segunda-feira, 22 de junho de 2009

É DEUS QUEM FAZ A DIFERENÇA!

Neemia 1.3 e 2.1-18
Jerusalém é uma cidade sagrada para todos os judeus. Ela é chamada a “Habitação da paz”, a “Cidade da justiça”, a “Lareira de Deus”, a “Santa cidade”, a “Cidade do Grande Rei”.
A Bíblia chama Jerusalém de “Fortaleza de Sião”. Ela é o centro espiritual do mundo. Deus escolheu Jerusalém para ser o centro dos Seus cultos, da Sua Lei, da Suas revelações e proclamações ao mundo.
Pois bem, esta cidade, esta “Fortaleza de Sião” estava com os seus muros derrubados, as suas portas queimadas, enfim, uma verdadeira desgraça!
Artaxerxes, que agora reinava sobre a Pérsia, tinha como seu copeiro um homem chamado Neemias, um judeu.
Quando Neemias, que era um copeiro, sem nenhum preparo social, que não tinha feito qualquer curso de urbanismo ou de engenharia de reconstrução, se viu diante de Jerusalém naquele estado, sabem o que ele fez? Ele não aceitou a situação.
Neemias foi o único homem que não se conformou. O rei e os governadores devem ter dito: ‘Ah, paciência com Jerusalém’, os magistrados não tomaram nenhuma atitude. Dentre todos, somente um homem não aceitou a situação!
Irmãos, esta figura de Jerusalém queimada e derrubada é a figura de muitas pessoas hoje em dia. Pessoas que são importantes, preciosas, como Jerusalém é aos olhos de Deus, mas, que, por circunstâncias, por ventos, chuvas, situações difíceis, foram derrubadas pela vida.
O desejo de Deus nesta noite é que eu e você sejamos agora revestidos desse homem, e, como ele, não aceitar a situação adversa que pode estar atravessando agora na nossa vida.
Então, queridos, que tu sejas o Neemias da tua família, da tua empresa, dos teus negócios, e que digas: ‘Com Deus, eu sou capaz de restaurar estes muros! Faça como Neemias, que pensou: ‘Se o rei não quer, os governantes e os magistrados não querem, eu trago a mim esta responsabilidade’.
Neemias teve uma visão de como Deus pode operar na vida de uma pessoa. No 2:11-12 Neemias diz: “Cheguei a Jerusalém, onde estive três dias. Então, à noite me levantei, e uns poucos homens, comigo; não declarei a ninguém o que o meu Deus me pusera no coração para eu fazer em Jerusalém. Não havia comigo animal algum, senão o que eu montava.”
Esta passagem me chamou a atenção onde ele diz: ‘eu não declarei a ninguém o que Deus colocou no meu coração’.
É muito importante pensarmos juntos uma coisa: Deus vai colocar em cada um, pessoalmente, um sonho, uma visão; mas, como foi com Neemias, isto terá que ser um segredo entre a pessoa e Deus.
Em sua visão, Neemias concluiu: ‘Deus vai fazer que eu reedifique os muros; Ele vai tocar o coração do rei Ataxerxes, vai mover os governadores, os magistrados, vai fazer Asafe me deixar entrar na floresta para cortar madeira para as portas, mas eu não vou contar a ninguém. Vou esperar a hora certa’.
Cuidado para não ficar comentando aí pelas esquinas as coisas que Deus coloca no seu coração, porque tem muita gente que tem olho grande, inveja, que só quer o mal e nunca o bem de ninguém, que só quer puxar o tapete dos outros.
Devemos aprender uma coisa com Neemias, quando ele disse: “não declarei a ninguém o que o meu Deus me pusera no coração”.
Deus coloca coisas no nosso coração: inspirações, motivações, encorajamento...
Então, guarda isso para ti, não permita que pessoas negativistas destruam as coisas que Deus coloca no teu coração.
Diz para a pessoa ao seu lado: “O inimigo não quer ver o seu bem”.
Quer ver como isso é real? Vamos reportar para o verso 10: “Disto ficaram sabendo Sambalá, o horonita, e Tobias, o servo amonita; e muito lhes desagradou que alguém viesse a procurar o bem dos filhos de Israel.”
Sambalate e Tobias foram contrários a Neemias, e começaram a criar obstáculos. Toda caminhada de vida tem obstáculos, contrariedades, mas Neemias não se deteve diante das contrariedades.
Aliás, todos nós temos os Sambalás e os Tobias na vida. Só Deus sabe quantos Sambalás e Tobias tentaram nos impedir de construir essa igreja. Então, não permita que os sambalás e os tobias te detenham!
Veja o que diz a Palavra nos vs. 16-17 “Não sabiam os magistrados aonde eu fora nem o que fazia, pois até aqui não havia eu declarado coisa alguma, nem aos judeus, nem aos sacerdotes, nem aos nobres, nem aos magistrados, nem aos mais que faziam a obra.
Então, lhes disse: Estais vendo a miséria em que estamos, Jerusalém assolada, e as suas portas, queimadas; vinde, pois, reedifiquemos os muros de Jerusalém e deixemos de ser opróbrio.”
Uma coisa eu digo para ti: Espere a hora de Deus na sua vida!
Neemias, na hora de Deus, revelou a todos o que Deus colocara no seu coração. Ou seja, ele estava dizendo: ‘Vocês estão vendo a miséria, a destruição de Jerusalém? Venham, vamos nos unir, Deus nos chamou para reconstruir os seus muros. Agora é a hora!
Diz para a pessoa ao seu lado: É DEUS quem faz a diferença!
Vamos ver o que Neemias disse no vs. 18 “E lhes declarei como a boa mão do meu Deus estivera comigo e também as palavras que o rei me falara. Então, disseram: Disponhamo-nos e edifiquemos. E fortaleceram as mãos para a boa obra.”
Neemias estava dizendo àquela gente: ‘Nós não estamos sozinhos nesta obra. Deus está no controle! Ele nos guia vitoriosamente!’.
Então a palavra para você nessa noite é: AGORA é o tempo de fixares os olhos em Cristo, acreditar nas promessas, manter firme a tua confissão e te dispores para a obra! Assim como Deus fez com Neemias, Ele quer fazer comigo e contigo.
Talvez você esteja querendo a restauração da sua vida, de sua família, do altar de Deus em sua vida. Talvez sua situação seja como a situação de Jerusalém.
Quando os muros foram derrubados, os limites da cidade foram removidos, a cidade se encontrou sem limites. Quem sabe se você já não se encontra a muito tempo assim, sem limites entre o certo e o errado, entre o espiritual e o carnal, entre o aceitável e o indesejável!
Quando as portas foram destruídas a insegurança passou a reinar naquela cidade. A cidade ficou vulnerável aos ladrões, salteadores, a bestas feras que podiam entrar a noite tornando-se um perigo constante para aqueles moradores. Talvez sua vida esteja assim, completamente insegura...
Quem sabe você não esteja encontrando um lugar de refúgio e de descanso. Tudo à sua volta é só ruínas.
Depois de ouvir Neemias, o povo disse: ‘Disponhamo-nos, mãos à obra!’. E fortaleceram as mãos para a reconstrução dos muros.
Queridos, hoje é o dia de você começar a reconstruir aquela área da tua vida! Você tem potencial para faze-lo. Você só tem que dizer: ‘Estou pronto. Eu sou capaz! Eu vou reconstruir!’.
Só que, você sabe que ninguém reconstrói nada sem investir. Sem investir talento, sem investir tempo, sem investir perdão, sem investir amor, sem investir dinheiro. Tudo que investires, Deus te recompensará multiplicando.
Quem sabe você seja o único crente na tua família, o único crente no teu trabalho, o único crente no meio dos teus amigos, mas é esse único que, por crer em Deus, faz a diferença.
Neemias era o único, e foi capaz de mudar um reino inteiro. Você também pode ser o único, e mudar tudo à tua volta!
É HORA DE RECONSTRUIRES OS TEUS muros, os teus SONHOS, a tua família, a tua empresa...
Se você quer mudar essa situação em que te encontras, e fazer a diferença no meio dos seus, em espírito de oração, fique de pé e comece a orar pedindo a Deus que venha sobre a tua vida, sobre a tua casa, sobre a tua empresa, sobre os teus sonhos, com uma unção de ousadia, de coragem, de força, pra você se levantar, pra você guerrear, pra você conquistar, pra você transformar tudo em sua volta!
(mensagem ministrada no culto de domingo a noite 21/06/2009)

2 comentários:

Anônimo disse...

A paz do senhor muito PR CONDE vim te agradecer sua nobre visita assim como seguir nosso humilde blog,,eu li seu texto,eu gosto muito de sempre refletir nessa passagem realmente NEEMIAS fui usado grandemente por DEUS,contribuiu grandemente na edificação do reino asolado,mas e isso que o SENHOR esteja abençoando cada um que passar por aqui atraves das palavras colocada em teu coração e sinta paz a mesma que eu senti ao chegar aqui,graça e paz seja convosco,e a todo teu ministerio !!!!

Alessandra disse...

astor Conde,certamente me torno seguidora deste blog hoje,e mais certamenteainda coloco em prática na minha vida esta revelação especial que Deus lhe deu!

LinkWithin

"Poderá gostar de:" Related Posts with Thumbnails