sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

ANA, A MULHER QUE ESPEROU EM DEUS (I Sm 1.1-18)

Ana era uma mulher simples com um lindo sonho guardado dentro de si: ser mãe. Isto nem nos parece ser uma grande coisa - ter um filho. Se fosse nos dias de hoje, diríamos: “Ana, vá ao médico, faça um tratamento e você terá grandes chances de engravidar.”



Na época de Ana, ser estéril era sinônimo de vergonha e desgraça. Além disso, Ana ainda tinha que agüentar as provocações de Penina, a outra mulher na casa. Ana encontrava-se em um conflito entre o amor de seu marido, o ódio da rival e a própria infertilidade. Ana servia a Deus, e sabia que era pra ele que ela poderia recorrer.



A Bíblia nos fala que ela estava amargurada, e que ela orou e chorou muito diante do Senhor. Ana fez uma promessa ao Senhor, de que entregaria seu filho a ele, para servi-lo, se Deus a respondesse. Quando Deus concedeu-lhe o filho, ela cumpriu o que prometera.



É claro que você não pode influenciar Deus com promessas sobre o que vai fazer se Ele atender a oração; Deus conhece o seu coração e sabe se você está fazendo apenas uma troca com Ele, mas se prometer algo a Deus deve cumprir a promessa. Qualquer outra atitude é tentativa de manipular Deus.



Ana buscou em Deus a resposta para seu problema. Ela perseverou em oração e chorou muito clamando ao Senhor por um filho. Ela não desistiu, mesmo sendo vista como bêbada, pela forma como ela orava.



A Bíblia nos fala que depois de ter encontrado o sacerdote, Ana não ficou mais triste. Ela comeu e foi adorar a Deus juntamente com seu marido, e naquela noite Deus atendeu ao pedido de Ana.



Queridos, Ana é um exemplo para nós, e podemos aprender 4 lições com ela.



E a Primeira lição que aprendemos com ela é que:



Ana buscou em Deus a solução para seu problema



Embora o problema parecesse impossível de ser resolvido, levando em vista que na época de Ana não havia a tecnologia e os tratamentos que temos hoje, Ana servia a Deus e sabia que ele poderia mudar a sua situação.



Não vemos Ana reclamando ou murmurando com outras pessoas a respeito da sua infertilidade e muito menos sobre a humilhação que era submetida por Penina. Ao invés disso, ela falou com o Senhor, o único que poderia ouvi-la e fazer algo a respeito.



E a Segunda lição que aprendemos com ela é que:



Ana perseverou em oração



A Bíblia nos fala que Ana perseverou no Senhor, clamando e derramando seu coração diante dele. Ana chorou muito em suas orações, pois estava machucada e amargurada. Mas ela sabia que Deus estava ali com ela e que ele estava recebendo suas lágrimas. Ela não desistiu. Perseverou até o fim.



E a Terceira lição que aprendemos com ela é que:



Ana adorou e alegrou no Senhor, pois confiava em sua palavra



O livro de Romanos 5.4 nos diz que a perseverança trás esperança e Deus viu que Ana estava perseverando em oração. Por isso mandou o sacerdote Eli falar com ela.



Quando Eli chegou ao templo e viu Ana orando ele pensou que ela estivesse bêbada (I Sm 1:13-14), mas quando Ana lhe disse que estava orando ao Senhor Eli lhe deu uma palavra de esperança enviada pelo Senhor (I Sm 1:17). Ao ouvir isso Ana se levantou não mais amargurada, mas feliz, crendo que Deus iria cumprir sua palavra. Ela, juntamente com seu marido, foi adorar a Deus.



Eu imagino que Ana agradeceu muito a Deus, e depois de tantas lágrimas conseguia sorrir diante do altar da adoração.



E a Quarta lição que aprendemos com ela é que:



Ana entregou ao Senhor aquilo que dele recebera



Ana havia feito uma promessa ao Senhor, de que lhe entregaria seu filho para servi-lo, se ele atendesse seu pedido. Ana não estava barganhando com Deus, ela estava disposta a devolver a Deus o presente que ele lhe desse.



Ela não queria um filho para dar o troco em Penina por todas as humilhações que passou. Ela não queria um filho para ser melhor do que outras mulheres que também não podiam ter. Ela queria um filho para ser completa, para ter uma família completa, para cumprir uma ordenança do próprio Deus (Gn 9:1). Por isso Deus lhe concedeu um filho. Ele sabia que ela estava disposta a abrir mão dele por seu amor ao Senhor.



Muitas vezes Deus não nos dá o que pedimos porque nossas intenções não agradam o coração dele. Ele sabe que se nos der o que pedimos isso irá nos corromper e nos afastar dele. Deus tem prazer em dar presentes aos seus filhos, mas muitas vezes não os dá porque sabe que não ainda não estamos prontos.



Quando conseguimos entender o que é esperar em Deus e devolver a ele o que é dele, então ele tem prazer em nos dar o que pedimos.



Mesmo sendo oprimida com a perseguição de Penina, uma mulher que já tinha filhos, Ana não se abateu, mas entrou na Casa do Senhor , orou, chorou e clamou para alcançar sua bênção.



A Palavra está repleta de promessas feitas pelo Senhor Jesus a você! Não perca tempo, se coloque diante dEle e busque a sua bênção.



Não se apresente desmotivado ou sem compromisso, mas quebrante-se como Ana e mostre ao Senhor o seu desejo de ser abençoado!



Eli, o sacerdote, se surpreendeu com a entrega de Ana naquela oração e até pensou que ela estava bêbada, pois seus lábios se moviam, mas nenhuma palavra era ouvida. O clamor saía da alma daquela mulher! Ela falava com Deus de uma forma intensa e fervorosa.



Hoje em dia, as pessoas se preocupam demais com a aparência, com o que as pessoas irão dizer a respeito delas...



Estão vindo à Igreja, chegam aqui adoram ao Senhor somente com os lábios, os seus corações estão distantes de Deus, porque quando saem daqui se preocupam com o que as pessoas irão falar, estão se apresentando para as pessoas e não para Deus.



Deus não está atento à preciosidade de nossas vestes, se estou bonito ou feio. Deus não está preocupado com a nossa popularidade, o que temos, se sou rico ou pobre.



O Senhor não exige de nós que oremos gritando ou pulando, mas Ele está interessado em como se apresenta nosso coração diante do Seu altar. Não somente os lábios de Ana se moviam, mas também o seu coração, na presença de Deus.



Se você quer ser como Ana, uma mulher que amava e servia ao Senhor e que entendia que Ele tinha o melhor para ela no tempo certo, eu quero dizer, a Primeira lição que ela nos deixou você já fez, de ter vindo buscar à Deus.



Mas, se ainda está faltando forças para você continuar buscando ao Senhor, você deve fazer o que ela fez na Segunda Lição, Ana perseverou em oração.



Para que você persevere em oração diante do Senhor, Ele se nos responde quando entramos diante dEle em adoração e alegria, que é a Terceira Lição que Ana nos deixou. E para receber de Deus a sua benção e tocar o coração dEle, você deve entregar o que você recebeu ou receberá dEle, que é a Quarta Lição.



Veja bem: Para Ana receber ela teve que entregar!



O que você precisa entregar ao Senhor?



É o seu casamento? É o seu filho (a)? São os seus negócios? É a sua vida? É a doença que tanto lhe aflige pra você receber saúde?



O que você precisa entregar ao Senhor?



Ana foi uma mulher que esperou em Deus! E Deus quer que você espere nEle, Ele vai agir em teu favor!



Se você crer nisso, faça como Ana, entregue o teu coração ao Senhor, entregue tudo a Ele, para Ele agir em teu favor!

Um comentário:

Anônimo disse...

Linda passagem Bíblica que falou muito ao meu coração!

LinkWithin

"Poderá gostar de:" Related Posts with Thumbnails