domingo, 1 de março de 2009

PROSPERIDADE INTERIOR X PROSPERIDADE EXTERIOR

Você já parou para pensar porque muitas pessoas entram na Igreja para buscar uma benção, aceitam a Jesus Cristo como seu Salvador e logo saem da presença de Deus e ficam piores do que antes? Você sabe por que isto acontece?
A maior parte faz campanha de libertação, de cura e de prosperidade e esquecem que, para manter a libertação precisamos aprender a viver uma vida totalmente diferente que viviamos antes.
Abra a sua Bíblia em Dt 30.10-14 e acompanhe comigo:
“Escutarás a voz do Senhor, teu Deus, cumprindo os seus preceitos e mandamentos que estão escritos no Livro da Lei, e converter-te-ás ao Senhor, teu Deus, com todo o teu coração e com toda a tua alma. Este mandamento que hoje te imponho não está acima das tuas forças nem fora do teu alcance. Não está no céu, para que precises dizer: 'Quem irá por nós subir ao céu, para no-lo buscar e fazer ouvir, a fim de o pormos em prática? Não está para além dos mares, para que precises dizer: 'Quem irá por nós transpor os mares, para no-lo buscar e fazer ouvir, a fim de o pormos em prática?'. Esta palavra está perto de ti, está na tua boca e no teu coração, para que a possas pôr em prática".O que determina nossa prosperidade é o nosso posicionamento e a consciência de onde vem essa prosperidade. Deus é a fonte de nossa prosperidade, pois Ele é dono de todo ouro e de toda prata.
Quando temos uma aliança com o Deus da prosperidade, podemos ter a certeza que em todas as coisas seremos supridos.
Se quisermos ser alcançados pela prosperidade de Deus, então precisamos fazer duas coisas:
1. Viver a prosperidade interior
Uma coisa é certa, quem anda com Deus, anda na estrada da prosperidade. Por isso é notório que, quando você está alicerçado na Palavra de Deus, o seu caminho é próspero!
Se a pessoa não dispuser de tempo para aprender a Palavra de Deus, tudo que ela conquistou se perderá. A Palavra tem que encher a casa vazia sempre.
O segredo da sua vitória não vai vir pela profecia que você ouviu de A ou B, mesmo que Deus use A ou B para alertar a sua vida para essa conquista.
Muitas vezes, quando a profecia vem para se cumprir e não cumpre, é porque não existe alicerce, fundamento para se cumprir, a casa está vazia, porque antes da Profecia se cumprir a casa tem que estar cheia da Palavra para a profecia permanecer!
Hebreus 11.1 diz que a fé é o firme fundamento... fundamento de que? Da Palavra! Porque a fé vem pelo ouvir, e o ouvir a Palavra!
“A Palavra é o fundamento!”
Antes de existir a fé, já existia a Palavra. Antes de existir a profecia, já existia a Palavra. É a Palavra que dá vida a todas as coisas!
O segredo de sua vitória vai vir se você estiver alicerçado na Palavra de Deus. O que adianta você ouvir uma profecia se a sua vida não está nos parâmetros de Deus, alicerçada na Palavra de Deus. A profecia só vem depois da Palavra.
Primeiro é a Palavra, é o conhecimento da Palavra, para depois vir a revelação.
Deus tem princípios, e para agir a favor de alguém, Deus não quebra os seus princípios. Então não quebre esse princípio estabelecido pela própria Palavra, porque você está indo contra ela!
Infelizmente, eu e você muitas vezes quebramos os princípios estabelecidos de Deus. Você quer ter vitória? Então não passe à frente do que Deus quer te ensinar na Palavra. E o que Deus quer te ensinar, muitas vezes você não quer ouvir.
Quantos de nós queremos ouvir que iremos receber uma bênção grande, que iremos alcançar aquele negócio tão almejado, que nossa vida vai melhorar, mas, quantos de nós não gastamos tempo na meditação da Palavra?
Sempre dizemos: Eu vou lá no profeta tal, ele tem uma Palavra pra minha vida. E se o profeta está em outro lugar, não existe distancia ou nada que o impeça a ir!
Mas, o texto que lemos de Deuteronômio diz assim: Esta Palavra que hoje te imponho não está acima das tuas forças nem fora do teu alcance. Não está no céu, para que precises dizer: 'Quem irá por nós subir ao céu, para no-lo buscar e fazer ouvir, a fim de o pormos em prática? Não está para além dos mares, para que precises dizer: 'Quem irá por nós transpor os mares, para no-lo buscar e fazer ouvir, a fim de o pormos em prática?
O que você precisa fazer para ser próspero, para alcançar o favor de Deus na sua vida, a doçura de Deus nos seus negócios é pôr em prática o que diz a Palavra, que ela está perto de ti, está na tua boca e no teu coração!
Você está colocando em prática? Coloca-se em prática com o quê, irmãos? Com devocional lá na sua casa (meditando a Palavra na sua casa em oração) aqui na Igreja nos cultos de EBD, Estudo Bíblico, cultos que irão alimentar a tua alma com a Palavra.
Querido, veja bem: Quando Josué estava receoso em liderar todo aquele povo depois da morte de Moisés, estava duvidando como administraria todas as situações que ocorreriam no transcurso daquela peregrinação pelo deserto.
Aí o Senhor disse a ele: ''Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.''
“Deus está muito interessado em nos abençoar”.
O desejo do Seu coração é nos alcançar com a Sua prosperidade. A prosperidade de Deus é completa. Ela não nos alcança em apenas uma área da nossa vida, pelo contrário, ela é plena. Se você quiser experimentar a prosperidade em cada área da vida, você deve fazê-la através da Palavra de Deus.
O primeiro processo que Deus usa para que a Sua Palavra cumpra o Seu propósito em nós é a meditação na Palavra. E o que vem a ser “meditar na Palavra”?
Meditar na Palavra de Deus é atentar para a instrução do Espírito Santo no coração, pois a meditação brota a partir do nosso íntimo, no espírito. Cada palavra plantada em nosso espírito nos prospera.
Se quisermos ser alcançados pela prosperidade de Deus precisamos:
2. Fugir da prosperidade exterior
O homem pode e vai falhar conosco. Mas Deus jamais falha. Nossas raízes devem ser fixadas e estabelecidas no Senhor, e a meditação da Palavra fundamenta nossas raízes em Deus.
Quando Deus nos dá uma palavra, devemos perseverar em obedecê-la porque aí está a nossa prosperidade. Toda a responsabilidade dos resultados é de Deus e não nossa. Nosso único dever é ouvir e obedecer.
“Não deixe essa Palavra morrer no seu coração”.
Tem muitas pessoas matando a Palavra de Deus em seus corações. Precisamos ter uma atitude correta no nosso coração.
Tanto na Escritura Sagrada quanto na história, encontramos exemplos de pessoas que prosperaram exteriormente sem prosperarem interiormente, e o resultado é sempre o mesmo: a bênção acaba se tornando em maldição.
Um destes exemplos é o rei Uzias: “Propôs-se buscar a Deus nos dias de Zacarias, que era sábio nas visões de Deus; nos dias em que buscou ao Senhor, Deus o fez prosperar”. (II Crônicas 26:5)
Com a bênção de Deus, Uzias alcançou aquilo que, sozinho, não teria alcançado: “...divulgou-se a sua fama até muito longe, porque foi MARAVILHOSAMENTE AJUDADO, até que se tornou forte”. (II Crônicas 26:15b). Ele foi ajudado com Fama e com Força.
Entretanto, seu coração mudou quando alcançou prestígio e poder. Suas conquistas o levaram a agir de forma errada: “... exaltou-se o seu coração para a sua própria ruína, e cometeu transgressões contra o Senhor, seu Deus”. (II Crônicas 26:16).
Tudo isso aconteceu porque a prosperidade circunstancial não foi acompanhada da prosperidade de alma, aquilo que deveria ser bom, se tornou algo ruim. E a história de Uzias se repete na vida de muitos outros em nossos dias.
Quantas Igrejas aí estão repletas de histórias de gente que buscou ao Senhor, alcançou o sucesso em sua vida profissional, familiar, ministerial, mas não se deixou prosperar na alma na mesma proporção em que prosperou nestas áreas.
Muitos já enriqueceram às custas de perderem outros valores interiores, inclusive sua própria fé. Este não é o desejo de Deus para nós. Por isso devemos fugir da prosperidade exterior e viver a prosperidade interior, devemos prosperar em nossa alma.
Em Gênesis 26 conta que Isaque fez aquilo que era a contramão da lógica do mundo, mas na obediência da direção de Deus estava a vitória de Isaque, que enriqueceu e prosperou.
Os servos de Isaque cavaram no vale e acharam o poço de água nascente.
Quando começamos a meditar na Palavra estamos cavando à procura desse poço de água nascente. Com o tempo de meditação na Palavra de Deus, uma imagem daquilo que Deus deseja é formada em nosso espírito.
Deus deseja que estejamos tão envolvidos com a Palavra, tão impregnados Dela, que Ela se misture a nós e se torne a nossa mente, a nossa vida. Nada nos detém na Palavra. Não somos nada, mas quando estamos guardados na Palavra, somos revestidos de poder para enfrentar qualquer resistência.
Para entrar na Palavra é antes necessário que Ela entre em nós. A meditação na Palavra permite que a Palavra entre em nosso íntimo.
Quando ligamos nosso coração à Palavra, nos tornamos propícios para o ensino do Espírito Santo.
Deus quer nos ensinar a viver a prosperidade interior e a fugir daquilo que enche os nossos olhos, a prosperidade exterior.
Se você crer que esta Palavra foi para você, ore ao Senhor, para que Ele coloque em você, impregne em você o desejo incessante, uma busca constante pela sua Palavra.

3 comentários:

Que Ele cresça e eu diminua disse...

É verdade meu amigo, acho que devemos ser prósperos em tudo, na mesma medida que é próspera a nossa alma, se não for assim, não vale a pena, acabamos sempre perdendo tudo, inclusive a salvação.


Em 3 João 1:2 João, o discípulo amado, diz ao presbítero Gaio: "Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma."


veja que Gaio tinha prosperidade na alma e que João desejava muito mais para ele. Na verdade João sabia quem era Gaio, um grande homem de Deus, verdadeiramente convertido.

Um forte abraço, Deus te abençoe.

Muito bom esse texto. Honras e glórias ao Senhor Jesus!

Vicente Farias disse...

Parabens pelo bom ensino, os cristãos precisam aprender a priorizar o projeto de Deus nas suas vidas, e assim encontrarem a verdadeira prosperidade

Anônimo disse...

Estou indicando seu blog com o maior prazer ao selo VALE A PENA ACOMPANHAR ESSE BLOG e também ao selo SITE NOTA 10...ESPERO QUE GOSTE..UM GRANDE ABRAÇO E FICA NA PAZ!
VEJA AS REGRAS NO MEU BLOG...

LinkWithin

"Poderá gostar de:" Related Posts with Thumbnails