domingo, 27 de setembro de 2009

DIA DO IDOSO

“Coroa de honra são as cãs, quando se acham no caminho da justiça” (Pv 16:31).
Na Bíblia, mais precisamente no Velho Testamento, Ancião é aquela pessoa velha e respeitável; um magistrado escolhido entre os mais velhos das tribos; normalmente os anciãos eram homens de idade madura, por isso mesmo eram chamados anciãos.
No hebraico, a palavra idoso dá a idéia do termo “presbítero” que significa: velho, idoso, experiente; digno de respeito, venerável.
O sentido literal é ”ancião velho”, e pode também ser traduzida como ancião.
Segundo o Aurélio, idoso é a pessoa que tem bastante idade; velho; muito idoso; antigo; gasto pelo uso; experimentado, veterano; que há muito exerce uma profissão ou tem certa qualidade; desusado, absoleto; homem idoso.
Há um jargão popular que as pessoas costumavam dizer quando eu era criança, eles diziam que “na velhice há sabedoria”. Essa frase era a dedução lógica de que, quanto mais se vive, mais se aprende.
As pessoas normalmente procuram conselho com outras mais velhas. Nos tempos bíblicos, os reis viviam rodeados de conselheiros, todos homens idosos. Mas, no livro de Provérbios, a sabedoria não é patrimônio dos anciãos.
É verdade que uma pessoa que viveu muito passou por experiências que devem ter-lhe ensinado algo, mas nem sempre é assim, porque
experiência não é simplesmente o que acontece com você, e sim o que você faz com o que lhe acontece.
A declaração bíblica é enfática: “Coroa de honra são as cãs.” Quer dizer, ter vivido muito, além de bênção, é um privilégio.
Se você tem vivido bastante, tem um capital valioso, uma riqueza extraordinária de vivências, um acúmulo fabuloso de conhecimento. Mas isso é suficiente? Do ponto de vista bíblico, tudo isso tem valor quando a pessoa idosa
“se acha no caminho da justiça”.
Sem o temor de Deus, com o tempo você acumula anos e talvez conhecimento, mas não sabedoria.
Conheço jovens com sabedoria assombrosa, e pessoas idosas que até o último dia da vida vivem cometendo um erro atrás do outro.
Errar nem sempre é falta de sabedoria. É parte do processo através do qual Deus permite que o ser humano cresça. A pessoa que não comete erros geralmente nada faz.
Quem vive com Jesus tem a capacidade de capitalizar o erro, de aprender, crescer e amadurecer com Ele.
Se você já viveu muito e está sentado hoje, incapacitado de andar, fisicamente, não permita que o sentimento de inutilidade se apodere de seu coração. As cãs de sua cabeça ou a ausência do cabelo que o tempo levou são demonstração da coroa de sabedoria que você recebeu, se Jesus faz parte de sua vida.
Que neste dia, você Pai, você Mãe, você Vovô, você Vovó, você Ancião e Anciã, possam fazer sempre essa oração em alto e bom som: "Ah, Senhor! Ajuda-me a envelhecer sabiamente, a aprender com as derrotas e as vitórias, com os erros e os acertos, para ser conselheiro útil aos mais jovens, porque “coroa de honra são as cãs, quando se acham no caminho da justiça”.
Há muitos textos na Bíblia que falam dos idosos:
Oséias 46.4:
“Até a vossa velhice eu sou o mesmo, e ainda até as cãs eu vos carregarei; eu vos criei, e vos levarei; sim, eu vos carregarei e vos livrarei.”
Levítico 19. 32:
“Diante das cãs te levantarás, e honrarás a face do ancião, e temerás o teu Deus. Eu sou o Senhor.”
Por tudo que falamos e por tudo que a Bíblia fala dos idosos, cremos profundamente nisto: Deus tem uma porção especial para o crente fiel, para que mesmo na sua velhice ele venha a ser um crente produtivo, dando exemplo e ensinando aos mais jovens. Assim podemos aguardar no Senhor, se Ele até lá não vir, que isto também se cumprirá em nossas vidas.
Por todos os exemplos que temos na Bíblia Sagrada e principalmente pelas Suas Promessas, como em Isaías 40.29-31: “Ele dá força ao cansado, e aumenta as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os mancebos cairão, mas os que esperam (Idosos) no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão,” fiquemos firmes, esperando só em Deus e em suas Promessas, e vermos as nossas forças serem renovadas, em plena Velhice!
Meus parabéns a todos Idosos. Deus os abençoe ricamente!

Um comentário:

Blog do Sheivison disse...

Parabens pelo seu blog e pelos post tambem, que Deus continue te abençoando grandemente, continue assim, visite meu blog passa la e comenta. Te vejo por la.

LinkWithin

"Poderá gostar de:" Related Posts with Thumbnails