sábado, 6 de novembro de 2010

Por quê estudar a Palavra de Deus?

A Bíblia é a Palavra de Deus para o homem: "A lei do Senhor é perfeita, e restaura a alma, o testemunho do Senhor é fiel, e da sabedoria aos simples.Os preceitos do Senhor, são retos, e alegram o coração, o mandamento do Senhor é puro e ilumina os olhos. O temor do Senhor é límpido, e permanece para sempre, os juízos do Senhor são verdadeiros e todos igualmente justos” (Sl 19.7-9).
É viva e ativa: "Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração" (Hb 4.12).
Opera eficazmente naqueles que crêem: "Outra razão ainda temos nós para incessantemente dar graças a Deus, é que de nós ouvistes não com palavra de homens, e, sim como de verdade é, a Palavra de Deus, a qual, com efeito, está operando eficazmente em vós, os que credes" (I Ts 2.13).
É útil para o ensino, para a repreensão, correção e educação: "Toda a escritura é divinamente inspirada por Deus e útil para o ensino, para repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra" (II Tm 3.16-17). Alguém disse com muita propriedade e respeito do Velho Testamento e do Novo testamento: o Novo é encerrado no velho e o velho é explicado no novo. Cada qual é completo, mas um não pode ser entendido sem o outro. A Escritura é sua própria interpretação.
Como a Bíblia veio a nós? A Bíblia foi dada pela inspiração do Espírito Santo de Deus. O espírito Santo produziu a palavra. "Sabendo, primeiramente, isto é, que nenhuma profecia da Escritura provém de particular interpretação, porque nunca, jamais, qualquer profecia humana, entretanto homens falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo” (II Pe 1.20-21).
Deus trouxe revelação infalível por meio de homens falíveis por um período de 1.600 anos. O Espírito Santo foi divino autor, usando uns 40 escritores humanos (1 Cr 19).
Por que a nossa Bíblia está dividida em dois testamentos?
Porque:
● A revelação de Deus para os homens é progressiva (Is 29.9-13);
● O Velho Testamento era preparatório para o Novo Testamento;
● o Velho Testamento mostra o tipo e a sombra da Igreja do novo testamento (Hb 8.5; Rm 15.4; Hb 10.1). "Estas coisas lhe sobrevieram como exemplos, e foram escritas para advertência nossa, de nós outros, sobre quem os fins dos séculos tem chegado” (I Co 10.11).
É importante entender as doutrinas da Bíblia?
A palavra doutrina quer dizer: "Ensino, instrução ou ensinar a substância". "... Para que não mais sejamos meninos agitados de um lado pra outro, e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens que induzem ao erro. Mas seguindo, a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele é o cabeça, Cristo” (Ef 4.14,15).
As Escrituras falam de:
□ A doutrina de Deus (Dt 32.2; Pv 4.2; Tt 2.10);
□ A doutrina de cristo(Jo 7.16,17; 2 Jo 9.10; Hb 6.1,2);
□ A doutrina do Diabo (I Tm 4.1; Ap 2.14,15,24);
□ A doutrina dos homens (Mc 7.7; Efc 4.14; Mt 16.12);
□ A doutrina dos Apóstolos (At 2.42).
Realmente importa o que nós estudamos e cremos (I Tm 6.1-3; Tt 2.7-10). I Tm 4.6,13,16 fala assim: "Expondo essas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Cristo Jesus, alimentado com as palavras de fé e da boa doutrina que tens seguido. Até a minha chegada aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres, porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes".
Todas as religiões, as verdadeiras e as falsas, são fundadas em vários ensinamentos e doutrinas. Estas doutrinas, cridas, recebidas e praticadas determinam:
▀ Caráter - o que somos;
▀ Ação - o que fazemos;
▀ Destino - Para onde iremos.
Daí a necessidade de estarmos estabelecidos nas doutrinas de Deus (Tt 2.10; Jó 11.4; II Tm 3.14,17). O apóstolo Paulo exorta na sua carta a Tito assim: "Apega-se à palavra fiel que é segundo a doutrina, de modo que tenha poder, assim para exortar pelo reto ensino como para convencer os que contradizem" (Tt 1.9).
Oba, oba passa... Profecia passa... Revelação passa... O que firma o cristão diante das lutas não são essas coisas! Tudo isso é bom, mas passa! O que firma o cristão na presença do Senhor é a PALAVRA! Você tem dado importância ao estudo da Palavra de Deus? A Palavra de Deus estudada, meditada e aplicada faz você prosperar em seus caminhos, entenda isso!
Que o Senhor Jesus Cristo te abençoe!

Um comentário:

Francisco Neto disse...

Pr Júnior Conde, paz e parabéns pelo vosso blog. Concordo com as vossas palavras, realmente a Palavra de Deus é tudo. É uma honra seguir e fazer parte do vosso blog. Também o convido a visitar e participar do meu blog.

Att.,
http://wwwteologiavivaeeficaz.blogspot.com/

Prfº Netto, F.A.

LinkWithin

"Poderá gostar de:" Related Posts with Thumbnails