sábado, 26 de dezembro de 2009

JESUS CRISTO, NOSSA ESPERANÇA!

“O mistério que esteve oculto desde todos os séculos, e em todas as gerações, e que agora foi manifesto aos seus santos; aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória” (Cl 1.27).
Jesus é a única esperança para o mundo alienado em que vivemos.
E quando entendemos isso, quando percebemos que todos os povos, todas as nações terão que pôr no Senhor a sua esperança, somos levados a pensar: Que estamos fazendo como igreja de Cristo diante de tão grande desafio? Qual tem sido a nossa principal prioridade?
Isso então nos leva a lembrar de um episódio que aconteceu em Mateus 2.10,11 e que gostaria de compartilhar com todos aqui presente nesta noite, para que entendamos qual tem sido a nossa principal prioridade quando o mundo inteiro comemora-se nesta data o Natal!
"E, vendo eles a estrela, alegraram-se com grande e intenso júbilo. Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra".
O verso 11, diz que depois de se prostrarem e adorarem JESUS, os magos na prática expressam tudo o que suas palavras disseram, eles abrem os seus tesouros e oferecem presentes para JESUS.
Diz a pessoa ao seu lado: Hoje é dia de você refletir sobre seus tesouros!
Os magos abriram os seus tesouros, abriram o que de mais precioso tinham para oferecer a JESUS! A principal prioridade deles foi Jesus!
A primeira oferta de um deles foi Ouro - O ouro caracteriza aquilo que Jesus é desde a eternidade: o Rei. Além disso, o ouro representa a Sua divindade, Sua perfeição e Sua absoluta pureza.
Mas o ouro também nos mostra a finalidade de Sua vinda, isto é, estabelecer o Seu reino divino na terra. O ouro é mencionado em primeiro lugar porque este é o alvo perfeito e original de Deus.
Alvo perfeito porque caracteriza os bens espirituais que um dia resistirão à prova de fogo diante do tribunal de Cristo. É um desejo do Senhor que nos tornemos semelhantes a Ele nesta maneira pura e santa, pois um dia reinaremos com Ele como reis e sacerdotes.
Por isso o Senhor também se apresenta como um ourives que quer derreter e purificar o ouro (Ml 3.2-3). Os magos lhe renderam homenagem com ouro porque sabiam quem Ele era.
Essa tem sido a nossa prioridade?
A segunda oferta de um deles foi Incenso - A palavra hebraica para incenso é derivada das palavras "branco, brilhante". O incenso simboliza a perfeição da vida de Jesus, totalmente sem pecado.
Ele, o Filho de Deus, foi o "Cordeiro sem defeito e sem mácula", branco e brilhante, puro e perfeito. Em tudo o que Jesus fez e disse, em todos os Seus passos e obras, Ele foi um aroma agradável diante de Seu Pai.
A terceira oferta de um deles foi Mirra - A mirra provém de um arbusto espinhoso de madeira cheirosa. A mirra retrata o sofrimento de Cristo por nós.
Ele se tornou pecado por nós, e carregou "em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados" até as últimas conseqüências. Quando esteve pendurado na cruz, consumando a salvação para todo o mundo, Ele sofreu dores atrozes no corpo, na alma e no espírito.
Nossa adoração é baseado no que temos, no que DEUS tem nos dado. Os magos abriram os seus tesouros, abriram o que de mais precioso tinham...
Cada um de nós temos acumulado durante a vida tesouros diferentes. Diz o texto que lemos que um mago tinha acumulado ouro, outro incenso e outro mirra...
E você, quais são os seus tesouros? O que é para Jesus, o seu Ouro, o seu Incenso e sua Mirra?
É TEMPO DE DEDICAR NOSSO "OURO" A JESUS - Entregar o ouro significa expressar nossa atitude de obediência. Ofereça a ele o seu ouro, o que voce tem de melhor. Ofereça a sua própria vida a serviço do reino de DEUS.
JESUS ofereceu-se a si mesmo a Deus como oferta para que as pessoas pudessem chegar a DEUS. JESUS ofereceu o que tinha de melhor, sua própria vida. Presenteei a JESUS com seus talentos, suas habilidades, não trabalhe para DEUS de qualquer maneira.
É TEMPO DE DEDICAR NOSSO "INCENSO" A JESUS - O incenso era um símbolo de adoração. Adorar a Jesus significa ter nele o centro da nossa vida e a motivação primária daquilo que somos ou fazemos.
Incenso nas escrituras é quase sempre símbolo de orações. Um mago ofereceu incenso a JESUS, e nós como servos de DEUS poderemos oferecer incenso a JESUS. Oferecer incenso é chegar diante de JESUS em oração.
Deus sabe o que é melhor para nós, por isto a melhor oração é aquela em que Deus, através do Espírito Santo, ora através de nós com gemidos inexprimíveis. Nós não compreendemos nada mas DEUS entende tudo.
Não ofereça incenso a JESUS somente nessa época do ano, no natal, mas todos os dias... Não se aproxime dele só para pedir, mas principalmente para agradecer.
É TEMPO DE DEDICAR NOSSA "MIRRA" COMO UM SACRIFÍCIO A DEUS - A mirra era um componente do cerimonial de sepultamento. Oferecer hoje nossa mirra ao Senhor Jesus significa que estamos prontos a abrir mão da nossa vida em favor da vontade dele, significa escolher morrer para nossos gostos e vontades, morrer para os prazeres em função do nosso bem maior que é honrar Cristo.
No dia de natal, além de dar ouro, dando o melhor e reconhecendo que JESUS é rei, e além de oferecer o incenso, se relacionando com JESUS através da oração, reconheça que quando você está ofertando Mirra ao Senhor, você está morrendo para o mundo.
Se olharmos para 25 de dezembro, não como o mundo olha, mas recordando o sacrifício vicário de Cristo, que deu a sua vida para nos salvar, então entenderemos que o “Natal” é a ocasião de abrirmos os lábios em louvor e gratidão a Deus, é o momento de pararmos um pouco para considerarmos o que seria de nós, de nossa vida, se Jesus não tivesse vindo...
Se Jesus não nascer no meu coração e no seu coração, a nossa alma estará perdida. É por isso que Jesus é a nossa esperança, e nos trouxe esperança.
Jesus trouxe esperança para quem está perdido - O ser humano foi envenenado pelo pecado, mas um remédio foi providenciado para a raça caída através do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
É absolutamente vazia qualquer esperança de salvação que tenhamos fora de Cristo. Não importa o que tenha ocorrido em nossa vida de transgressão, nem quão profunda seja a nódoa do nosso pecado, existe Alguém que tem poder para salvar o pior de todos que se apresente diante de Deus através dEle.
Jesus trouxe esperança de cura para quem está doente - Jesus é o remédio para o pecado. Uma pessoa pode ter estudado muito, mas a inteligência humana não tem como descobrir um meio de salvação. Outra pessoa pode ajuntar muito dinheiro ou bens e ainda assim não vai conseguir pagar o resgate pelo seu pecado.
A salvação é um dom de Deus através de Cristo, e a promessa é: “para que todo o que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna (João 3:16).
Jesus trouxe esperança para mim, para você, para todos nós...Trouxe esperança para a minha e a sua família. E a maior de todas as esperanças que Ele nos dá, é que um dia irá voltar. A vinda do Senhor tem sido em todos os séculos a esperança de Seus verdadeiros seguidores.
E se você que aqui está nesta noite quer receber Jesus Cristo, a esperança da glória em sua vida, esse momento vai ser a melhor oportunidade de você oferecer a Ele Ouro, Incenso e Mirra!
(Mensagem ministrada na sexta-feira, dia 25 de Dezembro, na Igreja Batista Beth-Shalom pelo Pr. Junior Conde)

Nenhum comentário:

LinkWithin

"Poderá gostar de:" Related Posts with Thumbnails