quarta-feira, 11 de julho de 2012


Descanso em Deus
Ex. 33.14,15
Descansar em Deus jamais foi admitir uma postura letárgica, apática, de inércia (“ficar parado, alheio”), mas sim, confiar nEle, buscar refrigério, força para vencer e suportar situações e circunstâncias ruins, buscar orientação para tomar decisões, cientes de que Seu poder se aperfeiçoa na fraqueza – II Coríntios 09a – Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza.
As vezes, só nos inclinamos para Deus quando estamos fracos, cansados. Que nosso coração seja mudado para buscá-Lo em todo tempo. Busque a Deus, leia a sua Palavra. A Bíblia é uma fonte da qual podemos beber diariamente, nos fortalecendo a enfrentar o que temos vivido e nos preparando para o que viveremos, sejam tempos bons ou ruins.
Nosso coração, a todo instante, anseia, deseja algo – a mudança de determinada situação, um objetivo alcançado, um sonho a ser realizado. Se esses desejos estiverem de acordo com a vontade de Deus, serão cumpridos, por Ele mesmo - Salmos 37:04 e 05 - Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará.
Esse é um dos versículos que Ele tem ministrado a mim, que me traz descanso, esperança e renovo. Mostra o amor e a importância que Deus tem para comigo, em me agradar cumprindo meus desejos, por mais que pareçam simples. Se eu me agradar dEle, fará isso como um pai que ama alegrar seu filho!
Descansar é confiar da presença do Senhor constantemente ao teu lado.
Em Êxodo 33.15, Moisés aprendeu a descansar na da presença de Deus. “Se a tua presença não vai comigo, não nos faça subir deste lugar” (Êxodo 33:15). Ele estava dizendo, “Senhor, se Tu não estiver conosco, não conseguiremos o nosso objetivo. Não daremos um passo a menos que tenhamos certeza da Tua presença”.
Moisés sabia que era a presença de Deus dentre eles que os diferenciava de todas as outras nações. O mesmo é verdade em relação ao povo de Deus hoje; a única coisa que nos diferencia dos incrédulos é a presença de Deus “conosco”, guiando-nos, levando-nos, operando a Sua vontade em nós e através de nós. A Sua presença afasta o medo e a perplexidade.
A atitude de Moisés era assim, “Nós operamos sob um único princípio. A única maneira de sermos guiados ou governados, de batalharmos e sobrevivermos nos dias atuais é ter a presença de Deus conosco.
Quando a Sua presença está em nosso meio ninguém pode nos destruir; mas sem Ele somos frágeis - reduzidos a nada. Que todos os países do mundo confiem em seus poderosos exércitos, em seus carros de ferro e em seus bravos soldados – nós confiaremos na manifesta presença do Senhor”.
Deus respondeu à ousada declaração de Moisés: “A minha presença irá contigo, e eu te darei descanso” (33:14). Em hebraico a palavra “descanso” aqui quer dizer “confiança confortadora e serena”. Deus estava dizendo, “Não importa que tipo de lutas ou provações enfrente, você sempre estará capacitado para achar descanso calmo e confiante em Mim”.
Quando não há a presença de Deus, tudo fica fora de ordem - sem lei, sem orientação e sem o ensino do certo. Todo mundo se torna sua própria lei, e faz como quer. É bem o retrato de muitos lares cristãos atualmente: tudo em desordem, sem paz ou descanso, cada um fazendo o que lhe agrada. O Senhor em Sua misericórdia sofre com essa desordem.
Mas não precisa ser assim. As promessas de Deus são imutáveis, e Sua palavra garante, “Pelo resto da vida, se você continuar Me buscando Eu estarei contigo. Quando clamar, serei achado por ti”.

Somente quando a presença de Deus está sobre nós é que podemos contemplar e compreender a Sua glória

Quando os israelitas estavam no deserto, Deus manifestava a Sua presença por meio de uma nuvem. Essa nuvem era a manifestação física do compromisso de Deus em ficar com o Seu povo.
Ela cobria o tabernáculo dia e noite, e funcionava como guia para qualquer iniciativa; quando a nuvem se movia, eles se moviam, e quando ela parava, eles paravam.
O povo nunca teve de tentar descobrir a direção ou o futuro; punham toda a sua confiança naquela visível nuvem da presença de Deus.
Hoje, a nuvem da presença de Deus paira sobre o nosso lugar secreto de oração. Ela espera todos os dias para envolvê-lo em sua paz. Ela o guiará, lhe capacitará e guardará no descanso do Senhor, dando-lhe direcionamentos para o lar, para o trabalho e para seus relacionamentos.
E você pode ter comunhão com Deus em qualquer lugar, seja no ônibus indo para o trabalho ou em suas viagens. Você pode desligar todas as demais coisas e dizer, “Senhor, tenho meia hora agora, e quero falar contigo”. Esse será a sua “hora silenciosa” com Ele.
É maravilhoso ter a melhor hora do seu dia junto ao Senhor, edificando uma intimidade de consistência. Ele promete que quando você busca mais intimidade a presença dEle irrompe em sua vida promovendo a ordem divina em todo o seu derredor.
Mas algo ainda maior do que isso acontecerá: a busca contínua da presença de Deus lhe levará à uma revelação da glória de Cristo.
Moisés buscou com Deus uma manifestação continuada da presença do Senhor “para que eu te conheça” (Êxodo 33:13). Eis como Deus respondeu ao Seu servo: “A minha presença irá contigo, e eu te darei descanso” (33:14).
O pedido de Moisés aqui seria o suficiente para a maioria dos cristãos. Quem dentre nós não quer a paz e o descanso prometidos por Deus? O que mais poderia alguém desejar? Mesmo assim, ter a segurança da presença de Deus não foi suficiente para Moisés; ele sabia que havia mais, e clamou, “Rogo-te que me mostres a tua glória” (33:18).
Precisamos aprender a confiar, aprender a descansar no Senhor.
Entregue a Deus seus sonhos, expectativas, problemas, motivos de cansaço, situações pendentes... escolha ir para os braços acolhedores do Pai. Talvez hoje não seja o tempo de questionar, mais sim de Descansar. Ficar quieta e deixar Deus agir. Descansar não significa desistir ou desanimar. Descanso é o que precisamos para estarmos sempre fortes em Deus.
Deus tem promessas pra minha vida. Assim como ele tem pra vc. Mais ele não vai te dar a hora que vc quiser. Não!! Ele vai dar quando o tempo dele chegar, quando ele entender que vc está preparado para receber, para cuidar!
Quando se faz um bolo, ele tem o tempo certo pra assar, e se tirarmos antes ele sola, fica ruim. Assim é na nossa vida também. Deus faz tudo com calma, tudo perfeito, tudo no tempo certo, sabe por que? Porque talvez se Ele nos der antes da hora nós não vamos saber usufruir da forma correta, e aí ao invés de ser bênção pra nossa vida pode acabar sendo maldição.
Então… se Deus não me deu, se Deus ainda não te deu é porque eu e vc não estamos prontos para receber. Ainda precisamos ser moldados, como o vaso de barro nas mãos do Oleiro. Ser moldado dói? Dói muito, mas… VALE A PENA!!!
Aprenda a confiar em Deus de olhos fechados e de coração aberto e as preocupações deixarão de ser suas. Há um Pai de braços abertos lhe esperando, escolha descansar em Seus braços!

Nenhum comentário:

LinkWithin

"Poderá gostar de:" Related Posts with Thumbnails