segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Comunhão com Cristo garante a Salvação

“Pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele” (Cl 1.16).

Eu tenho uma palavra para você nesta noite que se encontra aqui: Você não precisa de auto-estima, você não precisa de dinheiro, você não precisa de um novo carro, de uma nova casa, você não precisa de uma conta gorda no banco, você não precisa de ver o seu nome entre os bam-bam-bam da cidade... O que você mais precisa é do conhecimento de Deus.

Tudo gira em torno dEle, o seu coração bate para Ele, você recebeu fôlego para Ele, você recebeu força para Ele, você recebeu sua mente para Ele, tudo o que você recebeu, você recebeu para Ele. E é apenas vivendo para Ele que você conseguirá achar propósito e significado na sua vida.

Você deve acreditar em Jesus Cristo, se arrepender e deve servir a Ele, porque Ele é digno da sua fé, Ele é digno de ser servido, ainda que você não receba nada em troca.

Você entende o tipo de Cristianismo, onde tudo se refere a Ele e não aos homens? Porque seu coração bate? Por que seu peito se enche e esvazia de ar? Existe apenas uma razão: É para Ele.

Homens não foram feitos para homens, este mundo não foi feito para homens. Homens foram feitos para Deus.

Tudo fora de Cristo não é realidade, tudo fora de Jesus Cristo é absolutamente absurdo, tudo fora de Jesus Cristo é morte. Não existe nada, não há outra forma de realidade, não há lógica, não há direção, não há razão, não existe um por quê.

Eu e você que aqui estamos, fomos feitos para Cristo, e Ele fez tudo por mim e por você, porque Ele sabia que sem Ele nada funciona, Ele sabia que tudo foi feito para Ele.

Lc 22.19,20: “E, tomando o pão, e havendo dado graças, o partiu e disse: Tomai e comei, isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim.

Semelhantemente, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós”.

I Co 10.14-22: Porventura o cálice de bênção, que abençoamos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é porventura a comunhão do corpo de Cristo? Porque nós, sendo muitos, somos um só pão e um só corpo, porque todos participamos do mesmo pão.

Vede a Israel segundo a carne; os que comem os sacrifícios não são porventura participantes do altar? Mas que digo? Que o ídolo é alguma coisa? Ou que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa?

Antes digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios.

Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios. Ou irritaremos o Senhor? Somos nós mais fortes do que ele?”

A Ceia do Senhor Jesus é uma “Festa espiritual em torno do Seu Sacrifício”.

O momento da Ceia é um momento de lembrarmos que tudo o que foi feito fora feito para Ele, foi através do Seu sacrifício que Ele reuniu raças, tribos, nações, povos de todas as línguas para Ele, para juntos celebrarem a Sua morte, sepultamento e ressurreição, porque foi Ele mesmo quem disse: “Em memória de mim…”

Não participamos de um Cristo meramente físico, mas do Cristo Glorificado, o Deus que se encarnou, o Verbo que se fez carne e habitou entre nós.

Quando Jesus tomou o pão e o vinho e deu aos Seus discípulos, dizendo: “Fazei isto em memória de mim”, não estava exortando-os para que mantivessem boa comunhão entre si, mas estava declarando a cada um deles e inclusive a nós hoje que, quando o adorador recebe mediante a fé o verdadeiro Corpo e o Sangue de Cristo, a Ceia está simbolizando a Sua Presença Eterna com a Sua Igreja.

Por isso, quero compartilhar de 4 garantias que obtemos ao celebrarmos e participarmos da Ceia do Senhor:

1ª Garantia: A Nossa genuína comunhão com Jesus Cristo

Ao participarmos da Ceia estamos garantindo a nossa comunhão com Cristo, o Cabeça da Igreja. Afinal fomos chamados à comunhão com Jesus Cristo e através da Ceia, ao participar-se dela é que nós demonstramos e provamos esta comunhão.

A nossa comunhão com Cristo só é assegurada quando participamos do Seu Corpo e do Seu Sangue, quem não participa do Seu Corpo e do Seu Sangue não está em comunhão com Ele e, não tem a Vida Eterna.

João 6.53-58: Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos.

Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida.

Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim”.

Tem algumas pessoas nas Igrejas que não participam da Ceia, não se preocupam de terem participado, e vão levando a vida cristã numa boa, sem entender da seriedade da celebração da Ceia do Senhor!

Por isso, volto a frisar: você não precisa de auto-estima, você não precisa de dinheiro, você não precisa de um novo carro, de uma nova casa, você não precisa de uma conta gorda no banco, mas o que você mais precisa é do conhecimento de Deus.

Estou falando de conhecimento e não de informação. Muita gente fala que tem conhecimento de Deus. Conhecimento é uma coisa e informação é outra. Quem tem informação não pratica, só pratica quem tem Conhecimento.

Ao celebrarmos da Ceia, participamos da alegria, da vida, dos sofrimentos e da Glória de Jesus Cristo, afinal vivemos e participamos de Cristo.

2ª Garantia: Nossa participação nos benefícios provindos do Sacrifício de Jesus Cristo

Quando participamos da Ceia, demonstramos (tanto internamente como externamente) que temos aceitado o Sacrifício de Cristo e, que pela fé estamos compartilhando de todos os benefícios provindos do Seu Sacrifício.

Os benefícios são:

● Na Cruz a dívida foi paga (Cl 1.14) - Muitos não entendem porque Jesus tinha que morrer. A lei de Deus estabelecia que o pecado (fazer qualquer coisa fora da vontade de Deus, inclusive pensar o mal), seria o suficiente para produzir a morte. A alma que pecar essa morrerá.

Jesus assumiu a dívida do nosso pecado, e como “o salário do pecado é a morte” (Rm 6.23), na cruz Jesus pagou o preço, quitou o preço da dívida. Sua própria vida foi o preço!

● Na Cruz, Cristo nos livrou do diabo (I Jo 3.8) – Na cruz Jesus veio para desfazer as obras do diabo. O pecado que te prendia, não te prende mais. Na cruz, Jesus cancelou a dívida e nos libertou do império das trevas.

● Na Cruz, a humilhação tornou-se glória - Foi na cruz que, pela primeira vez, um homem justo recebia uma punição injusta, logo descobrimos que a morte de Cristo foi substitutiva. Ao morrer pelos pecados de outros, Jesus conquistou o direito de pagar a dívida.

Sim, Ele sofreu a nossa morte, foi humilhado e ridicularizado por causa do nosso pecado. Porém, na mesma cruz Jesus conquistou o direito eterno de declarar o pecador perdoado de seus pecados.

Foi na cruz que os poderes espirituais do mal foram publicamente humilhados (Cl 2.15), perderam a autoridade sobre todos os que Jesus salva, decretou a prisão de Satanás e seus anjos, e inverteu a ação de autoridade, pois através da cruz os filhos de Deus têm poder, autoridade sobre os demônios (Mc 16.17).

3ª Garantia: Nossa comunhão com os demais membros do Corpo de Cristo

Primeiro é preciso termos comunhão com Cristo, a Cabeça do Corpo, mas também se faz necessário em ter comunhão com os demais membros do corpo de Cristo, a Sua Igreja.

Ao celebrarmos a Ceia de Cristo comprovamos a nossa “unidade espiritual” em Cristo Jesus e, que compartilhamos dos mesmos propósitos, da mesma fé, do mesmo amor, da mesma Palavra, das mesmas promessas, da mesma pureza e da esperança futura com Cristo na Sua Glória.

A Igreja não é um clube recreativo, onde você pode vir quando quiser, ou vir de qualquer maneira para cultuar o Senhor ou celebrar a Ceia do Senhor... A Ceia reúne todos os comprometidos com Cristo em torno dEle, pois está Presente conosco. Ninguém pode dizer que está em comunhão com Jesus Cristo e conosco se não participar do Seu Corpo e do Seu Sangue.

4ª Garantia: Ao Celebrarmos a Ceia, estamos assegurando o nosso Arrebatamento para o céu

Alguém pode chegar a pensar que o arrebatamento da Igreja e a Ceia do Senhor Jesus são casos distintos, ou que o arrebatamento independe da celebração da Ceia de Cristo.

Todavia, aqueles que não participam da Ceia ou participam indignamente, como podem estar preparados para o arrebatamento da Igreja de Cristo?

Como estão preparados se não estão em comunhão com Cristo e com a Sua Igreja? Como serão arrebatados se não estão discernindo o Corpo e o Sangue de Cristo, nos elementos da Ceia?

Como serão arrebatados se não estão participando dos benefícios oriundos do Sacrifício de Jesus Cristo, e sendo assim, não estão em santificação?

A Ceia do Senhor Jesus é o nosso “alimento e bebida espiritual” que satisfaz os anseios da nossa alma, significando participação no Cristo ressuscitado, garantindo-nos a Vida Eterna.

Não podemos esquecer, que o simbolismo da Ceia expressa a realidade espiritual e mística, da nossa participação no Sangue e no Corpo de Cristo. Sem essa participação espiritual e mística (contato genuíno) simbolizada pelo pão e pelo suco de uva, não temos qualquer garantia de salvação.

Por isto, nesta noite, você que irá participar da Ceia do Senhor, eu quero dizer, se deixou de participar da celebração ou celebrações passadas em que a Igreja se reuniu, esse é o momento de você pedir perdão a Deus pela sua ausência no partir do pão e na comunhão com o Corpo de Cristo.

Conforme diz no Evangelho de João 6.53,54 que quem não come a carne e bebe do sangue não tem a vida eterna, pois quem não participa do Seu Corpo e do Seu Sangue não está em comunhão com Ele, pois esse mandamento é com promessa.

(Mensagem Ministrada no culto de domingo, dia 22/02 às 19h30 pelo Pr. Conde)

Nenhum comentário:

LinkWithin

"Poderá gostar de:" Related Posts with Thumbnails