segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

MELHOR ALVO PARA 2010: RELACIONAMENTO COM DEUS

Deus é um Deus de projetos, de planos. Deus planejou o mundo antes de o criar, planejou uma família para ter comunhão com Ele, criou o homem e planejou a redenção do homem enviando Jesus Cristo.
Quando Deus criou todas as coisas Ele teve progresso. Ninguém nesta vida consegue progresso em qualquer área se não tiver um programa claro e definido.
Deus criou as estações, os dias, os anos, ciclos que marcam nossa vida e estabelecem níveis e dimensões de nossa caminhada. E a cada ano de nossa caminhada, a cada final de ano somos levados por nossos pensamentos a novos desafios, a renovação de votos, a tomada de decisões...
É como se o simples passar de ano trouxesse grandes transformações, quando deixamos para trás tudo o que não deu certo, e começamos um novo ano com nova disposição. Até dizemos: "Agora sim, neste novo ano que irei entrar, tudo dará certo, tudo será diferente..."
As estações são verdadeiramente dimensões distintas da vida, por isso, precisamos aprender a entrar nelas da forma correta. Não estou falando de entrar o ano com o pé direito, estou falando de entrar o ano novo no caminho direito, da forma correta. Mas, para isso, faz-se necessário resposta para uma pergunta: Temos um projeto definido para nossa vida espiritual?
O apóstolo Paulo tinha um projeto de crescimento na vida cristã muito bem sucedido. Seu método de realizar seu projeto espiritual era simples:
Fp 3:12-14
“Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”.
Como sair de onde se encontra e prosseguir para o que está adiante?
Se você crê ou não, os maiores cristãos que já viveram tinham muitas coisas de onde deveriam partir. Tinham coisas de que se envergonhar, cheios de dores de cabeça, cheios de tristezas, cheios de erros, cheios de lamentos...
Lendo o texto de Paulo, vejo que ele nos apresenta etapas para alcançarmos com êxito nossos projetos para esse novo ano, e esses ensinamentos não se aplicam apenas para o romper do ano, mas para toda a sua vida.
Fique atento, e entenda as soluções de Deus para sua vida. Creio que esta palavra vai te ajudar a ter projetos bem sucedidos, para os meses de Janeiro e Fevereiro e também em todo o ano de 2010...
O texto que nós lemos o apóstolo Paulo nos ensina 4 etapas que nos ajudarão como partir de um passado de culpa, frustrações, erros e pesares e a prosseguir rumo ao destino final.
Para que você possa prosseguir, você precisa:
1ª Etapa – Estar Insatisfeito com Sua Posição
Embora Paulo fosse santificado, não estava satisfeito. Embora fosse um dos líderes mais proeminentes da igreja e pudesse dizer: “eu ando com Deus, estou envolvido em levar almas para Cristo, apesar de tudo não estou satisfeito.”
Enfrentamos dois perigos: Um tem a ver com nosso passado, outro com nosso presente. Podemos ficar no passado ou sair dele e permanecer no presente.
Paulo estava mais preocupado com seu caráter do que com a sua reputação. Paulo era tão cheio de Deus, porque era tão vazio de si mesmo! Não estava preocupado com o sucesso.
Sucesso não é um destino. Sucesso é um processo sem fim. O sucesso não é medido pelo que nós somos hoje, mas pelo que deveríamos ser; não é determinado pelo que nós temos feito mas o que poderíamos ter feito.
Portanto, o primeiro passo para prosseguir, é nunca estar satisfeito com o que você é. Seja sempre determinado. Ao levantar-se pela manhã diga: eu vou viver o resto da minha vida da melhor forma possível.
Para que você possa prosseguir, você precisa:
2ª Etapa - Ser Liberto do Seu Passado (v.13)
Você não pode se concentrar para onde vai, até se esquecer de onde partiu. A coisa importante não é onde você esteve, mas para onde você se dirige. Ninguém pode se lançar às esperanças e conquistas do futuro, se viver na lama do passado. Paulo estava determinado: “não deixarei o meu passado impedir o meu futuro.”
Você terá que limpar a gaveta do seu passado e esquecer as falhas passadas se quiser prosseguir com Deus. A palavra esquecer não é varrer da memória, mas deixar de ser influenciado ou controlado por tal situação ou coisa.
Para que você possa prosseguir, você precisa:
3ª Etapa - Ser Devotado ao Propósito (v.14)
Paulo declara: uma coisa faço. Paulo tinha descoberto o segredo do poder da concentração: “Eu darei minha vida por uma só coisa.”
Qual a única coisa que Paulo perseguia? “...prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
Alvo significa olhar para uma marca na qual os olhos estão fixos. Prêmio significa recompensa por ter vencido a corrida.
Paulo queria dizer: “Eu tenho um alvo: vou fixar os meus olhos nele. Tenho edificado toda minha vida em volta dele. Tudo quanto faço visa alcançar esse alvo.” Um só alvo, um só objetivo.
Muitas vezes nada alcançamos, porque atiramos em todas as direções.
Paulo tem uma receita muito simples de como causar uma revolução de Deus em sua vida: estabeleça os alvos certos na vida e depois edifique sua vida de modo a alcançá-los.
Para que você possa prosseguir, você precisa:
4ª Etapa - Ser Determinado em Sua Paixão
A vida de Paulo era um prosseguir. Ele estava sempre prosseguindo. Posso ser desencorajado, mas vou prosseguir; posso ser derrotado, mas vou prosseguir; posso sentir-me cansado, mas vou prosseguir; estou sempre fazendo progressos, sempre prosseguindo.
Você pode estar insatisfeito com sua posição, pode esquecer seu passado, pode focalizar-se no futuro, pode estabelecer alvos, mas demandará mais do que inspiração, mais do que transpiração para chegar ao lugar onde você deve estar, isso demandará Relacionamento com Deus. Era isso que o apóstolo Paulo tinha, e é isso que eu e você temos que ter!
É Deus quem vai lhe direcionar, quem vai lhe dar determinação para dizer: “eu irei para onde devo ir. Eu estarei onde Deus quer que eu esteja.” A vida espiritual é a primeira coisa que o crente tem que aprender a buscar.
Precisamos conhecer Deus e aprofundar nossa comunhão com Ele. Precisamos parar tudo para ouvirmos a voz de Deus falando a nós claramente tudo o que devemos fazer. "Só darei passos neste próximo ano, depois de receber a revelação do que fazer, como fazer, quando fazer, diretamente da boca do Senhor."
Nós é que vamos determinar, diante do Senhor, uma nova etapa.
Não uma etapa de esperanças vazias, infundadas, mas um tempo novo para "penetrarmos" mais em Deus e conhecê-lo mais intimamente.
Para se ter um relacionamento com Deus, é necessário decidirmos gastar menos tempo diante da TV, diante da internet, diante de nós mesmos, com nossos compromissos tão infrutíferos.
Para muitos será um período de gastar menos tempo lavando e lustrando o carro, ou qualquer outra atividade, para outros um tempo de trabalhar menos e orar mais. Para alguns será um tempo de conversar menos com os amigos (as) e ir mais a igreja, de "pregar" menos e "viver" mais a Palavra.
Talvez para você será um tempo de se preocupar menos com a faculdade, com o emprego, com o futuro, e adorar mais ao Senhor. Tempo de vencer seu temperamento forte.
É tempo de conhecer mais a Palavra, buscar em comentários bíblicos e dicionários o significado daquilo que leu e não entendeu. É tempo de descobrir o seu ministério para melhor servir com dedicação e afinco.
O que você está fazendo para este Deus que tudo faz, que salva, liberta, transforma, abençoa e dá vida? Não fique apenas preocupado com a corrida pela sobrevivência. Use seu tempo, seu talento e seus recursos na obra do Senhor também. Seja mais agradável e relacione-se melhor com as pessoas.
É tempo de conquistar vidas para Cristo, e você é o maior instrumento para isto! Quantas pessoas você leva à igreja durante o ano? Este é um tempo de uma nova unção de Deus sobre a sua vida, de um novo patamar espiritual!
O Altíssimo quer levá-lo a uma nova estação e derramar um óleo fresco sobre a sua cabeça. O Senhor quer levantá-lo com poder e autoridade. Ele quer usá-lo!
O ano novo pode e deve ser um tempo de colocar Jesus Cristo no centro das nossas atenções diárias, um tempo de testemunhar mais de Jesus.
Cada um pode ter um alvo diferente diante do Senhor, mas o alvo maior da nossa soberana vocação é aquele que nos leva mais para perto Dele, em comunhão e intimidade.
O que vai determinar em nossas vidas que será um ano vitorioso não são as esperanças das festas de fim de ano, mas uma decisão pessoal de andar mais com o Eterno, de andar mais com o nosso Salvador, de apresentar ao Senhor a nossa vida, a nossa área espiritual, que Ele cresça em nós, e que diminuamos mais e mais!

(Mensagem ministrada no culto de domingo às 19h30 pelo Pr. Conde)

Nenhum comentário:

LinkWithin

"Poderá gostar de:" Related Posts with Thumbnails