segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

É PRECISO ESCOLHER SER DIFERENTE! (II Rs 23.3-5)

O rei Josias tinha oito anos de idade quando começou a reinar em Judá. Uma tarefa bem difícil para qualquer homem instruído quanto mais para uma criança.

Ainda jovem Josias tomou uma grande decisão, ao invés de gastar as finanças em festas e outros prazeres, ele mandou reparar a Casa do Senhor. Mas você pode pensar: "Mas o dinheiro era da Casa do Senhor, é claro que Josias tinha que gastar lá mesmo". A coisa não é bem assim...

Muitos foram os reis que não procederam assim antes dele, muito pelo contrário. Seu avô, o rei Manassés, tinha sido um terrível governante. Em II Rs 21.16 diz: “Manassés também derramou tanto sangue inocente que encheu Jerusalém de um lado a outro; além disso levou Judá a cometer pecado, a fim de que fizessem o que o Senhor reprova”.

Josias, ao contrário de seu avô, começou a buscar ao Deus verdadeiro com apenas 16 anos. Aos 20 começou uma grande reforma em Judá com o alvo expresso de fazer o seu povo voltar aos caminhos do Senhor. No entanto Josias teve uma escolha, e escolheu priorizar a Casa do Senhor.

A vida de Josias mudou a partir da sua escolha. O livro da lei foi encontrado por causa da reforma. E ele, conhecendo a Palavra de Deus, fez uma aliança com o Senhor.

A "berit", aliança, foi estabelecida. Mas não qualquer aliança, mas uma aliança de todo o coração e alma, uma separação de tudo aquilo que não era de Deus, separação, "kadosh", em outras palavras, santidade.

Deus tem chamado nossa geração para uma Aliança de Santidade, para a sua Berit Kadosh, para fazer de cada um de nós jovens conquistadores, pais e mães de uma grande multidão.

Alguns dizem que muitos de nós veremos a segunda vinda de Jesus, isso significa então que nós somos responsáveis por apressar a volta do Messias.

Assim como Josias, nós temos uma escolha. É preciso escolher ser diferente!

No que você tem investido a sua vida? Em festas, games, e outros prazeres ou tem se envolvido com Deus, com a obra de Deus?

Josias tinha tudo para ser o que seu pai e seu avô foram. Entretanto, o decorrer da história mostra que houve uma mudança, pois um ciclo foi quebrado.

O que isso significa? Significa que muitas vezes, ao olharmos para a nossa história, podemos observar uma série de marcas desagradáveis que podem nos tentar fazer acreditar que devemos, necessariamente, dar continuidade ao ciclo de fracassos cometidos pelos que vieram antes de nós.

Mas o que eu aprendo com Josias é que isso não é verdade. Deus pode e quer escrever uma nova história a partir de nós, se assim nós desejarmos. Depende de nossas escolhas!

Deus quer escrever uma nova história a partir de nós!

O Senhor fez assim na vida do rei Josias... Fez assim na vida de Daniel, que propôs no seu coração não se contaminar com as iguarias do rei.

Meu irmão, minha irmã, assim como na vida de Josias, Deus também quer estabelecer um novo ciclo, uma nova aliança a partir de você. Você pode até olhar para trás e não encontrar boas referências e exemplos para imitar, mas com certeza encontra exemplos para não imitar. O segredo é mudar a sua perspectiva de encarar as coisas.

Você não precisa ser essa pessoa egoísta, agressiva, rebelde, invejosa, insegura ou ciumenta. Você não precisa se drogar, adulterar ou se prostituir por causa dos exemplos e referências que você teve.

Se sua família é marcada por alianças espirituais condenáveis aos olhos de Deus, você não precisa dar continuidade a isso.

Se você sofreu algum tipo de violência ou abuso, você não precisa viver preso a essa dor e muito menos ser um instrumento de dor para a vida de alguém por conta disso.

VOCÊ pode ser diferente, renuncie essas heranças!

Ao invés de se lamentar, erga-se, lute para ser diferente, encare a vida com otimismo e fé. Deus é o maior interessado em nos reconstruir, mas a escolha é nossa, é pessoal e intransferível.

Ninguém faz isso por você, nem mesmo Deus. É preciso ter coragem de mudar e ter determinação nas suas escolhas. Dependa exclusivamente do Senhor nesse processo.

Quem sabe tem pessoas aqui que, muitas vezes vive dizendo que é falho em ler a Palavra de Deus ou aplicá-la à sua vida, que fica cansado e simplesmente não tem ânimo para estudá-la ou que é falho em se envolver na obra de Deus porque anda sempre tão ocupado.

Josias marcou a história de seu povo, fez Judá voltar ao caminho do Senhor. Deus tem o mesmo chamado para nós: marcar a nossa história para sermos diferentes!

Vamos marcar a história da nossa Igreja, da nossa casa, do nosso bairro, da nossa cidade, do nosso país. Mas só podemos fazer isso por causa de uma escolha: da nossa aliança de Santidade.

Por causa da Aliança de Santidade, Abraão foi o homem mais próspero de seu tempo...

Por causa da Aliança de Santidade, Davi conquistou novos territórios para seu povo...

Por causa da Aliança de Santidade, o apóstolo Paulo evangelizou o mundo para Cristo.

Por causa da Aliança de Santidade, você irá conquistar tudo em Deus. Nós, jovens, não somos somente a promessa para o futuro, somos a realidade no presente.

(Mensagem ministrada no culto dos jovens na Igreja Batista Moriá, pelo Pr. Conde no dia 21 de Janeiro de 2011).

Nenhum comentário:

LinkWithin

"Poderá gostar de:" Related Posts with Thumbnails