quarta-feira, 2 de janeiro de 2013



A SUA HISTÓRIA PODE SER MUDADA!



Rute  1.15-18



            Todo mundo gostaria de uma mudança radical em sua vida, é por isso que todo início de ano a gente faz e refaz promessas não cumpridas no ano anterior com relação às coisas que a gente gostaria de mudar em nossa vida no próximo ano.



            Nós podemos mudar a nossa vida de duas maneiras: para pior ou então para melhor. Todo mundo têm o direito e a oportunidade de mudar a sua história, mas a pergunta que fica é: como?



Rute nos dá alguma ajuda nesse quesito porque ela experimentou uma mudança tão grande na sua história que até hoje figura na genealogia de Jesus, então se alguém pode falar de mudança na própria história é ela.



A minha história pode ser mudada pelas escolhas que eu faço na vida (Rt 1:15-18).



Os momentos de crise são molas propulsoras de escolhas que podem ser feitas, Rute entra em um momento na sua história que a lança em uma encruzilhada, ficar na sua terra ou aventurar-se com sua ex-sogra a um lugar que ela conhecia só de ouvir falar.



            As nossas escolhas não devem ser feitas debaixo de forte pressão emocional porque assim nossa razão e objetividade ficam embotadas.



Rute já não estava mais pressionada pela emoção do luto, a perda de seu marido já havia ficado para trás, o que ela estava decidindo agora era a continuidade de sua história dentro de uma nova perspectiva, a base da escolha dela é a fé de Noemi.



Podemos escolher mal se levarmos em conta apenas os aspectos materiais e financeiros, como Ló fez quando se separou de Abraão.



            As escolhas são, na verdade, uma semeadura de futuro. O futuro fará brotar a escolha no presente.



A minha história pode ser mudada a partir das pessoas que decido ter por amigos e referenciais de vida (Rute 1:16-18).



A mentoria ou discipulado é ferramenta indispensável se queremos mudar nossa história, porque se alguém já chegou a algum lugar na vida, com certeza pode ajudar outros a fazerem o mesmo caminho.



Procurar pessoas que fizeram sucesso na área que a gente precisa melhorar e aprender com elas é muito importante. Rute foi discípula de Noemi porque sabia que sua ex-sogra tinha mais experiência de vida do que ela.



            Eu ouvi um psicólogo dizer que a formação de uma pessoa se dá por relacionamentos, diferentemente dos animais que agem por instinto. O ser humano é o único que cresce e amadurece através de relacionamentos interpessoais.



Pv 27:17 diz: “como o ferro se aguça com o ferrro, assim o homem afia o rosto de seu amigo”, isso fala de que aprendemos através do nosso semelhante. Quem voce escolheu para te discipular?



A tua história pode ser mudada através das pessoas que fazem parte do seu círculo de amizade, então cuidado… ”as más conversações corrompem os bons costumes”... procure ter amigos melhores que voce.



            A minha história pode ser mudada através do que eu creio (Rute 1:16-17).



O que cremos influencia radicalmente no nosso estilo de vida, comportamento e pensamento. É importante se preocupar com o que faz a base da nossa fé, porque ela traz profundas mudanças na vida de qualquer pessoa, e é uma mudança de dentro para fora.



            Todas as pessoas que expressam fé em Deus têm mudanças radicais em suas vidas porque, como Rute, fizeram uma opção de mudança interna para alcançarem resultados duradouros.



As mudanças de fora para dentro são difíceis de serem mantidas, mas quando mudamos nossa forma de crer, e crer na Palavra de Deus, as coisas mudam na nossa história.



Todos os que tiveram um encontro pessoal com Jesus tiveram suas vidas mudadas, basta olhar a história para conferir isso.



            O que eu creio influencia como eu penso, e como eu penso molda como eu ajo e me comporto; e o meu comportamento define quem eu atraio ou afasto de mim, e isso definitivamente altera minha história.



            Rute passou a fazer parte da genealogia de Jesus porque mudou sua fé; outrora pagã e idólatra, mas agora convertida ao Deus de Noemi.



Isso fez com que ela achasse graça aos olhos de Deus, e debaixo de orientação da ex-sogra achou uma brecha na cultura judaica e entrou em uma nova história, o que estava destinado ao esquecimento agora entra em um novo tempo e figura dentro da história mais tremenda de Israel e do Cristianismo.



            Uma mudança na nossa história nos arranca do ostracismo e nos coloca em evidência.  Mude hoje, não espere pelo amanhã. Hoje é o dia da tua mudança, ouse mudar sua história.







A SUA HISTÓRIA PODE SER MUDADA!



Js 2.3-14



Vimos a semana passada, na vida de Rute três coisas importantíssimas para que eu possa mudar a minha história. Rute nos ensinou alguns princípios mostrando que é possível mudar minha história:



Através de escolhas que eu faço na minha vida;



Através de pessoas que decido seguir como referenciais e modelos;



Através do que eu creio.



Hoje daremos continuidade aos mecanismos que nos auxiliam na mudança da nossa história.



Você está satisfeito com a sua história¿ O que podemos fazer para mudá-la?



Aproveitando as oportunidades que aparecem na minha vida (Js 2:3-4).  



Raabe sabia que aquela oportunidade era única, ela podia fazer o nome com o rei de Jericó ou ganhar a confiança dos novos conquistadores.



Na avaliação dela pesou mais aproveitar a oportunidade de salvação e libertação da destruição que estava por vir do que fazer média com um rei que logo seria deposto.



A avaliação dessa mulher vale nota dez, ela não somente fez uma boa escolha, mas também revelou capacidade de fazer leituras corretas da vida.



As oportunidades são mais abundantes em tempos de crise, porque “crise” é apenas mais uma palavra para designar oportunidades.



Aprender a fazer leituras da vida é imprescindível para não deixar passar o “bonde da história”, porque muitas vezes achamos que a vida foi injusta conosco e não nos presenteou com oportunidades, não há nada mais falso do que isso porque as oportunidades não escolhem pessoas, elas aparecem tanto para reis (Nabucodonozor) bem como a prostitutas (Raabe).



Muitos acham que no lugar de oportunidades tiveram limitações e impedimentos durante sua vida. Não é verdade, aquilo que você chama de dificuldades outros chamam de oportunidades, depende muito o ponto de vista de cada um.



Contaram para mim uma história certa vez: Uma empresa de calçados enviou um vendedor a um outro país para que ele abrisse mercado para tal empresa, mas ao chegar no país ele constatou que o povo de lá andava descalço por causa da dificuldade que enfrentavam.



O vendedor voltou desolado e dizendo ao patrão: “não vai dar, o povo de lá não usa sapatos”.



Então o empresário enviou outro vendedor com a mesma tarefa, todavia esse nem voltou mais, apenas enviou um fax ao patrão dizendo: Vamos ficar milionários de tanto vender sapatos, porque por aqui todo mundo anda descalço.



Como eu disse, depende do ponto de vista. Pode ser dificuldade ou oportunidade.



Fazendo semeaduras na terra que se chama hoje (Js 2:3-6). 



Essa mulher era de uma inteligência fora de série; ela sabe que não terá outra chance como essa, então ela esconde os espias judeus. Ela semeia misericórdia e livramento na vida daqueles soldados.



A nossa vida é uma colheita, e isso tudo depende do que semeamos lá atrás. Raabe semeou livramento e colheu na mesma espécie. Às vezes não estamos gostando do rumo que a nossa vida está levando, mas ela só é um resultado das semeaduras que fizemos no passado.



Para encerrar uma colheita maléfica eu preciso mudar minha semeadura, somente com uma nova semeadura bendita eu anulo uma colheita de maldições.



Se você continuar fazendo as coisas do jeito que está fazendo, continuará colhendo o que está atualmente colhendo. Quer mudar a colheita, mude a semeadura.



O ser humano endureceu-se com o tempo e parou de fazer favores a outras pessoas. Hoje é tudo na base do quanto você vai me pagar? As pessoas não conseguem ter facilidades na alma para fazer gentilezas ao outro.



Precisamos semear misericórdia, gentilezas, sorrisos, compaixão, enfim alguma coisa que abençoe as pessoas sem que elas sintam o dever de pagar por isso.



Quem semeia vento, colhe tempestades; mas quem semeia sorrisos e gentilezas colhe tempos de paz e alegria. O que você anda colhendo na vida?



Fazendo aliança com o povo de deus e o deus desse povo (Js 2:12-14). 



A aliança com Deus é indispensável na mudança de qualquer história, por mais difícil que ela seja. Tanto Rute como Raabe fazem aliança com um povo diferente do deles, todavia sabem que esse povo tem um Deus que promete e cumpre promessas e é vencedor.



Raabe fez uma aliança com os judeus não apenas por si própria, mas pela família toda, porque ela sabia que se a família estiver incluída na mudança, essa mudança tende a perdurar por muito mais tempo.



Faça alianças de salvação e livramento por sua família, Deus ama quem se preocupa com a família.



A aliança com Deus pode trazer livramento e libertação dos laços de morte que o Diabo planeja para você, acorde agora para essa realidade e faça um compromisso com Jesus e quando a destruição vier você e suas famílias serão salvos da condenação.



Que o Deus Todo-Poderoso mude sua história e que você possa fazer parte de sua família, e assim como Raabe levar salvação e livramento para todos os seus.







A SUA HISTÓRIA PODE SER MUDADA!



Gn 31.1-18 / 32.3,4,22



Somente terei certeza de dias melhores à medida que prossigo na mudança da minha história, porque sei que a vida é uma colheita e tudo depende de minha semeadura hoje.



As grandes mudanças do amanhã dependem das pequenas correções de rumos feitas hoje.



Para mudar minha história eu preciso ter percepção do que acontece à minha volta (Gn 31:1,2,5,7).



Toda história humana está interligada é o que alguns chamam de efeito borboleta, tudo o que acontece no mundo influencia minha vida.



Nós somos um “mix” de histórias, ninguém pode viver como um lobo solitário sem colher conseqüências desastrosas por isso. Eu tenho que perceber se o que está acontecendo ao meu redor é favorável ou não.



Existem pessoas tão desligadas que não sabem o que está acontecendo no seu mundo, ficam alienadas e dificilmente terão suas histórias mudadas.



Jacó prestou atenção em 3 coisas:



● Os sentimentos de seus cunhados com relação a ele não eram bons;



● O comportamento de seu sogro mudou para com ele;



● Mudanças nas regras de trabalhos sem justificativas decentes.



Por essas três razões Jacó percebeu que era hora de mudanças na sua vida e decidiu voltar para a sua terra.



Estar atento ao nosso mundo pessoal nos livra de situações difíceis, com certeza Jacó teria muitos problemas com o sogro e o cunhado se permanecesse ali.



Jesus disse que temos que ser simples como pombas, mas sagazes como as serpentes, i.e. Ter a percepção treinada para todas as ocasiões.



Para mudar minha história eu preciso tomar atitudes na vida como respostas às minhas percepções (Gn 31:17,18).



De nada vale saber fazer leituras da vida se não me esforçar para agir.



A contemplação serve para definir o foco, avaliar a situação, mas é óbvio que só ela não vai trazer resultados positivos na minha vida.



Jacó percebeu sua situação na casa do sogro, todavia não ficou parado, agiu decidindo voltar para a sua terra. Jacó sempre se esforçou para agir e tomar posse daquilo que desejava para sua vida.



 Quando nasceu agarrou o calcanhar de seu irmão Esaú, quando viu seu irmão faminto agiu trocando o guisado pela primogenitura, agiu quando viu Raquel e a desejou como esposa, e quando as coisas ficaram desfavoráveis agiu voltando para a sua terra.



Seja uma pessoa de atitudes, porque se você ficar somente pensando na vida o trem da história vai passar e você ficará só.



Para mudar a minha história eu preciso resolver o meu passado (Gn 32:3,4).



A nossa história é feita de “ciclos” somente podemos abrir outro se fecharmos o anterior. Toda vez que não resolvemos alguma coisa do nosso passado, ele volta para nos atrapalhar. Jacó sabia disso e ele tomou uma iniciativa para resolver as pendências do seu passado.



Jacó sabe que há um irmão ferido em seu direito de primogenitura que ficou para trás, por isso ele toma quatro atitudes para resolver seu problema:



● Ele envia mensageiros com recados de paz;



● Ele envia presentes para acalmar o coração de seu irmão;



● Ele se humilha rosto em terra diante de seu irmão;



● Ele foi buscar respostas em Deus na luta com o anjo no vau de Jaboque.



O passado deixa marcas profundas no ser humano, e a tendência humana é só de se lembrar de coisas ruins. É preciso aprender a usar o princípio do perdão para mudar essas realidades.



Quando Jacó encontra Esaú ele diz: “ver o teu rosto é como ver o rosto de um anjo”…. porque? Porque o passado foi resolvido através do perdão.



Para mudar a minha história eu preciso insistentemente buscar uma experiência significativa com Deus, aquela que marque um antes e um depois na minha vida (Gn 32:22).



Jacó casou, prosperou, resolveu suas pendências com seu irmão, mas sabia perfeitamente que uma mudança permanente depende de uma experiência com Deus.



Nenhuma mudança é permanente sem Deus. Não estamos falando aqui de uma experiência qualquer, mas de uma experiência que deixe marcas em nossas vidas. Jacó saiu mancando de uma perna porque lutou com Deus.



Não há como ser grande homem ou mulher de Deus sem passar por uma experiência profunda com Deus.



A experiência com Deus vem através de crises, aliás, limitações são próprias para que a gente decida buscar a Deus de todo o coração.



Quer mudar sua história? Então faça como Rute, Raabe e Josué, eles tinham tudo para dar errado, todavia Deus mudou o destino deles.




Nenhum comentário:

LinkWithin

"Poderá gostar de:" Related Posts with Thumbnails