sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Deus tem que ser o fundador do Lar

Mas todo aquele que ouve estas minhas palavras, e não as põe em prática, será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia. 27 E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa, e ela caiu; e grande foi a sua queda" (Mt 7.26,27).
"Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois ele supre aos seus amados enquanto dormem” (Sl 127.1,2).
Este Salmo é um Salmo de Salomão, cuja sabedoria, é inigualável. Ele procura nos ensinar em seus escritos que, fora de Deus, tudo é vaidade e nada é válido em termos de valores absolutos. Somente em Deus o homem encontra os verdadeiros valores da vida mais profunda e significativa.
Assim sendo, ele adverte a todos sobre a futilidade de se tentar edificar o lar sem Deus. E edificar um lar sem Deus é como construir uma casa sobre a arreia.
Para edificarmos nosso lar, é necessário conhecer e praticar 3 Princípios que podemos encontrar no Salmo 127:
I Princípio: Nosso lar deve ser fundamentado por Deus
O Verso 1 diz: "Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam..."
Se o Senhor não edificar o nosso lar, a nossa vida, se os nossos passos não estiverem na direção de Deus, nossos esforços serão em vão, tudo o que você tem de nada valerá, a paz e o amor verdadeiros não entrarão nela.
É preciso que Deus autorize e edifique o nosso lar, uma vez que o lar pertence ao Seu plano para o homem. Quando Deus estava criando, no final de cada ato da criação encontramos a seguinte frase: "e viu Deus que isto era muito bom". Em Gn 2.18, notamos uma mudança na frase: "Não é bom que o homem esteja só...".
Olhando para esta frase "Não é bom que o homem esteja só...". O que Deus tinha em em vista era a vida compartilhada, vida complementar, isto é, "a soma de um mais um, que é igual a um".
Gn 2.24 diz: "Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne." Aí Jesus vem e complementa em Mt 19.6: "Assim já não são mais dois, mas uma só carne. Portanto o que Deus ajuntou, não o separe o homem."
"O que Deus ajuntou (edificou) não separe o homem", o que nos leva a crer que todo casamento deve ser edificado por Deus. Quando isto não acontece o lar se destrói e fracassa.
Deus tem que ser o fundador do Lar
II Princípio: O lar tem que ser defendido por Deus
Ainda no primeiro versículo o Senhor fala também de segurança: “Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.”
Se Deus não for a tua esperança, o teu baluarte, a tua segurança, o teu amparo, em vão será a tua vigília. O ladrão entrará sorrateiramente e roubará tudo o que é teu.
Quantos se firmam em riquezas, em poder, em homens, em glória e se esquecem que a Deus pertence todas as coisas. E o ladrão entra roubando a paz, a comunhão da família, a alegria, o amor, a saúde, a esperança, os sonhos. Se o Senhor não guardar a nossa casa, o ladrão entrará e roubará o que nos é de mais precioso: a nossa vida e a nossa salvação.
Por isso, a pessoa de Deus deve ocupar os cantos e recantos da nossa vida familiar. Deus deve ocupar a primazia na consagração da nossa família. Marido e esposa, devem viver em inteira submissão a Deus, porque se os filhos forem criados neste clima serão também abençoados.
Deus deve ocupar a primazia na devoção de nossa família. A leitura da Palavra de Deus e a oração devem ocupar parte importante dentro do lar. Famílias rendidas ao Senhor fazem da Palavra de Deus e da oração armas poderosas contra as ciladas do inimigo de nossas almas.
Deus deve ocupar a primazia na disciplina da nossa família. A definição da palavra "disciplina" de acordo com o termo original é: "ensino", "instrução", "treinamento", "educação". O marido deve ser um vivo exemplo de disciplina para a sua esposa, assim também a esposa instruída adquire a verdadeira sabedoria para edificar o seu lar.
Quem é o edificador de nossa casa? Quem guarda o nosso lar? Ou melhor, onde estamos firmando a nossa segurança? Onde estamos depositando a nossa fé, a nossa esperança?
Se o Senhor não estiver no comando em vão serão os nossos esforços
III Princípio: O lar tem que ser suprido por Deus
O verso 2 diz: "Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois ele supre aos seus amados enquanto dormem". Em outras palavras: De que adianta trabalhar até esvairmos nossas forças se Deus não estiver no controle? Este versículo nos leva a pensar sobre trabalho, prosperidade e descanso…
Os suprimentos que realmente importam, não são aqueles que são conseguidos pelos nossos esforços, mas aqueles que chegam até nós pela graça e dom de Deus.
Portanto, quando o Senhor edifica a nossa casa e guarda a cidade temos a consciência de que é Deus quem conduz o nosso caminhar, quem nos sustenta, nos dá sabedoria, que abre as portas necessárias, que fecha as que não nos darão vitória. Temos que nos esforçar sim, acordar cedo, trabalhar, lutar, fazer a diferença, mas com a confiança de que quem está no controle é Deus.
Quando o Senhor edifica a nossa casa e guarda a nossa cidade, conseguimos descansar NELe, porque sabemos que, durante o nosso sono e o nosso descanso, Ele estará trabalhando por nós.
Veja bem: O Senhor só pode honrar aquele que tem confiança suficiente para descansar NEle e dormir, mesmo durante a tempestade. Quando descansamos Nele, o Senhor nos fortalece, nos honra e nos dá a vitória.
Que essa palavra seja sobre este lar e nos demais lares que aqui estão nesta noite. E que a paz de Deus, o Shalom de Deus, seja sobre a vida de Cristiano e Ingrid hoje e sempre!

Nenhum comentário:

LinkWithin

"Poderá gostar de:" Related Posts with Thumbnails