segunda-feira, 6 de abril de 2009

Geração que luta!

Jz 1: 1-4
O texto começa ressaltando a morte de Josué, o grande líder de Israel após Moisés.
Quando há uma morte, há uma lacuna, um vácuo, um sentimento de perda, solidão, de ausência. Há uma tristeza e ao mesmo tempo uma interrogação: 'E agora, o que será, como será, o que acontecerá?"
Mas diante da realidade da morte, da perda, há o confronto da realidade da vida para os que ficaram, afinal a vida, o futuro, não termina com a morte de alguém, por mais que tivéssemos amado esse alguém, caminhar, ir em frente é preciso.
É preciso fazer arranjos, ajustes, novos planos, arrumar a casa, jogar coisas fora, ir em frente necessário e preciso.
É necessário que se desperte uma geração que luta. Que luta pelos verdadeiros valores, que luta pelas suas próprias conquistas e não vive das conquistas, achados e vitórias dos outros.
A geração que luta, é a geração que compreendeu que:
1 - Algumas coisas precisam morrer.
Precisam morrer relacionamentos que não edificam, que não levam para o alvo, para o propósito.
Precisam morrer ataduras com o passado, precisam morrer sentimentos que levem você de volta ao 'paraíso do sem rumo' ou 'terra do nunca'. Nunca muda, nunca progride, nunca vê e encara a vida de outra forma.
Precisam morrer velhos hábitos, velhas manias, velhas atitudes. O que está precisando morrer em você ou para você, para que você leve a sério o que Deus quer e requer de você?
Na Bíblia encontramos que a benção para Isaque veio logo depois que seu pai Abraão morreu. "Depois da morte de Abraão, Deus abençoou a Isaque, seu filho; e habitava Isaque junto a Beer-Laai-Rói".
Algumas coisas precisam morrer para que você ouça claramente a voz de Deus, para que você perceba que tudo que ata você ao passado e impede você de ir em frente precisa ser sepultado.
A Geração que luta, é a geração que compreendeu que:
2 - Não adianta ficar chorando o passado.
Até quando você vai ficar resmungando que alguém lhe traiu, que alguém passou você para trás, que alguém tratou você mal, que alguém retribuiu o seu bem com mal, que alguém caluniou você?
Olha para os lados, sai da frente do espelho, tem mais gente ao redor, tem mais gente na mesma situação sua, só que algumas com a diferença que não perderam tempo, perceberam que não adiantava viver do e no passado e foram em frente.
Aliás, se você não resolver levantar, andar, ir em frente, ninguém fará por você.
A Geração que luta, é a geração que compreendeu que:
3 - Tem uma obra específica para fazer
"Respondeu o Senhor: Judá subirá; eis que entreguei a terra na sua mão" (Jz 1:2).
Você não vai morrer como os outros, Deus escolheu você para uma obra especial que só você poderá fazer, e Ele espera que você responda positivamente.
Muito tempo já se perdeu chorando, lamentando, é hora de enganjar-se no que Deus tem para você, de formar fileira com aqueles que estão dispostos a tudo pela obra de Cristo.
Coloque o seu nome no versículo acima e veja que foi a você que Deus escolheu para fazer diferença em sua geração, para fazer parte da geração que luta.
Se você ainda tinha dúvidas, se você ainda estava esperando uma outra palavra, confirmação, aí está, Deus escolheu você para uma obra que só você poderá fazer, para uma obra que Ele já vem há tempos falando com você, ou pelo menos tentando ser ouvido.
Hoje é o dia de dar ouvidos ao chamado, à ordem dEle e ir se preparar, enfim, ir.
Deus tem uma obra específica para você e você tem pago caro por não dar ouvidos a Ele.
Você tem usado todo tipo de desculpas, você tem usado as mesmas desculpas de Moisés, de Jeremias, de Jonas, mas Deus não aceita desculpas, Ele diz como disse a Jeremias: 'De uma forma ou de outra você irá e tudo que Eu mandar você dirá, e onde Eu enviar você, você irá.'
Logo, não adianta tentar se esconder ou fugir de Deus, Ele tem um jeitinho todo especial de nos achar, de nos descobrir, e espera tão somente que digamos: 'Eis-me aqui, quero fazer parte da geração que luta.'
A Geração que luta, é a geração que compreendeu que:
4 - Que Deus é fiel e provedor.
"Subiu, pois, Judá; e o Senhor lhes entregou nas mãos os cananeus e os perizeus; e bateram deles em Bezeque dez mil homens"(Jz 1:3).
Quando Deus nos envia para fazer algo, Ele nunca tem em mente nos deixar perder, ou que possamos ir sem Ele, sem a ajuda, sem a ação dEle. Ele espera nossa obediência, mas Ele já preparou tudo para a nossa vitória.
Se você precisar de ajuda, Ele providenciará, se você precisa de incentivo, Ele providenciará, se você precisar de coragem, Ele providenciará, Ele é fiel e jamais iria mandar você para uma situação que Ele não estivesse intencionando fazer você crescer e vencer.
Israel teve prova da fidelidade e provisão de Deus, logo que enfrentou um grande obstáculo, o Mar Vermelho à frente deles, e depois quando teve fome, mas em nenhum momento Deus os deixou, nem planejou que eles lutassem sós.
Se você olhar para trás, terá que cantar a mesma letra do hino que diz: 'Conta as bênçãos, conta quantas são, recebidas da divina mão. Uma à uma, dize-a de uma vez e verás surpreso o quanto Deus já fez!!'
Em todas as gerações Deus não está buscando aqueles que são mais inteligentes, nem aqueles que são mais bonitos, nem aqueles que são mais influentes.
Deus está buscando em todas as gerações aqueles que se submetem à vontade dEle e se põe a lutar para cumprir a vontade dEle.

2 comentários:

Enєιdα Lovely disse...

Olá Pr..tudo bem contigo? passando pra te desejar uma semana abençoada!!Abraços

GERALDO CARLOS PRATA disse...

Graça e Paz! maravilhoso este artigo com o tema geração que luta. Gostei muito que bloguei no meu blog também, espero que se alegre comigo seguindo o meu ok. Paz de Cristo!

LinkWithin

"Poderá gostar de:" Related Posts with Thumbnails