sábado, 21 de novembro de 2009

PORQUE VOCÊ DEVE VIR À IGREJA?

Assim como o nosso corpo precisa funcionar bem para termos saúde, também nossa fé precisa estar bem para termos saúde espiritual. Um dos grandes sintomas de que a nossa fé não está bem é quando não queremos ir à igreja. Isto pode acontecer por dois grandes motivos principais:
I - Alguns pensam que são tão pecadores que já não são dignos de estarem entre os cristãos
Bem, se este é o motivo isto não deveria acontecer, porque a igreja é, em primeiro lugar, a reunião de pessoas pecadoras, que reconhecem isto, e que carecem do amor, da graça e da misericórdia de Deus.
Sendo assim, cristão não é aquela pessoa perfeita e que não comete nenhum pecado. Cristão é a pessoa que não busca a sua auto-salvação e sua auto-justificação, mas que busca a justificação, única e exclusivamente em Jesus Cristo.
Portanto, a igreja é formada por pecadores remidos, Santificados pelo espírito Santo, conscientes de que precisam de Deus em suas vidas.
II - Alguns pensam que lendo a Bíblia em casa e fazendo as suas orações não necessitam ir à igreja, já têm a sua fé e isto basta
A Bíblia nos deixa claro que para ter fé é necessário crer. Mas talvez precisássemos perguntar se é isto que Deus quer de nós. Será que Deus quer apenas que tenhamos fé? Surpreendentemente não é apenas isto que Deus espera de nós.
A Bíblia nos fala que o desejo maior de Deus é que todos possam ser "adultos na fé", que todos nós possamos buscar igualar nosso caráter ao caráter de Cristo
(Ef. 4.13-14).
Talvez você esteja se perguntando: o que a igreja tem a ver com isto? Quero explicar brevemente como a igreja nos ajuda a nos tornarmos adultos em nossa fé.
Na igreja, ouvimos a Palavra de Deus através de outras pessoas pois "a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo" (Rm 10.17).
Os Cultos, estudos bíblicos, escola dominical, são formas de ouvir a Palavra de Deus. E esta Palavra nos estimula a refletirmos sobre a nossa própria fé e a fortalecê-la.
Ao lermos a Bíblia em casa, facilmente podemos selecionar aquilo que nos agrada e aquilo em que queremos crer. Mas quando ouvimos a Palavra de Deus através de outras pessoas, Deus fala conosco aquilo que precisamos ouvir para nosso crescimento espiritual.
Na igreja, também temos uma família (Rm 8.29 e Sl 133.1). No momento em que aceitamos Jesus em nossa vida como nosso Senhor e Salvador, nos tornamos Filhos de Deus (Jo 1.12-13) e irmãos mais novos de Jesus Cristo, tendo Deus como mesmo Pai. Portanto agora fazemos parte de uma mesma família.
Qual é a família feliz que não quer se encontrar e se visitar? Da mesma forma que nossos pais ficam tristes em ver que seus filhos não se dão bem, assim também Deus se entristece quando vê que alguns de seus filhos não querem estar junto com os outros irmãos. A nossa comunhão não depende do outro ser querido ou não, mas daquilo que Deus fez através de Cristo em nossas vidas.
Na igreja temos o privilégio de vivermos como pessoas que compartilham da mesma fé, já antecipando a comunhão que teremos no céu junto com Deus. Neste convívio, nosso caráter é aperfeiçoado (Gl 4.10). Para exercitarmos o amor é necessário que estejamos próximos, tanto para abençoar, como para sermos abençoados. De que forma?
Através do testemunho - Quando testemunhamos ou ouvimos um testemunho somos fortalecidos vendo que realmente aquilo que estudamos e lemos na Bíblia se concretiza em nossa vida e na vida de nossos irmãos.
Aconselhando uns aos outros (Cl. 3.13) - Não nascemos sabendo e precisamos aprender muito nesta vida. Na igreja você encontrará pessoas que podem aconselhá-lo, orientando-o na Palavra de Deus para que você possa ter uma vida mais feliz.
Orando uns pelos outros (Tg. 5.16) - Na igreja podemos orar pelos outros e também recebermos oração por nós em um espírito fraterno de intercessão.
Suportando uns aos outros (Cl. 3.13)
- A vida, por vezes, é bastante dura conosco e somos surpreendidos por todo tipo de problemas que muitas vezes nos desanimam e nos desencorajam a viver. Juntamente aos irmãos da fé você encontrará consolo e conforto.
Exortando uns aos outros (Hb. 3.13-14) - Mesmo como cristãos, nem sempre vivemos de acordo com a vontade de Deus. Precisamos uns dos outros para nos ajudar a corrigir nossas deficiências e limitações para amadurecermos na fé. Portanto, se há irmãos na fé, eles poderão ajudá-lo na caminhada e você na deles.
Servindo uns aos outros (1 Pe. 4.10) - Aquele que não se dispõe a ajudar seu irmão nada compreendeu a respeito da fé e do amor ao próximo. Quando fazemos isto em grupo, ou seja, na igreja, temos muito mais força e eficiência. É na igreja que desenvolvemos nossas habilidades e dons para servir uns aos outros.
Como nós podemos verificar, a Bíblia nos dá motivos de sobra para frequentarmos a igreja. Ao não fazermos isto, os maiores prejudicados somos nós mesmos que estaremos deixando de compartilhar as bênçãos que Deus tem reservado para os seus filhos. Deus já nos deu estes presentes, mas você só os receberá se for buscá-los.
Então, não perca tempo: venha se juntar aos irmãos na fé para crescer espiritualmente, com o objetivo de se aperfeiçoar na fé e viver de acordo com o propósito de Deus!
Porque você deve vir à igreja? Para se alimentar, crescer e viver o melhor de Deus para a sua vida!
Por isso, participe dos cultos de sua Igreja, seja assíduo à ela, prestigie os trabalhos realizados nela! Que o Senhor Jesus Cristo te abençoe!

Nenhum comentário:

LinkWithin

"Poderá gostar de:" Related Posts with Thumbnails