segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Não aborte as bençãos de Deus

"Crede no Senhor vosso Deus , e estareis seguros. Crede nos Seus profetas e prosperareis." (II Cro 20:20).
O texto ao qual nós vamos meditar nesta noite é curto e relata a visita que um jovem rei fez a um velho profeta. Por isso, quero convidar você a não ficar desatento à pregação da Palavra, pois a fé vem pelo ouvir, o ouvir a mensagem da Palavra. Portanto, abra o seu coração, porque somente assim você sairá daqui tremendamente abençoado.
II Rs 13: 14-20
Diz o texto que Jeoás, rei de Israel, era jovem e inexperiente quando um desastre ameaçou o seu reino. O exército síro mobilizou-se contra ele e sabia que não podia enfrentá-lo. Tinha visões terríveis de derrota, de aprisionamento e até mesmo a morte o perseguia. Sentia-se doente de preocupação.
Do outro lado, está o Profeta Eliseu. Devia estar na casa dos 80 anos. Foi grandemente usado por Deus, como Profeta, por cerca de 50 anos e muitos milagres foram realizados através dele...
Jeoás, mesmo não sendo um homem comprometido com Deus, muito pelo contrário: “Fez o que era mau perante o SENHOR...” II Reis 13:11 – decidiu ir visitar o velho profeta.
Mas, qual era a motivação da visita?
Teria ido porque estava em dificuldade? Teria ido aconselhar-se? Teria ido redimir-se? Teria ido em consideração ao Ministério daquele morimbundo, prestes a morte? Ou teria ido para fazer uma “média” com o homem de Deus e com a religião dos israelitas?
Não se sabe ao certo. Pouco importa qual foi a motivação. O que importa, é que ele foi e foi abençoado. Porque todas as vezes que alguém procura a Deus, esse alguém é abençoado.
Não sei qual a motivação de cada um ter vindo aqui esta noite. Quem sabe veio obrigado, ou que alguém o convidou...
Mas creio, que muitos – todos – vieram com a motivação correta. Adorar a Deus, alimentar-se da Palavra, prestar um culto de louvor ao Senhor, Amém? Independentemente da motivação, você está na presença de Deus. Ele o trouxe aqui e você sairá daqui abençoado.
Mas, como foi a visita?
O rei se aproximou do velho profeta, um homem digno, e o abordou, cheio de lisonjas, chorou sobre ele, foi um espetáculo.
Penso que Jeoás estava chorando não porque Eliseu estava morrendo, mas porque ele mesmo poderia morrer. O homem de Deus sabia o que estava no coração do rei.
Diz o texto bíblico, que “Eliseu pôs as mãos sobre as mãos do rei”. Eu creio que só esta atitude, já fez bem ao coração de Joás.
Como será que o rei havia se aproximado do Profeta? Ele é um homem de Deus.
Talvez quem sabe, como muitos de nós temos uma idéia equivocada, fazemos um pré-julgamento de alguém, Jeoás também tivesse essa idéia a respeito do homem de Deus: “Ele sabe que eu não estou no caminho. Ele sabe dos meus pecados. Ele vai me ‘jogar na cara’ todos os meus erros. Vai me dar um sermão”.
Mas não. O rei não ficou titubeando, o rei chorando vai à presença do profeta, e o profeta coloca as mãos sobre ele. Você sabe o que isso significa, numa hora em que o nosso coração está apertado e alguém coloca suas mãos sobre nós???
Coloque as mãos sobre o ombro do seu vizinho e diga: “Deus te abençoe”. Como servos de Deus, somos chamados para colocar as mãos sobre as pessoas e abençoá-las.
Quando Deus chamou Abraão (Gn. 12), para sair da terra onde estava, do meio dos seus amigos, do meio dos seus parentes, da sua comodidade, para um lugar que Abraão nem sabia onde era, Deus disse a ele: “SÊ TU UMA BÊNÇÃO”.
Eu, você, todos nós aqui, nascemos para ser bênção na vida das pessoas. Como podemos ser bênção na vida das pessoas?
Podemos ser bênçãos na vida das pessoas orando por elas. Como é bom saber que alguém está orando por nós. Não podemos ser bênção na vida de ninguém, sem oração. Às vezes pensamos que somos bênçãos na vida de outro fazendo críticas...
Diz a pessoa ao seu lado: Crítica não muda ninguém, oração muda. Crítica não abençoa ninguém, a oração abençoa.
A idéia que muitos têm a respeito de nós, é que o nosso prazer é o de acusar, o de apontar o dedo. Não! Nós não fomos chamados para isso, para acusar, para condenar, mas sim para abençoar.
O profeta também disse ao rei: “Abre a janela”.
Esta expressão é muito significativa. Não se pode disparar setas contra uma janela fechada. É preciso abrir a janela, criar oportunidades.
Deus não entra, a bênção não vem, você não sai para as conquistas, de janelas, de portas fechadas. É preciso que você abra o seu coração para que Deus entre em sua vida. “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo” (Ap 3:20).
Deus está disposto a entrar na sua vida, a salvá-lo, a lhe dar vitória, mas você precisa se abrir para Ele entrar e agir em seu favor.
Você quer abrir a sua vida, nesta noite, para que Deus entre e o salve da morte, da perdição, do inferno? Quantos aqui querem isso nesta noite?
É preciso que você se abra para receber o agir de Deus em seu favor. Precisamos aprender a nos abrir para que Deus haja em nosso favor, para que Deus trabalhe em nossa vida, para que O Espirito Santo tenha liberdade de manifestar-se em nós...
Quantas pessoas existem aí que querem experimentar os milagres de Deus, os Dons de Deus, mas a religiosidade, a tradição, a racionalidade, as argumentações, o medo, tem impedido elas de abrir a janela. Se não tivermos coragem, disposição, Deus não agirá.
Convido você, nesta noite, a abrir-se totalmente e dar liberdade para que Deus aja, para que manifeste-se em você, para que derrame sobre você, do seu amor, do seu poder, da sua unção, dos seus dons...
Diz a pessoa ao seu lado: O homem de Deus profetiza vitória.
Então, lhe disse Eliseu: Toma um arco e flechas; ele tomou um arco e flechas. Disse ao rei de Israel: Retesa o arco; e ele o fez. Disse mais Eliseu: Atira; e ele atirou. Prosseguiu: Flecha da vitória do SENHOR!
Guarde isso no teu coração: “A bênção de Deus depende da nossa obediência”. Você quer ser abençoado? Seja obediente ao Senhor. Para sermos abençoados, é preciso que façamos tudo o que Deus nos diz para fazermos.
Isso nos faz lembrar do primeiro milagre que Jesus realizou, que foi durante uma festa de casamento. O vinho acabou, antes da festa terminar. Maria, a mãe de Jesus, chamou os serventes e disse a eles: “Fazei tudo o que ele vos disser” João 2:5
O resultado, todos nós sabemos: Jesus transformou a água em vinho. Então, o dirigente da festa disse: “Todos costumam pôr primeiro o bom vinho e, quando já beberam fartamente, servem o inferior; tu, porém, guardaste o bom vinho até agora” João 2:10
Quando fizermos tudo o que Ele ordenar, o melhor estará por vir. Diga comigo: “O melhor de Deus ainda está por vir”.
Retesa o arco; e ele o fez. Atira; e ele atirou. Prosseguiu: Flecha da vitória do SENHOR!
Quero convidar você a retesar o arco e a atirar a “Flecha da vitória do SENHOR nesta noite!
Com a mão de Deus sobre você, pense, mire, abra a janela e atire a “Flecha da vitória do SENHOR!”. Não se trata de pensamento positivo, de mensagem meramente motivadora, mas de Fé.
Seria tão bom se a história terminasse aqui. Mas ela continua:
O rei abortou a bênção de Deus.
Vamos voltar ao texto Bíblico, II Reis 13.18,19: “Disse ainda: Toma as flechas. Ele as tomou. Então, disse ao rei de Israel: Atira contra a terra; ele a feriu três vezes e cessou. Então, o homem de Deus se indignou muito contra ele e disse: Cinco ou seis vezes a deverias ter ferido; então, feririas os siros até os consumir; porém, agora, só três vezes ferirás os siros”.
Diz a pessoa ao seu lado: “Não desista. Quem insiste alcança a benção.”
Jeoás recebeu parte da bênção, mas a perdeu na plenitude. Ele foi ao lugar certo, à pessoa certa, mas não foi abençoado por completo. Qual o motivo? Não creio que foi falta de fé. Ele a exerceu, quando fazia o que o Profeta falava, mesmo sem entender o que estava acontecendo. Eu entendo que faltou a ele, perseverança. Não foi até o final da ordem.
Você quer ser abençoado por completo ou se satisfaz com parte da bênção?
Queridos, há muita gente que recebe sinais, parte da bênção, porque desiste no meio do caminho, não persevera.
Se queremos que Deus aja em nossas vidas, temos que conservar nossa fé e perseverar em qualquer situação.
O rei estava indo tão bem! Mas quando abortou a bênção, o Profeta ficou indignado, triste. A Bíblia não diz, mas imagino que Eliseu já enfermo, com essa tristeza, acabou partindo de vez.
No verso 20 diz: “Morreu Eliseu, e o sepultaram”.
Uma das coisas que mais entristece o coração de um líder, é quando observa as pessoas rejeitando, impedindo ou abortando as bênçãos de Deus, é quando vê a direção de Deus para uma pessoa e esta não se dispõe a seguí-la, é quando caminha por lugares diferentes de onde está a bênção, é quando alguém deixa a comunhão da Igreja.
Olha o que diz a Palavra de Deus em Hb 13:17: “Obedeçam aos seus líderes e sigam as suas ordens, pois eles cuidam sempre das necessidades espirituais de vocês porque sabem que vão prestar contas disso a Deus. Se vocês obedecerem, eles farão o trabalho com alegria; mas, se vocês não obedecerem, eles trabalharão com tristeza, e isso não ajudará vocês em nada.”
Eu creio que, uma das lições deste texto, é a de que Deus está disposto a estar do seu lado, em qualquer circunstância.
Assim como Jeoás, não interessa o seu passado, não interessa o que você fazia. Você que veio aqui nesta noite, você veio para a presençao do Senhor, e eu quero dizer, Ele está pronto a lhe abençoar por completo. Mas para isso, é preciso entregar-se totalmente a Ele, dispor-se a fazer o que Ele manda.
Se você crer nisso, coloque-se de pé, ore à Deus nesse momento, peça a Ele discernimento e perseverança para que você não aborte as bênçãos dEle sobre a sua vida, sobre sua família, sobre seus negócios, sobre suas finanças, em nome de Jesus Cristo.
(Mensagem ministrada no culto de domingo à noite - dia 09/08/2009)

Um comentário:

Pastor Guedes disse...

Prezados Irmãos do Beth-Shalom,

Passando pelo espaço de vocês me deparei com essa mensagem que já preguei a respeito, mas com uma aplicação diferente e fiquei impressionado com a semelhança (em partes) de nossa visão, no caso o Pr. Conde (é isso?).

Gostaria de ter a visita de vocês em pastorguedes.blogspot.com e também de linká-los em meu blog.

Forte abraço.

LinkWithin

"Poderá gostar de:" Related Posts with Thumbnails