segunda-feira, 7 de novembro de 2011

O SENHOR INTERVÉM NA NOSSA IMPOSSIBILIDADE (Jo 5. 1-11)

A história do paralítico de Betesda (Betesda significa "Casa de Misericódia"), assemelha-se muito com Elimeleque (Elimeleque significa "Meu Deus é Rei" e sua esposa Noemi (Noemi significa "doce, amável" (Rt 1), ambos estavam num lugar que falava a respeito das suas necessidades, estavam em Belém (Belém significa "Casa de Pão", porém não havia pão naquele lugar, da mesma forma que em Betesda também não havia misericórdia.
O grande diferencial dessas duas histórias está no fato de que o paralítico soube aguardar com paciência e não saiu do seu lugar.
Tem uma Palavra de Deus pra você nesta noite: Fica no teu lugar, aguarde o tempo que for, certamente não é coisa fácil, certamente vai ter dias de perplexidades, hesitação, certamente vai parecer não ter jeito, mais espere que o tempo da tua vitória está chegando!
Quando olho para esse texto, percebo alguém pobre porém cercado de riquezas, sozinho porém cercado de pessoas, e triste, angustiado, porém cercado de festas na cidade. Talvez você esteja se sentindo assim, pobre, sozinho, triste, angustiado.
Talvez você já tem esperado como o paralítico longos anos, vendo outros conseguindo e você nada! Parece que a tua sina é assistir a benção dos outros e nunca chega a tua vez, mas Ouça: Deus nunca esquece de você! Ele não fica indiferente ao sofrimento de ninguém! Vai chegar um momento em que os céus não suportarão a tua aflição, pois o Senhor nosso Deus é Deus de compaixão. Diz o Sl 102.13: “Tu te levantarás e terás piedade de Sião; pois o tempo de te compadeceres dela, o tempo determinado, já chegou”.
Há um tempo determinado, e vai chegar na tua e na minha vida, amém?
Mas o que acontece quando a misericórdia não pode mais esperar?
O Senhor intervém na nossa impossibilidade
Diz o verso 1 “...havia uma festa...Jesus subiu a Jerusalém....”
Enquanto todos subiam para a festa, para as comemorações; Jesus sobe a Jerusalém para levar festa=alegria, para alguém esquecido e impossibilitado, alguém que não tinha mais esperança, alguém que esperou trinta e oito anos aguardando uma oportunidade, que simplesmente não aconteceu, mas naquele dia alguém subiu a Jerusalém com um glorioso intento, com um plano bem definido:
Mostrar que o tempo de misericórdia chegou, mostrar que ninguém será esquecido para a festa, mostrar que a tua impossibilidade é porta de intervenção do céu na tua vida!
A Bíblia diz no verso 5 que estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo. Jesus nem tinha nascido e aquele homem já estava ali, esperando, esperando, quanto mais os dias se passavam, maior o sentimento de impotência, de dor, de abandono.
Ouça: Há um momento em que a misericórdia não pode mais esperar! Eu não sei quanto tempo você está esperando, mas o tempo da tua vitória chegou. Jesus já está vindo na tua direção. Você pode crer?
Is 62:11 diz assim: “Eis que o SENHOR fez ouvir até às extremidades da terra: Dizei à filha de Sião: Eis que vem a tua salvação; eis que com ele vem o seu galardão, e a sua obra diante dele”.
Diz à pessoa ao seu lado: Ele vem, Ele sempre vem, Ele não falha, acredite, Ele ainda é socorro no dia da angustia. Ele Vem!
Ele veio no monte a Abraão, a Moisés, a Elias, Ele veio no vale a Ezequiel, Ele veio na fornalha, Ele veio na cova, Ele veio no vau de jaboque, Ele veio ao pé de jericó falar com Josué, Ele veio debaixo do carvalho que está em ofra falar com Gideão, Ele veio a Manoá e sua mulher estéril para falar de Sansão, Ele veio na plenitude dos tempos para desfazer as obras das trevas, Ele veio ao paralítico de Betesda, Ele sempre vem! Te prepara para esse grande encontro na tua vida. Ele Vem Aí!
O Senhor sabe que chegou o nosso limite
Diz o verso 6 “ E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são?”
O Senhor vê e sabe quando chegamos no auge do desespero, do insuportável, podemos ficar aqui lembrando de de Abraão, de Agar, de Moisés e tantos outros que no dia da angustia foram surpreendidos pela misericórdia do Senhor.
Paulo testemunhou acerca dessa verdade em I Co 10.13: “Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar”.
Hei: Deus sabe o teu limite! Assim como um motorista observa no painel do automóvel, que o alerta do combustível entrou na reserva, o Condutor do universo detecta no seu trono de glória, quando um dos seus servos chega no limite, sabe porquê? Porque o cheiro do incenso que chega até Ele é inconfundível; é o cheiro aromático do azeite reserva. Lembra de Paulo e Silas quando eles a meia-noite cansados, no limite de suas forças, oravam e cantavam.
Diante do condutor do universo subiu o cheiro do azeite reserva, Aleluia! Posso imaginar o Senhor dizendo “meus servos estão no limite, a minha misericórdia não pode mais esperar!”
Quando isso acontece, você sabe, o mundo espiritual entra em ação, o que é material estremece, o corruptível se rende ao incorruptível, e todas as portas se abrem, diante do brado do Senhor do universo.
Lembra do brado no Gólgota? A terra tremeu, o sol não deu a sua luz, as pedras se fenderam, e abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados.
Hei: Quando a misericórdia entra em ação tudo parece declinar, tudo torna-se insignificante.
Diz o verso 7 que Jesus bradou: “queres ficar são? O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.
Aquele homem não percebeu a visita da misericórdia, pois a esperava segundo suas expectativas. Quantas vezes não fazemos assim, esperamos nossa benção segundo nossas expectativas, segundo nossas viabilidades ou probabilidades, e aí quebramos a cara sabe porquê?
Porque o Senhor vem e faz além daquilo que você espera
Diz o verso 8: “Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda.”
Aquele homem pensou: “Quem sabe ele não fica aqui comigo até a água agitar, e me ajuda a descer?” Mas a bíblia diz em Is 55:8 - Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR”
Quando todos que iam a Jerusalém faziam questão de passar pela Porta Formosa, Ele veio pela porta das ovelhas.
Hei: Ele vem por onde você não espera! O paralítico pensou que precisava ainda aguardar o anjo, mas a misericórdia não podia mais esperar! Lembro aqui de Eliseu, só ele resolveu o caso do filho da sunamita, Geazi não pôde resolver. Tem coisas que só Jesus faz. E Ele sempre faz além do esperado.
Há uma nuvem de prosperidade sobre a tua vida! Beth-Shalom significa lugar de paz, lugar de descanso. Shalom tem um significado muito profundo, significa não somente paz ou descanso, como também prosperidade. Você e sua família estão debaixo de uma nuvem de prosperidade, de uma nuvem de descanso, de uma nuvem de paz.
Quando o paralítico pensou que precisava descer as águas agitadas, recebeu a ordem para levantar, e na mesma hora sentiu o poder daquela ordem, pois aquilo que estava paralisado começou a agitar-se, começou a obedecer o seu comando.
Hei: talvez muita coisa na tua vida tem escapado do teu comando, mas saiba de uma coisa, há uma ordem ao teu respeito, você vai levantar, você vai tomar o comando de volta, você vai andar na senda da vitória, você vai andar por caminhos novos, caminhos pelos quais ninguém jamais passou.
Existem promessas de Deus sobre a tua vida, existem promessas de Deus sobre as nossas famílias.
Ele faz caminho até no meio de um rio em dia de grande vazão. Ele faz caminho até nas Cataratas do Iguaçu. De modo que muitos não vão entender e vão te perguntar como pode? E você vai dizer: a misericórdia do Senhor veio até mim, foram anos de espera, mas valeu a pena, porque quando tudo parecia não ter jeito, o tempo de Deus chegou na minha vida!
Portanto, quando a misericórdia não pode mais esperar, o Senhor intervém na nossa impossibilidade, o Senhor sabe que chegou nosso limite, o Senhor vem e faz além do esperado.
(Mensagem ministrada domingo dia 06 de Novembro, culto a noite, pelo Pr. Conde)

Nenhum comentário:

LinkWithin

"Poderá gostar de:" Related Posts with Thumbnails