sábado, 6 de novembro de 2010

A vitória está onde você ainda não consegue ver

II Reis 6.8-23
O ser humano, conforme envelhece, vai perdendo a capacidade de enxergar. Eu mesmo, quando fui ao oculista, descobri que a minha falta de visão é um problema da idade. E isso acontece com 99% das pessoas que completam 40 anos. Começa a ter dificuldade de enxergar de perto. Depois vem a catarata. O ser humano é assim.
Na vida espiritual muitas vezes isso acontece. O cristão vai perdendo a capacidade de ver o que Deus está fazendo. Diante dos problemas que se avolumam bate o desespero, a falta de fé e o desânimo.
Fato é que nós temos um Deus que age de forma diferente do padrão humano. A solução, a resposta, o caminho para a vitória muitas vezes está naquilo que você ainda não consegue ver. Apesar de você não ver a solução agora, o Senhor já sabe como será a vitória e na hora certa Ele revelará a solução.
Como é interessante a forma como Deus resolve os problemas! Ele usa soluções que não vemos a princípio.
No livro de II Reis 6:8-23 está registrada uma história fascinante de um rei da Síria que fazi aguerra contra Israel. Após tomar conselho com seus oficiais, determinou que armassem um acampamento em tal e tal lugar para emboscada contra o exercito de Israel. Mas o profeta
Elizeu mandou dizer ao rei que evitassem esse local, pois ali estava a emboscada. E assim foram várias vezes.
Ao ser informado sobre o papel de Elizeu o rei da Síria determinou a seus soldados que o buscassem e o levassem preso e o entregassem em suas mãos. Elizeu estava morando em uma cidade chamada Dotã, quando o seu servidor Geazi se levantou no clarear do dia, e eis que a cidade estava totalmente cercada de tropas, carros e cavalos.
Desesperado o moço correu até Elizeu e disse: Ai! Meu senhor. Que faremos? Então Elizeu respondeu: Não temas, porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles.
Então Elizeu orou para que o Senhor abrisse os olhos espirituais do moço para que ele visse; e assim seus olhos foram abertos e o moço pôde contemplar os morros da cidade cobertos de cavalos e carros de fogo protegendo Elizeu. Ali estavam dois homens dentro da mesma casa na mesma cidade, mas quanta distancia em suas visões; enquanto um enxergava a derrota o outro enxergava vitória.
Elizeu foi colocado por Deus naquele lugar porque Deus tinha um propósito na vida dele que era defender o seu povo (Israel) das mãos hostis dos Sírios. Portanto se ele não enxergasse alem do secular, alem da miopia da carne, de nada adiantaria a sua presença naquele lugar.
Da mesma forma meu amigo e irmão leitor, você já parou para pensar porque Deus te colocou nesse lugar onde você está? Nesta igreja, neste trabalho, nesta casa que você mora, nesta rua e nesta cidade?
Elizeu salvou Israel das mãos dos inimigos nem uma nem duas vezes, diz o texto. E você quantas pessoas tem salvado das mãos do inimigo no lugar onde você permanece? Eliseu sempre tinha uma notícia para o rei de Israel que o defendia das mãos do inimigo. No seu trabalho, na sua rua ou na escola, você tem dado as boas notícias de salvação a aqueles que estão a passos largos em direção à emboscada do inimigo? Ou tens compartilhado das derrotas que os têm prendido?
Na hora da tribulação, o moço de Elizeu viu os soldados, os cavalos e os carros do inimigo, mas Elizeu viu os carros e os cavalos de fogo enviados pelo Senhor em sua defesa.
Na hora das provações, quem você tem visto em sua frente? Os soldados mascarados do desemprego, da enfermidade, do desânimo, da dúvida e do fracasso? Esta é a visão de Geazi, o moço servidor de Elizeu e não a do seu senhor.
A vitória está nas escolhas de Deus.
Deus escolheu Eliseu para orientar o rei de Israel na ameaça de guerra. O Senhor revelava a Eliseu os planos dos inimigos e ele repassava isso ao rei. Isso aconteceu tantas vezes que o rei da Síria achou que havia um espião no meio dos seus generais.
Quando ele soube que era Eliseu que fazia essa orientação, mandou uma tropa para prendê-lo. Naquela guerra Deus escolheu Israel para ser vitorioso e a Eliseu como seu porta-voz. Deus não escolheu a espada, a lança, os carros e cavalos. Deus não escolheu a aliança com exércitos amigos. Não! A escolha de Deus foi pacífica.
Na sua vida saiba de uma coisa: Deus escolheu você para ser um servo dele. Deus escolheu você para uma vida de santidade. Ele escolheu você para ser vitorioso no Seu exército, mesmo que você ainda não esteja enxergando isso.
Quais são as ameaças que rondam a sua vida? Descanse nas escolhas de Deus.
A vitória está nos propósitos de Deus
Deus tinha um propósito para tudo aquilo. Por que Deus havia permitido que o exército inimigo cercasse a cidade onde estava Eliseu? Havia um propósito em tudo aquilo.
O servo de Eliseu não estava vendo nem o propósito e nem o exército invisível que cercava Eliseu. Talvez você também esteja se perguntando quais os propósitos dos problemas pelos quais você está passando.
Você não deve perguntar o “por que”, mas o “para que” das batalhas que você está enfrentando.
A vitória está nos métodos de Deus
Deus faz as coisas de uma forma totalmente diferente da nossa.
Na minha opinião humana, Deus deveria destruir o exército invasor com aquele exército invisível, de carros de fogo. Iria ser uma batalha e tanto! Mas depois o exército da Síria voltaria a atacar Israel.
Deus tinha seu próprio método. Ele o utilizou através de Eliseu. O exército inimigo ficou cego. Foram levados para dentro de Samaria e quando voltaram a ver estavam cercados pelo exército de Israel. Era só uma ordem e todos seriam mortos.
Mas o método de Deus era diferente. Eliseu mandou dar um almoço para o exército Sírio e depois os mandou embora. Resultado: eles nunca voltaram a atacar Israel novamente.
O grande problema está quando queremos fazer tudo do nosso jeito. Mas a solução está nos métodos de Deus, ainda que não consigamos ver de início.
Acreditar naquilo que você ainda não consegue enxergar é definido com uma palavra = FÉ.
Hb 11.1 diz: “Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos”. Você não viu o Senhor Jesus na cruz naquele dia. Não viu com os olhos carnais, mas você tem fé absoluta que a morte dEle na cruz do Calvário foi pra te salvar, você vê isso pelos seus olhos espirituais, e o nome disso é fé! A fé em Jesus salva.
É possível que você esteja se vendo cercado por problemas que parecem não ter fim, mas ore para que o Senhor abra os seus olhos e que você veja que “mais numerosos são aqueles que estão ao seu lado” do que os que estão contra você. Deus te abençoe!

Nenhum comentário:

LinkWithin

"Poderá gostar de:" Related Posts with Thumbnails