segunda-feira, 19 de abril de 2010

O VALOR DA CEIA PARA MIM E PARA VOCÊ! (I Co 11.23-34)

Quero perguntar uma coisa: Por que todo mês é ministrada a Ceia do Senhor para a igreja?

É porque é preciso variar a programação? Não! Nós nem somos uma igreja de programas! Então, qual é o motivo?

É porque os crentes são pessoas que gostam de comer e beber? Prá comer e beber temos as nossas casas, temos as lanchonetes e restaurantes, e também quando somos convidados à algum aniversário ou casamento!

Então, eu lhe pergunto: por que se faz a Ceia na igreja?

É sobre isso que quero falar e o texto de I Co 11 é muito importante nesse ponto.

Irmãos, a Ceia do Senhor (nada de nomes extra-bíblicos... há quem chame de eucaristia, de Santa Ceia, de Comunhão ou qualquer outro nome), mas Ceia do Senhor, é a designação correta, é uma celebração que recorda, que traz à memória, traz à lembrança, a morte de Jesus na cruz para reconciliar o homem com Deus. É um momento de recordarmos a morte de Jesus...

Mas não é uma solenidade fúnebre, uma hora para a melancolia e a tristeza. Já participei da Ceia do Senhor em várias congregações... e na maioria delas, após os cânticos e os hinos, quando se anuncia a Ceia do Senhor, o semblante das pessoas muda completamente. Parece que foi anunciado um funeral, o enterro de Cristo mais uma vez.

É isso que deixou um homem com má impressão... o homem vivia se embriagando, aí entrou no prédio de uma Igreja em plena hora da ceia, olhou, olhou... ninguém falava nada. Saiu dali e foi para o bar. Lá, ele pediu logo: "Me dê aí um pouco de vinho daquele dos crentes! ...porque basta um gole e todo mundo abaixa a cabeça!"

Quando a Ceia do Senhor é celebrada, algumas pessoas até podem se emocionar e chorar, mas é por gratidão, porque a Ceia do Senhor fala da prova do amor de Jesus por cada um!

Diz a pessoa ao seu lado: Jesus morreu na cruz no seu lugar!

É isso mesmo! Jesus morreu no lugar de cada pessoa. Pela morte de Jesus, somos salvos, recebemos o dom gratuito de Deus que é a vida eterna!

Então, a Ceia do Senhor é motivo de júbilo! A morte de Jesus trouxe vida! A salvação foi recebida gratuitamente, como está escrito em Rm 3.24: “justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus”.

Em que condição você foi justificado por Deus? Gratuitamente.

Mas, fique claro: saiu de graça pra você, foi gratuito pra você, não para Deus, porque reconciliar o homem com Deus custou o sangue de Jesus. Este foi o preço pago: a morte de Jesus.

Pesou sobre os ombros de Jesus o fardo das suas enfermidades, Ele levou sobre Si as suas doenças, Ele foi transpassado por causa das suas transgressões, foi esmagado por causa das suas iniqüidades; está escrito na Palavra de Deus: “o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados” (Is 53.4-5).

O preço que foi pago, você não é merecedor! Por isso que é dom gratuito de Deus!

Saiu de graça pra você, mas custou o sangue de Jesus, custou a morte de Jesus – e a pior morte, porque foi morte de cruz!

Então, a Ceia do Senhor, é uma celebração que nos traz à memória esse preço que Jesus pagou para a salvação.

Jesus mesmo estabeleceu a Ceia; foi Ele quem ordenou, segurando um pão nas mãos: “Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim” (Lc 22.19-20) e depois disse a mesma coisa, segurando um cálice com vinho.

Mas somente aqueles que reconhecem que Jesus é o Filho de Deus e confessam que Ele é o único Salvador, é que devem participar desse banquete.

A pessoa que não discerne o que Cristo fez na cruz, participar desse momento não faz qualquer sentido. Se a pessoa não conhece o que Jesus fez por ela, que valor a Ceia do Senhor tem para ela? Nenhum, então, não deve comer o pão nem beber o vinho.

Mas se você já tem, declaradamente, Jesus como seu Senhor e exclusivo Salvador, e disso, você já deu até testemunho público ao ser batizado, você já passou pelo batismo (seguindo o exemplo do próprio Jesus), você tornou-se membro de uma Igreja que professa a fé em Jesus Cristo e com ela está em comunhão, então, participar desse ato comemorativo da igreja, que é a Ceia do Senhor, isto tem valor para você!

O batismo é um testemunho que a pessoa dá, com o batismo ela está declarando publicamente que discerniu o que a morte de Jesus significa.

Uma das perguntas que o ministro do evangelho faz prá quem quer ser batizado é: “Por que você quer ser batizado (a)?

Aí a pessoa que se enquadra nessa resposta diz: Porque somente agora soube que Jesus salva. Discerniu, foi batizada, participa da ceia.

Você também sabe que Jesus salva? Já está batizado em obediência a Jesus? Então a Ceia do Senhor tem valor para você, ela é importante para você!

E é sobre essa importância que quero abordar nesta noite, o valor que ela tem para mim e para você: Eu quero apontar quatro fatos importantes:

...em primeiro lugar, na Ceia do Senhor, você tem:

UMA GLORIOSA MENSAGEM PARA PROCLAMAR

Veja o que está escrito no v.23-26: “Pois recebi do Senhor o que também lhes entreguei: Que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão e, tendo dado graças, partiu-o e disse: “Isto é o meu corpo, que é dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim”. Da mesma forma, depois da ceia ele tomou o cálice e disse: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isso sempre que o beberem, em memória de mim”.

A Ceia do Senhor foi instituída para que a igreja pudesse recordar continuamente o sacrifício de Jesus na cruz em seu favor. Jesus fez grandes milagres, mas não mandou que seus milagres fossem trazidos à lembrança, mas Sua morte sim.

Então, todas as vezes que você participa da Ceia do Senhor, você está proclamando que o corpo de Jesus foi partido e o sangue dEle foi vertido, foi derramado, para a salvação e reconciliação de toda pessoa com Deus. É por causa da morte de Jesus na cruz que todos podem ter vida eterna com Deus no céu.

No v.26 está escrito: “Porque, sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha”.

Você deve anunciar a morte de Jesus até que Ele venha em glória, porque Jesus ressuscitou e vivo está. Essa é a gloriosa mensagem do Evangelho que você tem para proclamar.

Jesus morreu para salvação do pecador, mas ressuscitou! Está vivo e vai voltar!

Então eu te pergunto: você tem feito isso junto aos seus amigos, parentes e conhecidos, proclamado a volta de Jesus?

...em segundo lugar, na Ceia do Senhor, você tem:

UMA SOLENE ADVERTÊNCIA PARA ACATAR

No v.27 está escrito isto: “...todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpado de pecar contra o corpo e o sangue do Senhor”.

Participar da Ceia do Senhor indignamente... Como que uma pessoa participa da Ceia do Senhor indignamente?

É quando participa sem discernimento espiritual, isto é, sem crer no sacrifício de Jesus por ela. Ninguém pode se aproximar da Mesa do Senhor de forma indigna, a menos que reconheça o fedor dos seus pecados e que foi para perdoar, que Jesus derramou sangue na cruz.

Você não pode participar da Ceia do Senhor indignamente... essa é a advertência. Você precisa ter consciência da sua total indignidade e dizer “não mereço”.

Então, essa é uma solene advertência para você acatar: se vai participar da Ceia do Senhor, compreenda que a sua participação não é porque você merece, mas é porque Jesus amou você e morreu na cruz para perdoar os seus pecados. Não é mérito seu, é oferta da graça de Deus.

...em terceiro lugar, na Ceia do Senhor, você tem:

UMA CLARA ORDEM PARA OBEDECER

Veja o que está escrito no v.28-29, confira: “Examine-se cada um a si mesmo, e então coma do pão e beba do cálice. Pois quem come e bebe sem discernir o corpo do Senhor, come e bebe para sua própria condenação”.

Sempre que a igreja faz a celebração da Ceia do Senhor, você deve, antes, fazer um exame de si mesmo, olhando para quatro direções:

Primeiro, você olha para o passado... contempla a cruz. Jesus sofreu tudo e morreu no seu lugar. Você já compreende isso? A cruz era sua!

Segundo, você olha para frente... aguarda a volta de Jesus. Jesus vai voltar. Você está se preparando para Ele?

Terceiro, você olha ao redor e vê seus irmãos na fé... Você acolhe os seus irmãos com amor? Trata com bondade? Perdoa a todos?

E quarto, você também olha para dentro de si mesmo... Como está o seu coração? Você ama Jesus, vive louvando por tão grande salvação?

Veja que esse exame é um exame que você faz de você mesmo!

Você não é chamado para examinar os outros, mas para examinar a si mesmo. Examine-se cada um a si mesmo. Esta é uma ordem muito clara para você obedecer.

...e em quarto lugar, na Ceia do Senhor, você tem:

UMA DOLOROSA REALIDADE PARA CONSTATAR

Lemos no v.29-34: “Pois quem come e bebe sem discernir o corpo do Senhor, come e bebe para sua própria condenação. Por isso há entre vocês muitos fracos e doentes, e vários já dormiram. Mas, se nós tivéssemos o cuidado de examinar a nós mesmos, não receberíamos juízo. Quando, porém, somos julgados pelo Senhor, estamos sendo disciplinados para que não sejamos condenados com o mundo. Portanto, meus irmãos, quando vocês se reunirem para comer, esperem uns pelos outros. Se alguém estiver com fome, coma em casa, para que, quando vocês se reunirem, isso não resulte em condenação. Quanto ao mais, quando eu for lhes darei instruções”.

A participação desatenta e descuidada da Ceia do Senhor, produz resultados desastrosos. Em vez de edificação vem juízo, em vez de regozijo espiritual vem disciplina. É preciso zelo.

Paulo menciona três níveis dessa disciplina (v30): “...há entre vocês muitos fracos e doentes, e vários já dormiram”.

O NTLH diz “já morreram”. Enfraquecimento, doença e morte.

É por isso que não se faz Ceia toda semana... Já imaginou quanta gente enfraquecendo, adoecendo e morrendo?

Na igreja da cidade de Corinto, havia entre os crentes: gente fraca, gente enferma e alguns que até haviam partido dessa vida pela disciplina divina.

O pecado sempre produz resultados desastrosos, sobretudo, na vida dos crentes.

Pecado traz disciplina. Essa é uma dolorosa realidade para você constatar. Não viva na prática de nenhum pecado.

Portanto, a Ceia do Senhor é um momento de auto-exame e arrependimento... Você deve se aproximar da Mesa do Senhor com uma santa reverência e um santo temor.

Afinal, na Ceia do Senhor, você tem:

Uma gloriosa mensagem para proclamar: Jesus morreu para sua salvação.

Uma solene advertência para acatar: não participe da ceia indignamente.

Uma clara ordem para obedecer: examine-se a si mesmo e participe da ceia.

E, uma dolorosa realidade para constatar: falta de zelo, traz disciplina.

Se você discerne que Jesus morreu na cruz por você, participe com profunda gratidão e imensa alegria dessa hora.

Hoje a ceia é aqui. Depois, vai ser com o Senhor, vai ser lá na casa do Pai, com Jesus, os anjos e todos os salvos juntos, Aleluia!

(Mensagem ministrada pelo Pr. Junior Conde, no culto de Domingo à noite, 18 de abril, Ceia do Senhor)


Um comentário:

Pr. Gualter Guedes disse...

Caro Pr. Junior Conde. Primeiramente peço permissão para poder ser um seguidor de seu blog.... e depois dizer de minha alegria em saber que és de Teófilo Otoni cidade que só no ano passado passei mais de 5 vezes em minhas viagem para a Bahia. Já que minha esposa e de Maiquinique, cidade perto de Vitória da Conquista. Então Governador e Teófilo Otoni passou a ser muitas das vezes o lugar onde repouso para continuar a viagem no dia seguinte.
Convido ao irmão a visitar o nosso blog.
Um abraço
Pr. Gualter Guedes

LinkWithin

"Poderá gostar de:" Related Posts with Thumbnails