sábado, 22 de outubro de 2011

A BÊNÇÃO ESTAVA NO REDEMOINHO (II Rs 2.1-11)

Neste verso lemos isto: "...e Elias foi levado aos céus num redemoinho". Me impressionou esta revelação: levado aos céus (o que é bom, céus é morada de Deus, lugar da presença de Deus), num redemoinho (o que já não é bom, porque redemoinho é aquele movimento rápido e em espiral, causado pelo cruzamento das ondas de ventos contrários).
Redemoinho chega a ser definido nos dicionários de língua portuguesa como uma tempestade de vento em forma de espiral.
É estranho que Deus tenha usado um elemento natural, tão violento, para levar Elias ao céu.
Mas foi o que aconteceu: Deus levou Elias num redemoinho, Ele usou uma tempestade de ventos fortes, rápidos e espiralados! ...e obviamente, sem nenhum dano, sem nenhuma seqüela para Elias... eu creio que ele não chegou tonto nos céus e nem com zunido nos ouvidos...
Como Deus é tremendo! Aquilo que é perigoso, que possui poder destrutivo, é domado por Deus, é subjugado, dominado por Ele, Aleluia!
Fiquei pensando nisto e reparei que redemoinhos representam tempos de tensão em nossas vidas, mas que o Senhor Deus usa para fazer subir o nosso nível espiritual. Redemoinhos é uma composição de forças opostas, são ventos contrários que se chocam. Um redemoinho é um ponto de tensão. Elias subiu ao céu na tensão, em meio a forças contrárias.
Se você está passando por um período de tensão em sua vida, se você está envolvido por uma tempestade de ventos contrários... ouça: Deus domina redemoinhos! Deus aplaca a fúria dos ventos fortes... Deus abranda o poder destrutivo do mal, porque Ele mesmo é o Deus criador e Todo-Poderoso, Aleluia!
Você está tenso por alguma coisa? Confia em Deus, e Ele usará o redemoinho para fazê-lo subir mais alto, Amém?
Há algumas verdades que quero meditar com os irmãos nesta noite...
A primeira é que: Deus fala no meio do redemoinho
Esta lição aprendemos pela experiência de Jó. No final de seu livro, cap 38.1 lemos isto: "Então o Senhor respondeu a Jó do meio da tempestade...". Redemoinho é uma forma de tempestade, tempestade de ondas, de ventos contrários, que se chocam.
Deus fala em meio a tormenta!
A Bíblia diz que a voz de Deus troveja maravilhosamente (Jó 37.5); é voz como de trombeta, como diz Apocalipse 1.4. Nem o vento mais forte, nem o tornado mais violento, abafa a voz do El-Shadai, a voz do Deus Todo Poderoso, Aleluia!
Deus falou à Jó do meio de um redemoinho (Jó 40.6). Jó atravessava um período de grande tensão, ele passava por uma tempestade violenta em sua vida, ele estava agitado. Mas o que fez Deus ao seu servo? Deus usou a tensão para falar com ele!
É conhecida aquela parte do livro de Jó, onde ele diz: "Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem" (Jó 42:5). Jó estava declarando que a tensão, o redemoinho, é que permitiu que seus olhos pudessem ver a Deus.
Quantas vezes a tensão, o problema, a dificuldade que surgiu, não nos permite ouvir a Deus, não nos permite escutar o maravilhoso som da Sua voz. Mas irmão, irmã, Deus falou a Jó do meio da tempestade, tempestades não abafam a voz de Deus.
Então, é completamente possível que Deus esteja lhe falando no redemoinho - na tensão que você esteja vivendo. Aquiete-se e você escutará o som da Sua voz, aquiete-se e você ouvirá o que lhe diz o Senhor!
Uma outra verdade é esta: O Senhor se manifesta no redemoinho
Lemos no livro do profeta Zacarias 9.14: "o SENHOR, tocará a trombeta e marchará em meio às tempestades do sul"; outra versão traz assim: "o SENHOR Deus fará soar a trombeta e irá com os redemoinhos do Sul".
O Senhor pode se manifestar no redemoinho!
O profeta Zacarias falou que o Senhor "marchará em meio às tempestades". Ele é o Rei Soberano, e marchará em meio às tempestades.
Ouça: O caos é matéria prima para Deus criar a Beleza! Lembra de como a Bíblia conta a história da criação? Diz a Bíblia que a terra era sem forma e vazia. No entanto, Deus criou a luz, os mares, a terra seca, as plantas e os peixes e os animais, o homem e a mulher.
A verdade então é esta: Na tempestade violenta, na tensão mais forte, Deus mostra a Sua majestade, marchando, manifestando a Sua presença! Irmão, irmã, num redemoinho Ele levou Elias ao céu. Ele falou à Jó. Deus transforma tragédia em bênção!
E ouça mais esta verdade: O Senhor nos quebranta no redemoinho
É na tensão que descobrimos nossas fraquezas e incapacidades.
Na tensão, nos momentos difíceis da vida, nos momentos de dor, de lágrimas, é que melhor, aprendemos a confiar em Deus e saber que sem Ele nós nada podemos fazer.
Quando Jó experimentou o forte redemoinho em sua vida, Ele pode conhecer melhor a Deus, ele mesmo disse: "[Senhor] Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram". Jó estava dizendo: "Somente agora eu conheço o Senhor de verdade! Antes eu só O conhecia de ouvir falar".
No livro de Jó, lemos que ele respondeu ao Senhor: "Sei que podes fazer todas as coisas; nenhum dos teus planos pode ser frustrado". Jó disse isto quebrantado diante de Deus. É muito interessante ler o que Jó declarou em seguida a isto, lemos em 42.6: "menosprezo a mim mesmo e me arrependo no pó e na cinza" (Jó 42.6).
Irmãos, ele estava dizendo: "...eu me arrependo do meu orgulho e me cubro de terra e de cinza para mostrar minha tristeza".
Veja o que faz o redemoinho, quando Deus o permite na vida de alguém que O serve: esta experiência quebranta o coração, esmaga o orgulho, deixando a pessoa completamente entregue a Deus, dependente dEle.
Portanto, há vários tipos de redemoinho ou tensão na vida: falta de dinheiro, falta de companheirismo, problemas familiares, desavenças, perseguições, enfermidade, etc. Mas é nesse momento, no momento de redemoinhos na vida, que podemos subir às alturas, como foi com Elias.
Afinal, em meio ao redemoinho:Deus Fala, Deus Se Manifesta, E Nós Nos Quebrantamos Em Nosso Orgulho Afim de Conhecermos Mais a Respeito de Deus e De Sermos Dependentes Dele.

Nenhum comentário:

LinkWithin

"Poderá gostar de:" Related Posts with Thumbnails