sábado, 22 de outubro de 2011

SOMOS PORTAS ESPIRITUAIS QUE ATRAI A BENÇAO DE DEUS PARA NOSSA FAMILIA I Cr 16.1-43

“Então todo o povo partiu, cada um para a sua casa, e Davi voltou para casa para abençoar sua família”.
Existem casas que tem uma só porta de entrada, como também existem apartamentos que tem duas ou uma só porta. Nossa casa tem duas portas de entrada, uma pelo rol que dá acesso à sala e outra pela cozinha, como a maioria das casas. Qualquer pessoa que queira adentrar à sua casa, logicamente, precisa passar pela porta.
Há uma enormidade de modelos de portas, algumas muito belas e caras, outras bem simples. Porém, todas servem ao mesmo objetivo: permitir aos moradores o controle de quem e do que haverá de adentrar à casa.
Além dos que moram em sua casa, quais outras pessoas têm cópia da chave da porta da sua casa? Ninguém costuma transferir este tipo de poder para outros, não é mesmo?
Precisamos entender que, como líder de uma família, somos portas espirituais para que a bênção de Deus chegue à nossa casa. Mais ainda, por esta mesma porta espiritual a maldição também pode chegar à nossa casa.
Existem três atitudes que devemos com Davi, para atrairmos a benção de Deus para as nossas casas
1ª Atitude: É preciso decidir levar a bênção de Deus para o seu lar
O texto nos descreve a atitude do rei Davi ao final do dia quando a arca da aliança foi trazida pala Jerusalém, durante uma enorme festa em honra a Deus.
Houve muito regozijo por parte do rei e do povo israelita por poderem trazer nos ombros dos sacerdotes a arca que simbolizava a presença de Deus em meio ao Seu povo. Davi teve o zelo de ir à sua casa para abençoar sua família.
É isso o que Deus quer para nós, Deus quer abençoar a minha casa, a sua casa e você é a porta. Por isso, você precisa ser uma porta aberta às manifestações do Senhor sobre sua vida e sua casa.
2ª Atitude: Não aceitar que o mal entre ou continue em sua casa
O Diabo quer levar a maldição para dentro da nossa casa. O apóstolo Paulo advertiu isso aos cristãos de Éfeso: “Não dêem lugar ao Diabo” (Ef 4.27).
Feche a porta para o Diabo. Conserve a porta aberta para Deus.
A Bíblia tem exemplos de homens que foram porta para que a maldição entrasse a suas casas. Dotã, Coré e Abirão, Acã, Saul... São vários os exemplos de pessoas que atraíram maldições sobre seus lares por conta de sua desobediência.
Por outro lado, há diversos exemplos de pessoas que atraíram a bênção para sua família: Abraão, José, Josué, etc.
3ª Atitude: Orar e assumir seu lugar de sacerdote
O exemplo de Davi para nós é que ele orou para que a bênção estivesse em sua família.
A oração que ele fez em I Cr 17.27: “Agora, por tua bondade, abençoa a família de teu servo, para que ela continue para sempre na tua presença; pois o que tu, Senhor, abençoas, abençoado está para sempre”.
Note o entendimento que Davi tinha acerca da bênção de Deus: ● A bênção é a via pela qual desfrutamos da bondade de Deus; ● Uma vida abençoada significa uma vida na presença do Senhor; ● A bênção é uma herança que passamos para nossos descendentes.
Você pode garantir a bênção do Senhor tanto para sua família como para sua descendência! O texto em Êxodo (Ex 20.6) nos ajuda a entender isto, quando Deus promete: Faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.
Observe a condição para a bênção se estender a até mil gerações adiante de você: amar a Ele e guardar Seus mandamentos. Isto é o mesmo que abrir a porta para Deus.
O Salmo 128 inicia-se com uma confirmação do que tenho exposto até aqui: “Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos. Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem.
Tua esposa, no interior de tua casa, será como a videira frutífera; teus filhos, como rebentos da oliveira, à roda da tua mesa. Eis como será abençoado o homem que teme ao SENHOR! O SENHOR te abençoe desde Sião, para que vejas a prosperidade de Jerusalém durante os dias de tua vida, vejas os filhos de teus filhos. Paz sobre Israel!”
Esse salmo nos ensina que a bênção de Deus parte do individual para o coletivo:
1. “Aquele” (v.1) – Cada pessoa deve cumprir o papel que lhe cabe, temendo a Deus e andando nos Seus caminhos.
2. “Casa” (v.3) – Quando começamos a assumir nosso papel espiritual individualmente, veremos a mão de Deus no “interior” da nossa casa (Efésios 5.22-6.9).
3. “Jerusalém” (v.5) – Quando esses dois níveis estão sendo cumpridos, ou seja, quando o sacerdócio familiar é restaurado, a cidade começa a prosperar.
4. “Israel” (v.6) – Então a bênção de Deus se estabelece da Nação inteira.
De Gênesis a Apocalipse vemos o papel fundamental da família para que a bênção de Deus seja transmitida de uma geração a outra. Tanto a bênção como a maldição podem entrar numa geração e alcançar as próximas (Êxodo 20.5,6).
É fundamental que busquemos a bênção de Deus em nossas famílias e cancelemos qualquer maldição a fim de desfrutarmos o plano abençoador de Deus.
Hoje é o dia de garantirmos a bênção de Deus sobre as nossas casas e sobre a nossa descendência. Para que isso aconteça, você precisa entender que você é a porta, e que o seu lar é um lugar de paz!

Um comentário:

Pr. Lindomar Gabriel disse...

Olá, Paz. Gostei muito deste blog pastor, parabéns, as mensagens são realmente edificantes e confortadoras. Estou te seguindo agora, se o amado puder, visite o meu blog e me siga, eu ficarei muito feliz. Deus te abençoe.
lindomargabriel.blogspot.com

LinkWithin

"Poderá gostar de:" Related Posts with Thumbnails