sexta-feira, 25 de setembro de 2009

DEUS TEM ÁGUA NO DESERTO PARA VOCÊ (Gn 21.14–19)

Agar era uma das empregadas de Sara, mulher de Abraão; em certa ocasião ela teve um filho de Abrão, porém este não era o filho da promessa.
Então quando o filho da promessa, Isaque nasceu, Sara não gostou de ver seu filho sendo criado junto do filho da escrava e então pediu a seu marido que a mandasse embora.
E depois de ir embora, Agar se viu no deserto, com seu filho e sem água para beber. Acabou-se toda a esperança de vida para aquela mulher.
Agar viveu uma experiência marcante na região de Berseba. Desesperada, sem pão e sem água, achou que o filho morreria: “E consumida a água do odre, lançou o menino debaixo de uma das árvores. E foi-se, assentou-se em frente, afastando-se a distância de um tiro de arco; porque dizia: Que não veja eu morrer o menino...” (Gn 21.15-16).
Mãe e filho chegaram ao limite. Mas, o SENHOR estava presente ali; o SENHOR estava atento às suas súplicas. E o SENHOR proveu a água que Agar e Ismael tanto precisavam naquele momento.
O texto diz que: “E abriu-lhe Deus os olhos; e viu um poço de água ...” (Gn 21.19a). Agar viu o poço, Agar achou água!
Quando tudo parece perdido, o SENHOR entra com a providência que precisamos. Mesmo em Berseba, em meio ao deserto, Deus estava atento à necessidade de Agar!
Assim Ele faz conosco. Se estamos atravessando o deserto, o SENHOR com certeza vai prover tudo aquilo que necessitamos.
Quem sabe você está passando por uma situação parecida como a de Agar, onde devido a algumas circunstâncias teve que deixar sua casa, seus parentes, seus amigos, quem sabe até sua cidade, em busca de um ideal.
E agora, você está sofrendo, sendo humilhado, rejeitado, por ter acreditado um dia que as pessoas não fazem diferença uma das outras, e que valeria a pena tudo o que você investiu neste propósito.
Quem sabe você errou num determinado ponto de sua vida, e as pessoas estão te massacrando por isto, dizendo que não há perdão para o teu erro!
E neste momento, de auto-análise, você nota que talvez deveria ter agido diferente, ou buscado mais a Deus, pois hoje você não vê solução para o seu problema.
Quem sabe você foi usado por alguém, e no momento em que você mais precisava de um ombro amigo, lhe despediram, dando como argumento que você não servia mais para aquela função. E você sai deste relacionamento, machucado, deprimido, sentindo-se um fracassado, esperando como Agar, somente a morte.
"O medo faz crer somente no pior, impede a ação Divina".
Quem sabe você está num deserto que parece que não tem fim, e olha para um lado e só vê dunas de areia, olha para o outro e não vê ninguém que possa lhe ajudar, e o desanimo já tomou conta de sua vida de tal maneira a ponto de você já não ter força mais para lutar.
Diz o texto que Agar levantou a voz e chorou. Quando nos humilhamos, Deus ouve o nosso lamento e estende a Sua Mão acolhedora, dá restauração completa para vencermos todos os medos impostos pelo diabo. Deus é o seu socorro bem presente na hora da angústia!
Assim como Agar que estava no deserto, entregue à morte, com seu coração dilacerado, angustiada, e quem sabe se sentindo culpada por ter concebido a Ismael...
Assim como ela que estava sem teto para morar, sem comida, sem água, desamparada, tendo que ver seu filho morrer à míngua...
Diz o texto que quando Agar levantou a sua voz e abriu seu coração, dando lugar para a lágrima sincera e entendendo que ela sozinha nada poderia fazer, então Deus entrou em cena, declarando seu amor, seu cuidado e atenção para com ela e seu filho, providenciando água fresquinha, saciando sua sede e sua solidão.
Creio que talvez não haja situação pior do que a de uma pessoa sem esperança. Um ser sem esperança não consegue mais olhar para a frente ou para o alto, não tem visão de futuro, não consegue acreditar naquilo que sonha pra si, e não consegue sonhar para com aqueles a quem ama.
Uma pessoa que perde a esperança se torna triste, depressiva, negativa. Seu coração se endurece e a única coisa que uma pessoa sem esperança tem dentro de si é uma grande frustração, amargura e choro; muito choro.
A frustração de Agar foi tão grande que ela deixou seu filho sozinho e foi chorar ao longe para ver se não via seu próprio filho morrer.
Então, no momento de desesperança Deus entrou com providencia na vida de Agar e enviou-lhe um anjo para lhe mostrar recursos de sobrevivência para ela e seu filho, o anjo também fez uma bela promessa acerca do futuro do menino e encheu o coração daquela mãe de fé e esperança.
Todos nós temos um deserto na vida e Agar teve o seu. Quando Sarah, esposa de Abraão, concebeu um filho na velhice, chamado Isaque, Agar foi expulsa do convívio de Abraão. Agar foi para o deserto com pouca comida, pouca água e sem rumo.
O deserto é lugar de provação que provoca desespero, e geralmente, esse desespero nos faz esquecer das promessas de Deus para conosco. Na verdade o desespero cega os nossos olhos.
Agar havia recebido uma promessa de Deus que dela sairia uma grande nação. Mas, no momento crítico de desespero e morte para Agar, Deus agiu livrando-a.
Assim é em nossa vida, Deus sempre chega na hora certa. Mesmo que estejamos no deserto e que seja demorado ou até mesmo nos acostumemos com o deserto e moremos lá, Deus estará conosco para nos abençoar.
Talvez você esteja vivendo momentos assim também, momentos em que não consegue perceber mais esperança, falta água no jarro quando se está em pleno deserto...
Deus tem água no jarro para você!
Deus jamais quebrou uma promessa feita por Ele. Ainda que sejamos infiéis, Ele permanece fiel em suas palavras.
Aos que estão aqui e entenderam esta mensagem, eu quero dizer, esta é a noite para aqueles que perderam a esperança, é a noite de você recuperá-la novamente, noite da sua vitória, noite em que o Senhor te visitará e te mostrará um novo caminho.
Deus tem água no deserto para você, Ele também quer te ajudar a superar a crise e a dor e te dar vitória, te fazer grandes promessas e encher seu coração de alegria.

Um comentário:

Marina-Emer disse...

llegué hasta aquí para saludarte y dejarte un cordial abrao.
Marina

LinkWithin

"Poderá gostar de:" Related Posts with Thumbnails