sexta-feira, 28 de outubro de 2011

SOMOS INSTRUMENTOS QUE DEUS USA

Quase todo mundo tem a sua caixa de ferramentas. Não tem que ser necessariamente uma caixa bonita, se de madeira, de ferro ou de plástico, mas quase todo homem tem, em casa, alguma coisa de ferramentas, seja um alicate, martelo, chave-de-fenda, etc.
Deus também tem a Sua caixa de ferramentas, ferramentas que Ele usa para realizar grandes feitos. Mas, ao contrário do que podemos pensar, a caixa de ferramentas de Deus não contém ferramentas de encher os olhos.
Não, as ferramentas de Deus, como vamos ver neste texto, são ferramentas insignificantes para o mundo. As ferramentas que Deus usa, do ponto de vista humano, são fracas, mas que nas mãos dEle, ah! realizam grandes obras.
Vejamos, neste texto, o que Deus pega para usar como ferramenta para o seu propósito:
I Co 1.27-29
...em primeiro lugar, Deus pega: As coisas loucas
Chamo sua atenção para o v.27, onde lemos isto: “Mas Deus escolheu o que para o mundo é loucura”. Por coisas loucas devemos entender coisas débeis, coisas fracas, isto é, pessoas que não têm grande sabedoria em termos humanos.
Essas coisas loucas são pessoas que não têm condições materiais, são pessoas que não têm nenhum prestígio, nem um poder em si mesmas, são pessoas sem significância no mundo.
Sabe, quando a Bíblia diz aqui, que Deus escolheu as coisas loucas do mundo, a Bíblia está falando da insignificância das pessoas que Deus escolheu. Deus escolheu as coisas loucas, escolheu as pessoas insignificantes, para confundir as que se acham alguma coisa.
Irmãos, irmãs, as ferramentas que Deus usa, portanto, não são pessoas que ostentam sabedoria, que ostentam conhecimento. As ferramentas que Deus usa não são pessoas que estufam o peito, dizendo: “eu tenho status, tenho posição social, tenho experiência, ou tenho isso e aquilo”. As ferramentas que Deus usa são coisas loucas, são pessoas fracas, mas que se colocam nas mãos do Senhor.
Então, Deus, com a Sua sabedoria e poder, as usam para fazer aquilo, que nem o mais sábio, nem o mais poderoso, nem o mais rico, conseguiria fazer. E isso, a Bíblia diz, para envergonhar os sábios.
Deus está usando você, irmão, irmã? O Senhor está usando a sua vida como ferramenta pra testemunhar do que Ele fez em você? Como ferramenta na edificação do seu lar? Como ferramenta na edificação da Sua obra, a Igreja?
Essa parte da Bíblia nos revela que só somos usados como ferramentas para Deus, quando o nosso eu, o nosso nome, a nossa capacidade, a nossa sabedoria, a nossa condição, quando tudo nosso se torna insignificante para Deus.
Quando paramos de nos orgulhar do que somos, do que temos ou do que fazemos, e nos consideramos desprezíveis, pequenos, insignificantes, então Deus nos toma e nos usa.
...em segundo lugar, Deus pega para usar como ferramenta para o seu propósito: As coisas fracas
Lemos no mesmo v.27: “e escolheu o que para o mundo é fraqueza para envergonhar o que é forte”. É o mesmo caso do ponto anterior, mas eu quero reforçar com a lembrança de que um Cristo crucificado era um absurdo.
Nada parecia ser mais fraco, nem mais vergonhoso, do que Cristo crucificado. Não tem lógica, o Rei dos reis ser deitado numa manjedoura forrado de palha e morrer numa cruz entre dois malfeitores. Mas Deus Se serviu do Cristo crucificado – do Seu Filho morto na cruz, para reconciliar consigo o mundo. Foi por meio da morte de Jesus na cruz que fomos salvos!
Irmãos, Deus está dizendo pra nós: As ferramentas que Deus usa não são as pessoas fortes do mundo, não são as pessoas que se bastam a si mesmas, não são as pessoas que dizem: “Eu, eu sozinho, eu mesmo, eu posso, eu sozinho, eu consigo”. Não!
As ferramentas escolhidas de Deus são as coisas fracas do mundo, são as pessoas que dizem: “eu não posso viver sem Ti, ó Deus! Eu não posso!” Ou que então, dizem: “Eu só posso naquele que me fortalece, porque se Ele não me fortalece, eu não posso!”
Irmãos, na lógica de Deus os fracos é que são fortes (diz aí pra seu irmão: Os fracos é que são fortes).
...em terceiro lugar, Deus pega para usar como ferramenta para o seu propósito: As coisas vis, desprezíveis e que não são
Agora, no v.28 está escrito: “Ele escolheu o que para o mundo é insignificante, desprezado e o que nada é”. Deus, aos olhos humanos, usa as “coisas vis”, isto é, pessoas que aos olhos do mundo não são nada, não são nem significantes.
No tempo do apóstolo Paulo os crentes eram tão desprezados que eles eram considerados como se nem existissem. Mas essas pessoas, diz a Bíblia, Deus escolheu para reduzir a nada, aqueles que se acham muita coisa.
Há pessoas que se acham as tais, que se acham superiores, grandes, merecedoras de honra e glória, por causa das pequenas coisas que fazem. Mesmo dentro da igreja, há pessoas que se julgam em mais vantagem sobre as outras, que se julgam superiores. Deus não toma a nenhuma destas pessoas para usá-las.
Lemos aqui no v.28, que Deus “escolheu o que para o mundo é insignificante, desprezado e o que nada é, para reduzir a nada o que é”.
Se o mundo reconhece e aplaude a sua performance espiritual,e se você se deleita nesses aplausos, nesse reconhecimento, e diz: “Ah! eu sou eu... sou alguma coisa!”, não é esse tipo de pessoa que Deus usa. Veja, Deus escolheu o que é insignificante e que nada é para usar em Seus propósitos.
Deus é especialista em transformar coisas insignificantes em coisas extraordinárias!
...e por fim, eis a razão por que Deus pega tais ferramentas para usar para o seu propósito: Para que nenhuma carne se glorie perante Ele
É o que lemos no v.29: “a fim de que ninguém se vanglorie diante dele”. Há muitas pessoas hoje que se gloriam da posição financeira que alcançaram, da posição social que conquistaram ou dos conhecimentos que adquiriram.
Mas, de que valerá o seu orgulho diante de Deus? Ninguém poderá se gloriar diante dEle. Portanto, eis o motivo porque Deus, em Sua sabedoria, escolhe as coisas loucas do mundo, e as coisas fracas do mundo, e as coisas desprezadas e as que não são. Nos ensina esse verso da Bíblia, que Deus as escolheu “a fim de que ninguém se vanglorie diante dele”.
Deus tem a Sua caixa de ferramentas. As ferramentas de Deus somos nós. Uns são como a chave de fenda, outros como o alicate, outros são como os parafusos, e outros são como as buchas para os parafusos.
Mas, se Deus quiser apertar um parafuso, a chave de fenda não precisa ficar se gloriando, achando que somente ela é capaz de fazer isso.
Em se tratando de Deus, até a bucha pode apertar o parafuso, então, não se glorie.
É isso que diz o texto: Deus usa coisas “loucas”, coisas “fracas”, coisas “vis e desprezíveis”, coisas que “não são”, aos olhos humanos, para confundir, envergonhar, reduzir a nada aqueles que se acham o máximo.
Desta maneira, ninguém vai poder se gloriar diante de Deus, pois a capacidade humana nada pode realizar para Deus por si mesma, assim como uma ferramenta real não pode cumprir a sua função se não for usada por alguém.
Será que você está na caixa de ferramentas de Deus?
Deus está te usando no meio em que você vive? Na sua família, no seu trabalho, na escola, na faculdade, no momento de lazer, na sua vizinhança? As pessoas tem sido edificadas com o seu testemunho? Com o seu linguajar? Com as suas atitudes?
Quando você acha que sabe tudo, você não sabe nada!
Deus quer usar você como instrumento para a sua obra.

Nenhum comentário:

LinkWithin

"Poderá gostar de:" Related Posts with Thumbnails