quarta-feira, 11 de julho de 2012


“A tua promessa não morreu”.
Gn 37.3,4,19-35
Muitas vezes, recebemos túnicas ensanguentadas. Dizem por ai que o sucesso tem milagres de filhos, mas o fracasso é órfão.
Jacó tinha dois filhos e ele os tinha como filhos prediletos. Um se chamava Benjamim e outro se chamava José, mas de acordo com o texto sagrado, ele não dá túnica colorida para Benjamim, apesar dele fazer parte do grupo de dois filhos que são prediletos, frutos de seu relacionamento com Raquel, a mulher que ele amava.
O texto diz que os filhos pegaram uma túnica ensanguentada e a trouxeram para o pai e disseram: “Pai, teu filho morreu. Uma besta fera do campo o matou”. E diz o texto que Jacó pega aquela túnica ensanguentada, a traz sobre o peito e começa a chorar e a dizer: “meu filho”.
O filho da promessa, o filho em que Jacó tinha expectativas por causa dos sonhos, por causa de sua visão como patriarca. Jacó tinha expectativa sobre José e agora, ao invés de receber o filho de volta, ele recebe uma túnica ensanguentada. Talvez alguns de nós tenhamos recebido em nossas vidas uma túnica ensanguentada.
Você vai ao médico, está tudo bem, parece. De repente vem um diagnostico de câncer – túnica ensanguentada. De repente aquele marido que você orou, casou na igreja, direitinho, é benção, de repente ele entra em casa e diz: “Estou indo embora” – túnica ensanguentada.
Você monta um negócio, uma sociedade com alguém. Aparentava ser o seu melhor amigo, mais chegado que um irmão, de repente você é traído – túnica ensanguentada. Uma pessoa que não tinha nada na vida, não era ninguém, ninguém conhecia, nunca tinha tido uma oportunidade. E você é aquela pessoa que ensina, gasta tempo, ora, investe dinheiro, investe recurso, está junto, chama de filho e de repente ele trai você – túnica ensanguentada.
De repente vem a notícia: o filho que você criou com tanto amor, com tanto carinho, dentro das suas condições dando do seu melhor, agora vem a noticia: ele esta viciado em crack – túnica ensanguentada.
Pastor, eu não sei como, meu negócio estava indo bem, eu estava vendendo, tudo certo, na benção, avançando, crescendo e agora faliu, quebrou – túnica ensanguentada. Pastor, eu estava com a minha vida financeira em dia, organizada, tudo na benção. Emprestei um cheque em branco para uma pessoa que eu julgava ser amigo, crente, de caráter e agora meu nome foi parar no Serasa – túnica ensanguentada.
E ai, diz o texto que o que Jacó recebe é uma túnica ensanguentada. Ele pega esta túnica e diz: “Olha, eu morri”. Imagine isso, Jacó pelas suas palavras, ele morre junto com a má notícia.
Diz o texto que ele rasgou as suas vestes. Por vezes você vê na Bíblia, no Velho Testamento, Davi e vários homens de Deus, que rasgam suas vestes. Esta era uma maneira de dizer para Deus que o que eles estavam passando, sentindo, o que lhes sobreveio eles não suportavam, humanamente falando, então eles rasgavam suas vestes. Era esta a demonstração.
E o mais interessante nessa história é que tudo era mentira. Pensa sobre isso, os filhos disseram ao pai que seu irmão havia sido morto por uma besta fera, mas isso era mentira. E o que é pior, até o encontro de Jacó com José a vida dele está sendo conduzida por uma mentira.
Qual mentira está conduzindo a sua vida: Que você não é nada? Que você não nunca vai dar certo? Que o seu casamento vai ser igual ao de todo mundo da sua família? Que tudo que você começar vai quebrar? Qual é a mentira que está conduzindo a sua vida? Porque a vida de Jacó passa a ser conduzida por uma mentira.
Todos nós temos a tendência de responder negativamente a algo ruim, principalmente quando aquilo tem a aparência de ser maior do que eu e você, maior do que nós.
Jacó recebe o pior presente que o diabo poderia enviá-lo. O que? Aquela túnica ensanguentada. E note que há uma coisa interessante ai. Um homem experimentado como Jacó, e na minha pesquisa eu observei isso, o sangue de bode ele é mais grosso que o sangue humano e um homem acostumado a matar animais, sobretudo sobre por aquela época, recebe a túnica e ele não consegue dizer: “Isso aqui não é sangue de José, o que vocês estão aprontando?”
Eu vejo neste texto algo que me deixa tonto, zonzo. Os filhos estão vendo o pai dia-a-dia definhando, porque o pai disse que ele estava de luto, ele se recusa a ser consolado, ele fala que vai descer a sepultura com o seu filho José e os filhos estão vendo o pai dia-a-dia definhando e eles não tomam o menor conhecimento.
A que ponto o ser humano pode chegar? E não estamos falando de primos, de tios, estamos falando de filhos. Jacó olha para aquela túnica como, às vezes, nós olhamos para os nossos problemas: horizontalmente e não verticalmente. Jacó fica tão abatido pela notícia que ele desiste da vida, não tem mais promessa, não tem mais altar levantado, não tem mais luta com o anjo.
Até parece que esta situação pára, termina, morre no capítulo 37. Mas eu quero que você agora abra sua bíblia em Gênesis 45:16-28 que fala da virada de Jeová em nossas vidas.
Permita-me ser profeta sobre sua vida: mesmo que você tenha chegado neste local, neste ambiente trazendo uma túnica ensanguentada Deus vai virar o seu cativeiro, em nome de Jesus.
Em Genesis 45:16-28 saímos da túnica. O pai está pensando que o filho está morto.
No capítulo 37 quando os irmãos olhavam para José era para zombar: “lá vem o sonhador, o chato, o mexeriqueiro, o cara que nasceu como filho do papai, o predileto”. Só que Deus entrou na história, e quando Ele entrou na história, os mesmos que um dia jogaram José no poço estão agora diante dele prostrando-se.
Um dia, eu não sei quando, porque para todas as coisas há um tempo determinado, mas um dia, quem não acreditou em você; um dia quem fechou a porta para você;  um dia quem bateu a porta na sua cara; um dia quem fez tudo contra você, ainda vai se curvar para reconhecer que o teu Deus é que cuida da sua vida; é Ele quem te dá vitória, é Ele que abre a porta, que levanta e que ninguém pode mudar aquilo que Deus determinou para você.
v. 19. Você não tem valor nenhum dentro daquela família, né? Mas a benção vai entrar lá por sua causa. A tua vida vai ser a porta da benção para tirá-los da situação em que estão. A tua vida vai ser porta para aquilo que Deus vai fazer na sua família, meu irmão. Isso é fantástico. Eu fiquei impactado, animado.
No verso 22 diz que a cada um de seus irmãos José deu uma muda de roupa nova, mas a Benjamim deu 300 peças de prata e cinco mudas de roupa nova. Porque José, já que ele perdoou seus irmãos, ele dá para todos uma muda de roupa, mas para Benjamim 300 peças de prata e cinco roupas novas? Porque aqui tinha oferta.
No capitulo 43 José manda seus irmãos voltarem a seu pai e dizerem o seguinte: “Envia Benjamim”. Naquele momento Benjamim era o precioso. E junto com Benjamim Jacó envia uma oferta que tinha ouro, que tinha prata, que tinha incenso, que tinha mirra, que tinha óleos aromáticos, que haviam coisas que só tinham na terra de Canaã e não haviam na terra do Egito.
v.23. Deixa eu profetizar sobre a sua vida: “Não defina, não determine e não estabeleça o final de sua vida pelo que você está passando agora. Você tem um Pai e você não imagina o que este Pai é poderoso para mandar e enviar para sua vida. Podem ter te dado uma túnica ensanguentada, mas quando verem, quando ouvirem, quando observarem, quando souberem o que o Pai enviou para você, eles vão dizer: “E a túnica?”
A túnica, diabo, fica para você, porque o que o meu Pai tem para mim é sempre muito maior e melhor do que aquilo que possam ter me tirado, do que aquilo que eu possa ter perdido, do que aquilo que hoje pode não mais fazer parte da minha vida. Receba essa palavra na sua vida nesta noite. Aplauda o Senhor por isso!
v.24-26. Imagino assim: Rubens entrando em casa e gritando: “Papai, papai”. E ele diz: “O que é?” Rubem responde: “José não está morto, mas está vivo”.
Sabe o que quer dizer isso? A tua promessa não morreu, a tua promessa não foi sepultada, a tua promessa não foi esquecida. O Deus que te fez a promessa Ele é fiel e por causa de sua fidelidade aquilo que Ele te prometeu vai te surpreender, pois virá infinitamente mais e além sobre tua vida, para tua casa, para tua família e para todas as áreas da sua vida.
Eu quero que você ouça e creia nisso: a segunda notícia foi melhor que a primeira. A primeira notícia: José morreu. A segunda notícia: José está vivo e é governador no Egito.
Levanta uma de suas mãos, nessa hora irmãos, por favor, pois quero profetizar sobre a sua vida, na autoridade do nome de Jesus Cristo, segundo esta Palavra.
A primeira notícia sobre você pode ter sido a pior; a primeira notícia sobre você pode ter sido absurda; a primeira notícia sobre você pode ter te deixado como deixou Jacó, mas eu profetizo em nome de Jesus: Está vindo aí a segunda notícia, e ela não vai sair do trono do diabo não, do reino das trevas não, a segunda notícia vai sair das mãos de Jeová, das mãos de Deus, a segunda notícia quem vai enviar é Papai.
Prepare-se para a segunda notícia, ela vai abalar, ela vai trazer estrondo, ela vai trazer alegria, ela vai fortalecer, ela vai levantar, ela vai colocar de pé, prepare-se para a segunda notícia. Olha o que diz o texto: “Quando Jacó escutou a notícia o seu coração quase parou”. Aleluias!!! Aplauda o Senhor pela segunda noticia.
Profetiza sobre quem esta ao seu lado, diz pra ele assim: Antes que este ano termine Deus vai mandar uma notícia para sua vida que o seu coração só não vai parar para você viver a promessa, mas antes que este ano termine está vindo notícia que vai te surpreender.
Meu irmão, minha irmã,está vindo notícia que vai marcar a sua história, está vindo notícia que vai te abençoar, está vindo notícia que ninguém acredita, vem uma boa notícia ai. Tem tempo determinado para tua vida, tem tempo determinado para tua vitória, tem tempo determinado para o teu milagre, tem tempo determinado para o que Deus vai fazer na tua vida, aleluia!!!
Nós não vivemos pelo Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Caixa Economica, Sicoob, Santader, nós não vivemos pela economia. Jeová é o dono do ouro e da prata. Eu não sei que notícia o gerente deu, mas Deus ainda vai mandar uma notícia. Esta notícia vai entrar na tua vida. Aleluia. Glória a Deus. Bendito seja o nome do Senhor.
Ai acontece uma coisa tremenda. Diz o texto no verso 26: “que Jacó não podia acreditar neles”. Deus eu quero isso para minha vida. Eu quero que o Senhor faça algo na minha vida tão sobrenatural que até eu mesmo vou ficar meio que sem acreditar.
Jacó deve ter perguntado: “O que, Rúben? Mas e esta túnica ensanguentada?” E Rúben deve ter tido que explicar que era sangue de bode. E Jacó deve ter até perguntado se ele não o estava enganando de novo.
Tua promessa está viva, meu irmão. Tua promessa não morreu, ainda que você possa estar vivendo um momento que pareça que ela está envolta em uma túnica ensanguentada.
v. 27. A túnica ensanguentada pode ter tirado seus sonhos, seu ânimo; podem ter te feito você se afastar de Deus, do ministério de Deus; a túnica ensanguentada pode ter feito você desistir de si mesmo. Você vai ao culto, vai à igreja e quando cantam você até sorri do lado de fora, mas por dentro  dentro você está daquele jeito….
Eu profetizo que depois desta ministração, vão olhar para você e perguntar de onde você veio, onde você estava, pois tem um brilho diferente no seu rosto, uma alegria.
Você vai chegar ao trabalho, e de repente, você tenha saído de lá humilhado, cabisbaixo, desencorajado, desanimado, angustiado, triste, mas quando olharem você entrando agora, vão perguntar o que houve e você vai poder dizer que o teu espírito reviveu e que agora você vai voltar ao ministério, a cantar, a adorar, a evangelizar a fazer tudo aquilo que Deus tinha colocado em sua vida e por causa de uma túnica ensanguentada você tinha dado as costas, tinha desistido, mas agora o seu espirito reviveu.
V. 28: “E Israel disse: Basta”
No capítulo 37 é Jacó, no 45, é Israel, até isso mudou. Talvez no capítulo 37 de sua vida, você seja: fracassado, fracassada, mas quando chegar o capítulo 45: você será príncipe, princesa do Senhor.
Prá terminar eu gostaria que você abrisse sua Bíblia em Gn 46:1,2.
Jacó emigra para o Egito, Israel partiu com tudo. Aqui tem um segredo. Você tem que partir com tudo, ir para cima; ou vai ou vai.
Imagine isso, José está a aproximadamente 17 anos no Egito. O que uma notícia pode fazer com a tua e a minha vida, sobretudo se ela é mentirosa. Dezessete anos. Durante todo este tempo em que José não está em casa, Jacó não levanta uma altar, ele não entrega uma oferta, Jacó não adora a Deus. Imagine isso.
Por causa de uma noticia; uma mentira. Por causa de uma túnica ensanguentada, Jacó está 17 anos afastado, longe; nenhuma palavra com Deus, nenhum altar. E talvez existam queridos e queridas que podem estar assim por um, dois, cinco, 10, 20 anos. E por causa de uma túnica ensanguentada você está igual como Jacó estava: “Não quero nada com ministério, nada com chamado, nada com empresa”.
Basta de carregar túnicas ensanguentadas, de ter sua vida controlada por uma mentira, dirigida pela palavra de alguém que não sabe o que Deus tem preparado para você. Basta de achar que porque você quebrou ou faliu, ou fracassou ou fraquejou uma, duas três, quatro vezes. Você não estaria recebendo esta ministração se Deus não quisesse.
Hoje o diabo está ouvindo de minha e de sua boca, basta, basta, basta. Acabou, eu não vou viver mais isso, eu não vou mais carregar túnicas ensanguentadas, eu não vou mais viver de mentiras que não expressam mais a realidade da promessa que eu tenho da Palavra de Deus e da boca de seus profetas.
Eu gostaria que você refletisse por um minuto. Dezessete anos que Deus não aparece para ele, não fala Jacó, Jacó.
Repete comigo assim: “Senhor eu não vou mais carregar esta túnica, esta túnica não me pertence, as minhas vestes são vestes de príncipe (esa), são vestes de louvor, não são vestes de dor, de angústia, de tristeza, de derrota ou fracasso, mas vestes dos mais que vencedores”.
Eu profetizo que dons, habilidades, ideias, chamados, potencial, ministério, unção, graça, autoridade e poder estão revivendo, pois não vamos mais carregar túnicas ensanguentadas.

Nenhum comentário:

LinkWithin

"Poderá gostar de:" Related Posts with Thumbnails