorajar outros irmãos. Como é que é, pastor? É isso mesmo, Vexame e vergonha entrou na sua vida para fortalecer e encorajar outros irmãos, outras pessoas.
Lá no verso 40 diz o texto que, depois que Paulo e Silas saíram da prisão, eles foram para casa de Lídia e lá, eles encorajaram e confortaram os irmãos.
Diz para a pessoa ao seu lado: “Tem gente de olho em você”.
Está sendo humilhado? Tem gente olhando pra você. Estão olhando como você está, se você continua com a mesma fé, se continua adorando, orando, caminhando pra casa de Deus.
A maneira como você vai se comportar nessa situação, vai ser determinante para alguns crescerem, para alguns se fortalecerem, se firmarem, para alguns darem testemunho de fé, como aconteceu com o carcereiro. Tem gente que vai se converter só porque você foi humilhado e passou por vexame.
Talvez para você é tempo perdido, mas amanhã seus filhos e seus netos nunca vão conhecer porque no teu tempo de humilhação e vergonha você manifestou pra ele sua fé inabalável.
Amanhã teus filhos vão dizer: “-Olha, eu vou servir o Deus do meu pai.” Por causa da tua humilhação, tem gente que vai ser abençoada, vai se converter, vai ter a vida mudada. Aquele carcereiro teve a vida mudada só por causa de Paulo e Silas.
Portanto, fica firme! Porque todas essas atitudes de Paulo e Silas dissertadas nesta mensagem, vão abrir a porta da honra na sua vida.
Eu não sei qual o momento que você está passando. Eu não sei qual o seu problema. Eu não sei qual a sua dor, a sua luta, a sua aflição, mas uma coisa eu sei: O Senhor pode verdadeiramente trazer a solução para você. O Senhor tem poder para trazer a este problema insolúvel, a solução agora.
Deus tem poder pra liberar aquele dinheiro que você pensa que nunca vai receber. Ele traz para suas mãos.
Deus tem poder pra mudar a história da sua família, mudar a história do seu marido bêbado, do seu filho viciado, da sua esposa que não quer saber de você e muito menos de Deus.
Deus tem poder pra fazer infinitamente mais, além daquilo que pedimos e pensamos.
Você que tem uma promessa de Deus no seu coração, talvez esteja dizendo: “Ah, mas está tardando muito!” Lembre-se de uma coisa: Deus nunca tarda, Ele chega sempre na hora certa. A última palavra é do Senhor!
(Mensagem ministrada no culto do dia 18/01/2009 às 20:15hs)

Um comentário:

Natalino da Silva disse...

Olá Pr.Conde, paz do Senhor!

Estou aqui pensando, que mensagem maravilhosa que Deus lhe deu nesse dia.
Gostaria muito de estar nesse culto.
Vou repassar essa mensagem para alguns dos grupos em que participo, com certeza Deus vai falar com alguém.

Fraternalmente,
Natalino

LinkWithin

"Poderá gostar de:" Related Posts with Thumbnails