quinta-feira, 19 de novembro de 2009

O LOGOS DÁ CIENCIA E O RHEMA REVELAÇÃO

"Não é primeiro o espiritual, e sim, o natural, depois o espiritual" (I Co 15.46)
Se desejamos alcançar revelação da parte do Senhor, precisamos ter primeiro conhecimento para que a revelação se cumpra. Eu não posso forçar a luz de Deus a vir, mas eu posso estar habilitado a percebê-la sempre que ela se manifestar.
Para que eu venha ter revelação preciso observar alguns princípios importantes:
Primeiro Princípio: Ter um coração consagrado a Deus
Em Juízes 16.20-21 lemos que Sansão foi derrotado pelos filisteus e estes lhe cegaram os olhos. Porque Sansão foi derrotado?
Porque ele era nazireu consagrado ao Senhor e o sinal da sua consagração era o seu cabelo.
Quando o cabelo foi cortado, então a sua consagração também foi cortada. Todas as vezes que a nossa consagração e obediência a Deus são quebradas, uma nuvem escura vem sobre nós. Nos tornamos como cegos para as coisas espirituais.
O pecado é algo terrível que produz insensibilidade em nosso coração e nos incapacita a ouvir e receber de Deus (Isaías 59.1,2). O alvo do diabo, como já dissemos, é impedir que vejamos; ele quer que sejamos cegos sobre Deus e Seu propósito.
Quando o pecado entra em nossas vidas, o diabo tem espaço para nos cegar e, assim, somos impedidos de obter revelação de Deus. A revelação do Senhor é para aqueles que obedecem, que tem um coração consagrado, dado, ofertado a Deus.
Existem muitos servos de Deus que não conseguem entender as coisas do espírito como se fossem homens não convertidos. Porque acontece isso?
Porque são servos que erram no coração. Não tem um coração consagrado ao Senhor. Por causa disso, os seus olhos espirituais, os olhos do coração, estão cegados e eles não podem ver as coisas espirituais.
Esse não é o único, mas talvez seja o principal motivo da cegueira no meio do povo de Deus. Por outro lado, aqueles que andam em obediência se tornam cada vez mais sensíveis e aptos para receberem de Deus nos seus espíritos.
Segundo Princípio: Ter um coração ensinável
Com relação ao ensino, há dois tipos de crentes na casa de Deus. Há aqueles que são portadores de uma doença que podemos chamar de complexo de Adão. Eles julgam que não devem aprender nada com ninguém, pois Deus vai ensinar tudo para eles. Na sua presunção, estes irmãos jogam fora séculos de história e de mover de Deus e esperam que Deus comece tudo outra vez com eles.
Por outro lado, há um segundo tipo - que são os piores - aqueles que julgam que já sabem tudo. Quem já sabe tudo não precisa mesmo aprender com ninguém, e nem mesmo precisa buscar revelação. Eles detém todo o conhecimento da humanidade.
Tais irmãos não devem esperar algo no Senhor, pois Deus os resiste. Tudo isso é soberba e Deus resiste ao soberbo, mas dá graça ao humilde (I Pe 5.5).
Em Apocalipse 3.18, o Senhor aconselha à igreja de Laodicéia a comprar colírio para que possa ver. Este ver é algo no espírito. Colocar colírio nos olhos significa buscar um coração ensinável. Quem não se dispõe a aprender com os outros também não vai aprender diretamente com o Senhor.
Sansão ficou cego por causa da falta de consagração; os laodicenses ficaram cegos por causa de um coração soberbo, que julga saber todas as coisas.
Revelação é simplesmente desvendar, é revelar algo que estava oculto. Mas não basta apenas revelar o que está oculto, é preciso que haja luz, caso contrário, não poderei enxergar.
Eu posso revelar o que está oculto em uma caixa, mas se não houver luz, de nada vai adiantar. O desvendar é importante e a luz é imprescindível, mas, se em mim não há olhos para enxergar, então foi tudo em vão.
O ministro deve abrir a Palavra e isto acompanhado de muita luz do Senhor, mas, se das pessoas, os olhos estiverem cegos, de nada adiantará. Antes de tudo é preciso que tenhamos olhos para enxergar. Se não cairemos no mesmo problema dos fariseus: tinham olhos, mas não viam, tinham ouvidos, mas não ouviam.
Eu não devo buscar aprender sozinho aquilo que meu irmão já sabe, pois Deus não vai me ensinar. Mas eu me disponho a aprender com meu irmão, então a luz de Deus virá através dele. Que o Senhor nos dê colírio para que possamos enxergar e alcançar revelação dentro da Sua Palavra.
Terceiro Princípio: Ter um coração limpo
Em Mateus 5.8, Jesus disse que os limpos de coração poderiam ver a Deus. Veja bem que esse ver é uma promessa para o futuro, mas também se refere ao tempo presente quando podemos ver, por revelação, a Deus (I Co. 2.9-10).
Há muitos que não podem ter revelação pelo simples fato de terem um coração impuro diante de Deus. Não é suficiente ter um coração limpo, precisamos ter um coração puro.
Ser limpo significa não ter pecado oculto, significa a apropriação completa do perdão do sangue de Jesus. Mas quanto a ter um coração puro, não é simplesmente uma questão de pecado.
Ter um coração puro significa ter um coração sem misturas (I Co 10.21). Se o nosso coração está cheio de coisas profanas fica difícil enxergarmos as coisas do espírito.
Existem muitas coisas que não são pecaminosas, mas que tornam o nosso coração impuro (Mt 15.19,20). Ter um coração puro é ter um coração para Deus. Davi foi chamado de o homem segundo o coração de Deus por causa de seu prazer inteiramente voltado para o Senhor. Se o nosso prazer estiver no Senhor, então as janelas do céu se abrem e a luz de Deus vem sobre a sua Palavra.
Em II Crônicas 16.9, lemos que os olhos do Senhor passam por sobre a terra, procurando um homem cujo coração seja completamente para Ele.
Ter o coração para Deus é tê-Lo como nosso tesouro, pois onde está o meu coração ali estará o meu tesouro. Quando o nosso prazer e o nosso tesouro estão no Senhor então há revelação espontaneamente.
Não basta dizer que queremos ter revelação e começarmos a ler a Palavra. É preciso também que entremos nos princípios da Palavra. Em primeiro lugar, precisamos ter um coração consagrado a Deus.
Em segundo lugar, um coração ensinável e em terceiro lugar, precisamos ter um coração para o Senhor, apaixonado por Ele. Na medida em que estas condições vão sendo cumpridas, a luz de Deus vem ao nosso espírito.
Quarto Princípio: Ter uma mente cheia da Palavra de Deus
Evidentemente, se eu desejo crescer em revelação da Palavra, eu preciso gastar tempo lendo-a, enchendo a minha mente com ela.
Alguém poderá me perguntar: mas a revelação não é no espírito? Sim, a revelação é no espírito, mas a minha mente deve começar se enchendo com a Palavra.
"Não é primeiro o espiritual, e sim, o natural, depois o espiritual". A nossa mente tem uma função muito importante, se a mente for obscura e problemática, a revelação no espírito vai ficar comprometida. Primeiro a mente deve saber, para depois o espírito ter luz. Porque há muitos que não tem revelação? Porque as suas mentes não estão cheias com a Palavra.
Na medida em que eu encho a minha mente com a Palavra do Senhor, ele mesmo vai se encarregar de transformar aquele conhecimento, inicialmente mental, em algo espiritual, que vai me transformar, gerar em mim fé e me encher de vida. Eu chamo isso de logos e Rhema.
Estes termos são traduzidos unicamente como "Palavra" porque são vistos como sinônimos, porém o Espírito Santo escolheu tais termos para nos mostrar a tremenda diferença que existe entre a Palavra escrita e a Palavra viva. Vejamos alguns exemplos bíblicos onde encontramos os termos LOGOS e RHEMA:
Logos é a Palavra escrita. É aquilo que Deus falou e que foi registrado para nossa orientação. Ela contém o que Deus falou anteriormente pelos profetas e por meio do Filho (Hb. 1.1-2).
É esta Palavra que nós ministramos; não ministramos palavra de homens. Precisamos estar familiarizados com esta Palavra, pois o conhecimento da letra da Bíblia é extremamente importante. Vejamos alguns textos em que no original se usa o termo Logos e qual deve ser a nossa atitude para com a Palavra escrita.
"Se alguém me ama guardará o meu logos". João 14.23
"Lembrai-vos do logos que vos disse" João 15.20
"Santifica-os na verdade, o teu logos é a verdade" João 17.17
"Mas nós perseveraremos na oração e no ministério do logos" Atos 6.4
"O logos de Deus crescia". Atos 6.7
"Retendo o logos da vida". Fp. 2.16
"...Criado com os bons logos da fé". I Tm. 4.6
"...Que maneja bem o logos da verdade". II Tm 2.15
"Prega o logos". II Tm 4.2
"Porque o logos é vivo e eficaz". Hb. 4.12
"...Não está experimentado no logos da justiça". Hb. 5.13
"E sede praticantes do logos". Tg.1.22
"O logos de Cristo, habite em vós abundantemente (ricamente)". Cl. 3.16
A Palavra escrita deve habitar em nós ricamente. Deve estar dentro de nós abundantemente. Devemos ler, meditar e decorar esta Palavra.
Devemos estar entre aqueles que o simples mencionar de um fato das Escrituras é o suficiente para que saibamos o seu conteúdo (pelo menos em linhas gerais). Isto é fundamental, pois sem o conhecimento da Palavra Escrita, nunca chegaremos à experiência da Palavra Viva (Rhema).
Como falamos, primeiro é o natural, depois o espiritual. Primeiro devemos ter a mente cheia do Logos, para que o Espírito Santo nos traga o Rhema.
"Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes e a palavra (logos) de Deus está em vós e já vencestes o maligno". (I João 2.14).
A característica dos jovens é a força, mas não a força natural, e sim a espiritual. O jovem aqui em sua luta contra o diabo, é como o Senhor Jesus quando foi tentado por Satanás. O inimigo citou para ele trechos das Escrituras, porém o Senhor o combateu, usando a própria escritura, afirmando: "Está escrito" (Mt. 4.4:7-10).
Por outro lado o Rhema, apesar de ser traduzida à semelhança do Logos como Palavra, tem um significado muito diferente de Logos.
Enquanto o Logos é a Palavra falada no passado e que se tornou escrita, o Rhema é a Palavra que Deus está falando conosco pessoalmente, é aquela palavra que está queimando em nosso coração.
Vejamos algumas passagens do Novo Testamento em que a Palavra Rhema é usada.
Em Mateus 4.4 Jesus respondeu: "Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda Palavra (Rhema) que procede da boca de Deus".
O termo aqui usado no original grego é o Rhema. Isto significa que o Logos, a Palavra escrita, não pode nos alimentar, somente o Rhema pode nos nutrir em nosso espírito. Tanto o Logos como o Rhema são a Palavra de Deus, mas a primeira é a Palavra Escrita na Bíblia, enquanto a última é a Palavra Viva de Deus falada a nós em uma ocasião específica.
"A fé vem pelo ouvir e o ouvir pela palavra (Rhema) de Cristo". Romanos 10.17
Aqui novamente a Palavra é Rhema e não Logos. Isso nos mostra que o que gera fé não é simplesmente ler a Bíblia, mas é ter a Palavra queimando em nosso coração pelo Espírito Santo.
Todos conhecemos muitos trechos da Bíblia. Há vários textos que quando lemos e que até sabíamos de cor, assume um frescor, uma vida, uma cor diferente. Aquela verdade começa a nos aquecer o coração, gerando fé. Deus está falando conosco. Antes sabíamos genericamente, mas agora Deus falou individualmente conosco. Todo Rhema é baseado no Logos. Não podemos ter o Logos sem o Rhema.
"A Rhema que eu vos digo são espírito e são vida". João 6.63. Somente o Rhema é espírito e vida, na verdade o Logos sozinho não pode dar vida, pode até mesmo matar, porque a letra mata.
Em Lucas 1.38, Maria disse: "Aqui está a serva do Senhor, que se cumpra em mim conforme a tua Rhema".
Antes, Maria tinha a palavra escrita do profeta Isaías 7.14: "Eis que a virgem conceberá e darás a luz um filho", mas agora ela tem a Palavra Viva falada especificamente a ela: "Você conceberá e darás a luz um filho".
Foi por ter recebido esta Palavra que Maria concebeu e tudo se cumpriu. Deus falou com ela o mesmo texto que estava escrito, mas quando Deus fala, a Bíblia usa a expressão Rhema indicando que é a Palavra Viva.
Em Lucas 2.29 Simeão disse: "Agora, Senhor despedes em paz o teu servo, segundo a tua Rhema". A palavra aqui é Rhema. Antes de o Senhor Jesus vir, Deus falou a Simeão que ele não morreria antes de ver o Cristo. Mas no dia em que Simeão viu o Senhor Jesus, ele disse: "Agora, Senhor despedes em paz o teu servo, conforme a tua Rhema". Simeão tinha o Rhema do Senhor.
A principal questão para se alcançar revelação é tratar com o coração. É no coração que a luz de Deus resplandece. Se o nosso coração estiver com problemas, não perceberemos a luz de Deus.
Os princípios agora voce conhece: um coração consagrado a Deus; um coração ensinável; um coração limpo e encher-se com a Palavra de Deus.
Cabe a mim e à você verificar se nos encontramos nessa posição, pois somente assim obtemos a revelação da Palavra de Deus!
Que o Senhor Jesus Cristo te abençoe!
(Mensagem ministrada no Culto de Oração e Estudo Bíblico na quarta-feira às 19h30 - dia 18/11/2009).

Um comentário:

Tatiane Dias disse...

Graça e Paz, amado. Antes de qualquer coisa, quero agradecer pela visita e pelo comentário. Fazendo um link desta postagem com a minha, percebi que muitos estão banalizando o sagrado por falta de visão de Deus. A presunção e a motivação enganosa têm levado a muitos ao pecado e à profanação da Casa de Deus.
Querido pastor, que o Altíssimo continue te habilitando e revelando-te as coisas ocultas para que possamos juntos crescermos mais na Graça e no conhecimento do Senhor.

LinkWithin

"Poderá gostar de:" Related Posts with Thumbnails