segunda-feira, 5 de outubro de 2009

NÃO NEGOCIE A SUA UNÇÃO (I Reis 21.1-29)

Tem pessoas aqui nesta noite, que sofreram muitas injúrias de outros durante a semana que passou...
Pessoas que foram caluniadas, feridas com palavras ásperas, duras, e que estão sofrendo terrivelmente pelas invejas, despeitos e traição de até mesmos aqueles que pensavam que eram seus “amigos”...
A cobiça é um pecado muito perigoso, pois nos leva a ter ciúmes de alguém que tem alguma coisa que nós também queremos ter, mas não temos. Esse ciúme doentio magoa outras pessoas e nos faz invejosos.
Quem sabe você está sendo alvo de inveja por causa dos seus negócios... Gostaria de compartilhar um texto da Palavra de Deus sobre isso nesta noite, que irá nos contar a história de Nabote, o jizreelita, proprietário de uma vinha, que chamou a atenção do rei de Israel, Acabe. Este, desejoso de possuir as terras deste homem, vai ao seu encontro para oferecer-lhe algo em troca de sua lavoura.
O desenrolar da história e todas as suas aplicações possuem grandes princípios espirituais, que compartilho com vocês a partir de agora.
Primeira Lição: Estão de olho na sua herança
A primeira lição que extraio nesse texto é que sempre haverá alguém de olho em nossa herança, isto é, na história que temos construído com o Senhor.
Você possui uma vida com o Senhor, uma história. Dentro dessa história, você alcançou metas, conquistou vitórias, alçou bandeiras, ergueu altares; também fracassou, experimentou a misericórdia e segue em frente, em Cristo Jesus. Essa é a sua história de fé, a vinha que você recebeu do Senhor por herança.
Nabote nos ensina a cuidarmos daquilo que o Senhor nos outorgou... Eu tenho uma história com o meu Senhor e ninguém poderá roubá-la de mim. Mesmo assim, há pessoas próximas de nós que estão de olho no que estamos construindo, essas pessoas nos observam a todo instante, ficam indignadas com as nossas conquistas espirituais em Cristo.
Acabe demonstra aqui o fraco caráter de pessoas que querem construir uma história com Deus através do esforço dos demais. Essas pessoas não almejam pagar o preço! Preferem buscar atalhos e, nessa busca desenfreada por facilidades, ficam a destruir a vinha dos outros.
Diz a pessoa ao seu lado: “Cuidado com a geração dos Acabes, eles estão por aí”.
Além disso, Acabe costuma tentar nos enganar com os enganos passageiros do mundo. Veja que a oferta do rei envolvia possibilidades sedutoras: (1) Trocar a vinha por outro campo, (2) Trocar a vinha por dinheiro.
Mas, Nabote não queria dinheiro e muito menos outra vinha. Seu coração estava naquilo que Deus havia lhe dado e absolutamente nada tiraria seus olhos daquilo.
Essa vinha representa nosso ministério, nossa salvação, nossa comunhão com o Senhor Jesus, nossa família, nossos valores espirituais (isso não deve ser vendido nem trocado por nada).
Satanás está de olho em quem tem herança no Senhor. Quem tem vinha é invejado, é cobiçado.
Proteja a herança que você construiu. Não negocie a sua unção. Mantenha sua fé firmada no Senhor e cuide bem da vinha que lhe foi confiada. Seja corajoso como Nabote, mantendo-se na posição que o Senhor te colocou e não tema a fúria do rei contra sua vida!
Segunda Lição: Quem protege a sua vinha enfrentará a fúria de Jezabel
Nabote havia vencido a tentação de entregar sua herança, mas se manteve firme. Acabe voltou para casa desgostoso, a ponto de perder a fome e sono. Nesse cenário, surge Jezabel, sua mulher e, identificando a causa da tristeza do marido, promete que lhe ganhará aquela vinha.
Jezabel é um personagem célebre da Palavra de Deus. Além de sua extensa biografia escrita no livro de Reis, em Apocalipse a Igreja de Tiatira é exortada por Cristo, por ter uma profetiza no seio da igreja que conduzia o povo ao pecado.
Jezabel está associada na Bíblia com a perseguição aos profetas de Deus, a idolatria e ao assassinato. É desta forma que ela age contra os “Nabotes do Senhor”.
Primeiramente, levanta-se contra o ministério da pessoa e sua história. Questiona sua vida, questiona sua mensagem, questiona seu modo de vida. Sua intenção é tirar a atenção da voz profética da pessoa.
Em seguida, procura conduzir o povo a um procedimento contrário ao da palavra de Deus, envolvendo idolatria a homens e ao adultério espiritual. Por fim, com calúnias e palavras frívolas, ela mata a honra e a história da pessoa.
Diz a pessoa ao seu lado: Cuidado com a geração das Jezabéis, elas estão por aí com roupagem tanto de homens quanto de mulheres para te enganar.
O destino de Jezabel, porém é triste. No livro de Reis, ela morreu pisoteada e comida por cães. Virou esterco. Em Apocalipse, a outra Jezabel foi ferida por Deus, lançada num leito e viu a morte dos seus filhos. Que o Senhor nos proteja das investidas dela contra nossas vidas e contra a nossa herança.
Terceira Lição: Nabote terminará a história apedrejado
A história de Nabote poderia ter um final feliz. Mas, tenho aprendido que infelizmente não podemos alcançar a glória sem antes passarmos pelo nosso próprio Calvário pessoal.
Talvez aqui, em algumas linhas, eu descreva o seu atual estado, mas, tenho por certo que Deus, Ele te assistirá em todo este processo.
Uma vez que Nabote mantinha-se irredutível em entregar sua vinha, Jezabel usou de suas estratégias diabólicas para conseguir se apossar da herança.
Tramou, dentro do cenário religioso que estavam inseridos (um dia de jejum era comum em Israel) e arrumou dois filhos de Belial para lhe caluniarem e com isso o conduzirem ao apedrejamento.
Diz à pessoa ao seu lado: “Cuidado com os filhos de belial, parecem crentes, se comportam como crentes, mas são filhos de belial, cuidado com eles”.
O plano funcionou. A calúnia foi recebida como verdade. O inocente foi apedrejado até a morte. A vinha foi tomada e destruída, se transformando em uma horta do rei.
Não há outra saída para Nabote. Quem se mantém fiel sempre será alvo de apedrejamento.
Talvez você esteja vivenciando um momento negro de sua trajetória. Fez conforme tudo o que o Senhor te instruiu e o exortou, mas foi alvo da fúria de Jezabel e está sendo inocentemente apedrejado.
Não se preocupe meu irmão, minha irmã, essa etapa é importante na construção do nosso caráter cristão. São nessas horas que Deus mostra como anda nossa fé.
Lembra quando Estevão estava sendo apedrejado? Ele dizia: Senhor, perdoa-lhes, eles não sabem o que fazem. E nós, como temos orado durante o apedrejamento?
Uma coisa que o Senhor ministrou em meu coração enquanto eu meditava nesse texto é a questão do apedrejamento.
Pedras são lançadas de longe. Jezabel age assim. Ela não tem coragem de nos encarar frente a frente. Mas ela conhece a arte da guerra e sabe que o arco e a flecha ferem mais que a espada!
Mas não importa a distância pela qual você tem sido atacado, creia, o Senhor está com os olhos em você e em todos os filhos de Belial que tem procurado destruir sua vida, para dar a cada um segundo as suas obras.
Quarta Lição: Nem a morte apagará a história que construímos com o Senhor
Todas as histórias da humanidade, que perduraram em meio aos séculos, envolveram muito sofrimento.
Veja o próprio exemplo de Cristo! Ele morreu na cruz do Calvário, mas o Pai ao terceiro dia o ressuscitou dos mortos, mudando o decreto de morte em vida e o manifestando glorioso em meio aos homens.
Sem a cruz Cristo teria sido apenas mais um homem. Não há ressurreição sem morte! Não há glória sem sofrimento.
Os assassinos de Nabote pensavam que haviam vencido. É sempre assim. O mal sempre pensa que saiu vencedor. Mas, há um Deus no céu que vê todas as coisas...
Por isso não se desespere, O Senhor está vendo o quanto você está sofrendo, sendo caluniado, injuriado, o quanto estão te maltratando.
Imediatamente após Nabote morrer, Deus comissiona Elias para ir ao encontro do rei. Aqueles que se vendem para fazer o que é mau perante os olhos do Senhor terão que enfrentar sua correção e seu juízo. O Justo Juiz faz justiça no céu e na terra!
A história de Nabote poderia ter sido esquecida. Mas o Senhor, que conhece nosso coração, trouxe à memória do rei ímpio para mostrar que Ele vela pelos seus fiéis.
Não se preocupe se, por causa da aflição, das calúnias e das pedradas, você hoje está sofrendo. Deus trará luz a todas as coisas e lhe trará de volta à vida!
Assim como fez com Jó, se você se manter fiel e guardar com temor a herança do Senhor, Ele te concederá tudo em dobro do que lhe roubaram!
Portanto, guarde essas palavras no seu coração e procure posicionar-se como uma geração de Nabote, uma geração que não negocia a sua vinha mas, que protege a sua herança...
Por causa de sua fidelidade Deus irá expandir a sua vida, os seus negócios, e você terá uma agradável lavoura espiritual no Senhor, dando cem por um.
(Mensagem ministrada no culto de domingo a noite - 04/10/09).

2 comentários:

Marina-Emer disse...

Un texto muy interesante.
como es algo largo y no tenia los lentes ya volvere a leer otro trozo
un abrazo
Marina

ONG ALERTA disse...

Cada pessoas tenta fazer sua tarefa da melhor maneira que pode, mas tudo tem seu tempo e momento, paz.

LinkWithin

"Poderá gostar de:" Related Posts with Thumbnails