segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

AO TEU CHAMADO, EU DIGO SIM! (Lucas 5.27-32)

Há muitas coisas em nossa vida que precisamos deixar...

Existe algumas coisas em sua vida que você precisa deixar”

No texto que nós lemos há uma sucessão de eventos bem marcantes sobre os quais desejo refletir.

O cenário anterior apresenta Jesus em uma casa ensinando a fariseus e doutores da lei, além de uma pequena multidão que se aglomerava para ouvi-Lo.

Mostra, ainda, o texto em que quatro homens transportaram um paralítico e o infiltraram na casa pelo telhado. Vendo tamanha fé, Jesus perdoa-lhes os pecados e, diante das murmurações dos religiosos presentes, ainda o cura.

Esta é a cena final que antecede ao v. 27, posto que, Jesus ao sair daquela casa e vendo o publicano Levi, que é Mateus, assentado na frente da repartição pública romana (recebedoria de rendas), se dirige a ele e ordena "segue-me"!

Mateus era um judeu que servia ao império romano como publicano, ou fiscal de tributos. Não era benquisto pelo povo por estar a serviço dos opressores romanos e por pertencer a uma classe considerada corrupta, traidora e impiedosa.

Jesus passou e o viu, e imediatamente o chama para que deixando tudo O seguisse. Jesus tem interesse especial pelos pecadores. Você e eu somos pecadores? Que bom! Ele tem interesse por você e por mim.

O que acontece, então? O pecador, o desprezado publicano tomou uma atitude. Mateus responde ao chamado de Jesus e simplesmente nada diz, nada contesta, deixa tudo para trás, passando a seguir Jesus.

O que podemos aprender aqui?

1 - Que para seguir Jesus é necessário deixar tudo.

Muitos são os embaraços que nos impedem de deixar tudo e seguir Jesus. Podemos enumerar, dentre tantos, o emprego, o status , os amigos e os familiares.

É difícil deixar tudo e seguir Jesus, pois isso implica em renúncia e muitos não estão dispostos a renunciar a nada, muito menos a tudo.

Mas Mateus tinha muito e teve que abandonar e deixar. O que mesmo que ele deixou para seguir a Jesus?

- Ele tinha um excelente emprego.

Era um emprego público, estável. Ninguém em sã consciência deixa algo assim!Mas ele deixou e seguiu Jesus!

- Ele tinha uma invejável situação financeira e patrimonial.

Mateus não possuía qualquer tipo de preocupação com dívidas presentes ou futuras. Ao contrário, seu padrão de vida era excelente, possuía bens e propriedades. Ele tinha uma casa e ali vivia muito bem com sua família.Mas ele deixou e seguiu Jesus!

- Ele tinha muitos amigos.

O texto afirma que havia muitos publicanos e outros mais que aceitaram seu convite para o banquete que ofereceu a Jesus. Eram muitos os amigos. Mas ele deixou e seguiu Jesus!

Além de tudo isso, o que mais Mateus teve que deixar para seguir Jesus?

- Sua auto-suficiência.

O texto evidencia que Jesus chama aqueles a quem Ele quer e Seu chamado produz mudanças profundas. Quando Jesus disse 'segue-me" e foi prontamente obedecido, o gesto e a decisão de Mateus impactaram sua vida e a transformou para sempre.

Quando o publicano deixou tudo para seguir Jesus, ele abandonou toda a sua auto-suficiência para se colocar na dependência de Deus.

Mateus deixou também os seus velhos hábitos e costumes.

Como fiscal de tributos Mateus havia pautado sua vida pela prática de subornos, propinas e chantagens. Ele era odiado pelo povo, que o julgava um vil pecador, um miserável corrupto.

Mas seguindo Jesus, Mateus teve sua vida transformada, passou a ser uma nova criatura em Cristo. No lugar do odiado e corrupto cobrador de tributos nasceu um cristão sincero, aprovado por Deus, justo e verdadeiro, enfim, um pecador arrependido.

O que podemos aprender aqui?

2 - Que aqueles a quem o Senhor procura, Ele ordena: "segue-me"

O Senhor procura pecadores. O Senhor procura pessoas de todas as camadas sociais. Ele não faz acepção de pessoas. Não existe uma classe especial de pessoas - homens ou mulheres - que por si mesma mereça a atenção ou o olhar do Senhor.

O Senhor procura por discípulos. Ele busca seguidores que decididamente não percam tempo e que queiram aprender mais com Ele, atendendo a Seu chamado.

O Senhor procura por quem O tenha como prioridade máxima, e que assim estejam dispostos a deixar tudo por Ele.

O Senhor procura, enfim, pecadores para levá-los ao arrependimento. Ele quer ter um encontro definitivo com homens e mulheres que se reconheçam pecadores.

Por que? Porque o encontro com Cristo gera transformações e mudanças profundas.

“Um encontro com o Senhor promove mudança de direção”.

No encontro que teve com o jovem rico ( Mc 10.21) Jesus também falou "Segue-me" mas este não quis deixar tudo para trás e seguir Jesus.

E nada mais aconteceu, na realidade, nada mudou na vida daquele jovem, exceto que não quis seguir Jesus, continuou rico, mas perdeu a salvação e a vida eterna.

É preciso que não esqueçamos nunca: Somente seguindo Jesus o pecador pode agradar a Deus e gozar a vida eterna.

Os caminhos do homem natural são diferentes do Caminho do Senhor. Antes de encontrar Jesus o homem segue em direção oposta à Sua vontade, seguindo o curso deste mundo, sendo conduzido por Satanás, como filho da desobediência (Ef 2.1,2).

Então guarde isso no teu coração: Quando o Senhor nos chama, precisamos mudar de direção!

“Um encontro com o Senhor promove mudança de posição”

No encontro com Mateus e com todos os que se dispõem a segui-Lo o Senhor muda tudo, em todos os sentidos.

Não mais pecadores, mas santos, não mais doentes e enfermos condenados à morte, mas sarados e transformados.

Deus deseja levar pecadores ao arrependimento e para isso conta comigo e com você para propagar as Boas Novas, mostrar a cada pecador que a salvação é pela graça, que a salvação é pela fé.

As vezes, paro para pensar o peso do amor de Cristo por mim...Que amor é esse? Que amor é esse que deixou a sua glória, deixou a sua honra, deixou o seu poder, e veio a este mundo, se fazendo carne?

Que amor é esse, que se esvaziou de si mesmo para nos encher dEle, nos completar dEle?

Precisamos responder SIM ao chamado do Senhor e tomar uma decisão: Assim como Ele deixou tudo por amor a mim e a você, devemos deixar tudo aquilo que nos impede de ter uma maior e mais completa comunhão com o Senhor, deixar tudo que nos atrapalha e seguir Jesus.

Medite na letra desta música “Que amor é esse” do Pr. Ricardo Robortella (Clamor pelas Nações) e não demore muito para atender ao chamado do Senhor: diga Sim!

Que amor é esse?

Eu sei que tem mais. Eu sei que existe mais de Deus pra mim

Que amor é esse? Que amor é esse? Que amor é esse?

Eu não entendo. Maior que o amor de um pai

Mais forte que o amor de um homem, mais profundo que um amigo, é o Teu amor.

Que amor é esse? Que amor é esse? Que amor é esse?

Eu não entendo.

Que conquistou meu coração, que quebrou minhas razões

Que me esvaziou de mim, foi o Teu amor.

Leva-me ao primeiro amor, onde tudo começou, Senhor

Eu digo sim Senhor, ao Teu chamado Deus eu digo Sim

Eu digo sim Senhor, às Tuas promessas Deus eu digo Sim

Como na primeira vez, como no primeiro instante,

Como no primeiro olhar, toma o Teu lugar

Oh vem, oh vem, oh vem me envolver com o Teu amor

Que conquistou meu coração, que quebrou minhas razões

Me esvaziou de mim, foi o Teu amor!

(Mensagem ministrada no culto do dia 15/02 às 19h30 pelo Pr. Conde).

Nenhum comentário:

LinkWithin

"Poderá gostar de:" Related Posts with Thumbnails