segunda-feira, 10 de outubro de 2011

CEIA DO SENHOR É EXAME (I Co 11.23-32)

Quando fomos batizados fomos incluídos na família de Deus que é a Igreja. A Igreja é formada por todos aqueles que creram em Jesus como Senhor, confessaram os seus pecados e nasceram de novo. Essas pessoas tiveram seus pecados perdoados por causa do sangue de Jesus, isto é, por causa da morte de Jesus na cruz.
A ceia do Senhor é a maior festa espiritual da igreja. Nela relembramos como éramos escravos do pecado e como fomos libertados por Jesus.
A ceia é a celebração de que somos um só corpo em Cristo. Se quem participa indignamente sofre condenação, quem participa discernindo o corpo de Cristo recebe todas as bênçãos de quem é membro da igreja de Jesus: Cuidado e serviço mútuo, cura, alegria, perdão, salvação etc.
Cada vez que celebramos a ceia estamos dizendo: Ele vai voltar e estaremos para sempre com Ele.
Não costumamos chamar a Ceia do Senhor de "Santa Ceia" porque não encontramos base bíblica para crer na presença real, nem na presença mística ou espiritual de Cristo no pão e no cálice.
A substância do pão não se transforma na substância do corpo de Cristo nem a substância do vinho se transforma no sangue de Jesus. Não é a Ceia que é santa. Santo é o Deus a quem adoramos nesta celebração, que enviou seu Filho bendito para dar sua vida como preço do resgate por nós por causa do seu eterno amor.
Santo é o Salvador a quem lembramos nos símbolos da sua graça: seu corpo partido por nós, e seu sangue por nós derramado no Calvário para a nossa redenção. Santo é o Espírito de Deus que está presente, não dentro das bandejas de pão e cálices, mas em nossos corações, em nossas almas, para nos tornar santos pela purificação dos nossos pecados através da eficácia do sangue de Jesus (1Jo 1.7; Ef 1.6,7).
Santa é a comunhão que temos com os salvos na celebração, pois o sangue de Cristo nos lavou de nossas iras e mágoas, de julgamentos, da falta de perdão, da inveja, da cobiça, da malícia, tornando-nos capazes de apertar a mão do nosso irmão, de todos eles, olhando dentro dos seus olhos com sinceridade, podendo dizer do mais profundo da nossa alma: "Eu te amo no amor de Jesus, meu irmão, minha irmã".
Santa é a esperança que a Ceia do Senhor renova em nossa alma cada vez que a celebramos, a certeza de que, por causa do sangue de Jesus, que nos purificou de nossos pecados, um dia estaremos com ele na comunhão perfeita da sua presença na Glória.
O pão é o corpo de Cristo que foi crucificado e no qual ele levou os nossos pecados. O vinho é o sangue de Cristo que foi derramado pelos nossos pecados. Não podemos dizer com o pão que somos um só em Cristo e vivermos divididos entre nós. Isso é comer indignamente ou não discernir o corpo de Cristo. Quem participa dessa forma está comendo e bebendo condenação.
A Ceia do Senhor é um memorial que me leva a uma comunhão com você.
Se um irmão não tem relacionamento com a igreja, não tem compromisso com os irmãos, não serve aos outros, não se submete, não abençoa ninguém com os dons que tem, vive em competição com os outros, provocando inveja etc. então essa pessoa não entendeu (não discerniu, não viu) que a igreja é um corpo e uma família no qual servimos e amamos uns aos outros.
Por isso, no meio da Ceia desaparecem as diferenças entre homem e mulher, entre senhores e escravos, entre judeus e gentios, entre clérigos e leigos, entre crentes antigos e novos, entre líderes e liderados. Todos participam do mesmo pão e do mesmo cálice sem qualquer discriminação.
Ceia do Senhor é "novo pacto" consagrado no Calvário, porque nos leva a uma comunhão de amor como irmãos, como igreja, uma vez que todos somos ramos de uma única videira e todos somos um mesmo pão no símbolo do corpo de Cristo.
Embora Jesus tenha instituído a Ceia durante a celebração da Páscoa dos judeus, na Ceia do Senhor é celebrado o "pacto do sangue de Cristo", eficaz para banir a culpa e purificar os pecados.
Ao participar da Ceia do Senhor, os salvos devem fazer um exame do seu próprio interior e aproveitar o ensejo para permitir que o Espírito de Deus santifique seus corações para que não comam do pão nem bebam do cálice indevidamente, ou seja, sem a necessária consciência do significado que Jesus lhe atribui.
Cada um deve examinar-se para ver se tem vivido em verdadeira comunhão com a igreja. Se não estiver, deve consertar-se e participar da ceia.
Você precisa se examinar!
A palavra de Deus nos manda examinar o nosso coração, fazer um balanço, uma verificação, um check-up em nossa vida cristã e, depois, participar da Ceia. Ou seja, a ordem é:
Primeiro arrepender-se dos pecados cometidos, confessá-los um a um, pedir perdão àqueles que foram ofendidos e, depois, comer do pão e beber do cálice. Não participar é covardia, negligência e omissão. É não valorizar um momento tão especial da Igreja.
Se o motivo é desinteresse já é grave; se for por causa de pecados escondidos é pior ainda. Mas há um remédio: O sangue de Jesus que nos purifica, quando nos arrependemos de verdade.
Agora, quem diz que não participa porque não está preparado, está correndo um sério risco. Primeiro está se privando da graça de Deus e da comunhão do corpo de Cristo. Segundo, como ficará esta pessoa se Jesus vier antes dela acertar sua vida?
Muitos perderam o temor a Deus, e já não se preocupam mais. Alguns participam da ceia de maneira indigna e em pecado. Outros não participam para não serem descobertos em seu pecado e continuam a pecar.
Concluindo, quero afirmar que a nossa vida cristã deve ser revisada e renovada diariamente, não só apenas no dia da Ceia, porque Ceia do Senhor é exame. É necessário que tenhamos a coragem e a humildade do rei Davi, que orou ao Senhor, confessou seu pecado e foi restaurado pelo Senhor.
(Mensagem ministrada no dia 09 de Outubro, noite de Ceia, pelo Pr. Conde)

Nenhum comentário:

LinkWithin

"Poderá gostar de:" Related Posts with Thumbnails