quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Andar com Deus (Gn 17.1-2; Sl 16.8).

Andar na presença de Deus é um privilégio e todo privilégio tem o seu preço, a sua
condição. A Palavra de Deus revela que Enoque andou com Deus e foi arrebatado.
Também declara que Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos e que
andava com Deus. Diz que Jó era homem íntegro e reto, e que este também andava
com Deus e se desviava do mal.
O próprio Deus disse à Abraão: “Anda na minha presença e sê perfeito”. O Todo-Poderoso bradou: “Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo”.
O verbo andar é empregado inúmeras vezes a fim de tornar claro uma característica
singular do homem de Deus: ele e o SENHOR andam juntos.
O salmista declara que bem-aventurado é o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
No livro do Profeta Miquéias 4.5 está escrito: “Porque todos os povos andam, cada um em nome do seu deus; mas, quanto a nós, andaremos em nome do SENHOR, nosso Deus, para todo o sempre”.
O cristianismo é muito mais que uma religião, é um estilo de vida que anda no sentido contrário da ideologia deste mundo e que afronta com veemência o pecado. Paulo aos romanos escreveu: “Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedices, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e ciúmes” (Rm 13.13).
Andar é caminhar, ir a algum lugar, ter um alvo, um objetivo, cumprir uma meta. Andar com alguém significa objetivo em comum, solidificação de propósitos, confiança recíproca.
Caminhar com outro é sonhar juntos, suportar o peso da caminhada, socorrendo e animando para que o amigo cumpra seus objetivos.
Andar com Deus deveria ser o objetivo de todo homem, pois esse sempre foi o desejo de Deus, desde quando o criou.
Talvez você esteja seguindo na direção contrária. Para andar com Deus terá de mudar de direção. Talvez você esteja seguindo por outro caminho. Para andar com Deus só há um caminho: Jesus!
Talvez você esteja acostumado a tomar as próprias decisões. Para andar com Deus, terá de ser guiado por ele, terá de seguir a direção que ele indicar. Isto significa renúncia, humildade,dependência.
Para andar com Deus, precisará de vestes e calçados apropriados. Você terá de despojar-se da velha natureza, dos velhos hábitos e costumes, de toda maldade, e revestir-se da misericórdia, bondade, humildade, delicadeza e paciência (Cl 3.12).
Para andar com Deus, você precisa estar interessado no que ele tem a dizer, e deve ouvi-lo com atenção.
Para andar com Deus, vai precisar gostar da companhia dele, ou então não vai conseguir segui-lo.
Para andar com Deus, vai precisar gostar das demais pessoas que também andam com ele.
Para andar com Deus, você tem de parar de murmurar. Deus não gosta de andar com pessoas deprimentes, que só tem queixas. Por isso que ele procura adoradores e não murmuradores.
Quando andamos com Deus recebemos muitos benefícios que nos trarão bem nessa vida e
por toda a eternidade:
1º benefício: A nossa visão se alarga!
Passamos a olhar para os acontecimentos da vida sob a ótica de Deus, passamos a perceber Deus entrelaçado em nossa existência. Nossos olhos percebem que o nosso Deus não está distante, vemos a mão de Deus agindo em nosso favor nos mínimos detalhes.
2º benefício: O nosso foco muda!
A presença divina coloca o foco do nosso olhar na pessoa de Deus. Tiramos nossos
pensamentos de nossas limitações, de nossas dores, e passamos a meditar na sublimidade de Deus. O nosso foco passa a ser a pessoa Deus!
A nossa reflexão focada em Deus coloca nossas lutas na perspectiva correta! Nossas
adversidades passam a ser avaliadas segundo o poder de Deus e não segundo nossas limitações!
O foco em Deus muda a dimensão da nossa vida! Saímos da dimensão do possível e passamos a viver na dimensão do impossível!
3º benefício: A nossa atitude muda!
A certeza da presença de Deus nos leva a olhar para a vida com a expectativa de que, uma vez que temos Deus envolvido em nosso dia a dia, cada momento transforma-se em possibilidade de um milagre – de uma manifestação sobrenatural.
Nossa atitude de pessimismo passa para uma atitude de expectativa de um feito grandioso de Deus. Passamos a olhar para a vida com os olhos de quem sabe que um milagre de Deus está acontecendo agora!
4º benefício: O nosso potencial cresce!
A segurança de que Deus está conosco nos leva a ouvi-lo através da sua Palavra. Passamos a olhar a Bíblia como voz de Deus. Nossa comunicação com Deus através da oração e da Palavra nos faz pessoas com mais discernimento e sabedoria.
O salmista afirmou no Sl 119.99: ”Tenho mais discernimento que todos os meus mestres, pois medito nos teus testemunhos. Tenho mais entendimento que os anciãos, pois obedeço aos teus preceitos”.
Este texto deixa claro três evidências do crescimento do nosso potencial: O meu discernimento aumenta, a minha sabedoria cresce e a minha capacidade de escolher corretamente é maior!
5º benefício: A nossa gratidão aumenta!
Quando andamos com Deus, quando caminhamos na sua presença, isto nos capacita a ver a vida como um dom divino. Paramos de pensar na vida em termos de “sorte” ou “coincidências” e começamos a ver a vida em termos da generosa mão de Deus agindo por nós. Nosso coração é invadido pelo senso de dívida para com Deus – nosso coração é tomado pela atitude de gratidão.
Em Tiago 1.17 está registrado como uma pessoa que anda com Deus vê a vida: “Tudo de bom que recebemos e tudo o que é perfeito vêm do céu, vêm de Deus, do Pai das luzes. Ele não muda, nem varia de posição”. Uma pessoa que anda com Deus é cheia de gratidão!
Sexto benefício: As nossas bênçãos se multiplicam!
Quando vivemos cada momento na presença de Deus, começamos a experimentar as bênçãos que antes ignorávamos. Nossos olhos se abrem e passamos a ver com mais intensidade os feitos de Deus a nosso favor, mas não só isto! Passamos a ser benção para aqueles que estão ao nosso lado. Andar na presença de Deus multiplica as nossas bênçãos e nos faz bênçãos aos demais! Você pode ser abençoado por Deus e ser usado para abençoar.
Deus continua escolhendo homens e mulheres para a mesma coisa, para levar a presença
Dele a outros, para estarem diante da presença Dele e para abençoar outros em nome Dele.
Andar com Deus é o maior privilégio que um homem pode ter. Por isso, quando Deus fez um pacto com Abraão, exigiu que ele fosse perfeito. Como? Andando em sua presença.
Andar com Deus é uma necessidade de todo o ser humano devido à grande carência de
segurança, proteção, sustento e conforto. Assim como a criança sente-se segura andando ao lado de seu pai, assim também nos sentimos quando andamos com Deus.
Sl 23. 4 – Quanto mais andarmos com Deus, mais perto dele estaremos, conseqüentemente, mais abençoados seremos e com toda a certeza nos sentiremos seguros em quaisquer circunstâncias podendo encarar de frente todos os problemas que nos alcançarem.
É fato consumado que, todos os homens e mulheres que andaram na presença de Deus foram ricamente abençoados. Mas entre as muitas atitudes necessárias para que o andar com Deus seja possível, há uma que considero a mais importante: sem a Bíblia, absolutamente ninguém pode andar com Deus.
Deus busca homens e mulheres que andem em Sua presença, e que o busque de todo o
coração, de toda sua alma para que lhes possa declarar o seu amor e suas promessas.

Nenhum comentário:

LinkWithin

"Poderá gostar de:" Related Posts with Thumbnails